Vegfest 2022: Congresso vegano vai mostrar inovações e desmistificar cenário

Vegfest

Um dos maiores eventos veganos das Américas está de volta. O VegFest 2022 acontece de 8 a 11 de dezembro no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, e vai reunir nutricionistas, nutrólogos, médicos de diversas especialidades e profissionais de saúde em geral, engenheiros de alimentos e empreendedores, todos ligados ao universo vegano. A 9ª edição do VegFest conta com a presença de mais de 100 palestrantes, nacionais e internacionais, e espera receber mais de 10 mil participantes, entre congressistas e visitantes.

Considerada uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa, a alimentação à base de vegetais encontra cada vez mais adeptos no Brasil. Pesquisa realizada em 2018 pelo Ibope, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), realizadora do evento com produção da Francal Feiras, revela que 14% da população brasileira, cerca de 30 milhões de pessoas, se declaram vegetarianas – um crescimento de 75% em relação a 2012, quando eram apenas 8%. Já a escolha de não comer carne ao menos uma vez por semana alcança 46% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada em 2021 pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria).

O Congresso tem início com pautas associadas à ética, nutrição, impactos ambientais, empreendedorismo, ativismo e segue com mesas que abordam temas de grande interesse: direito animal; saúde das crianças e mulheres vegetarianas, inclusive na gestação; veganismo no esporte; medicina e nutrição preventivas; e o desafio de manter uma dieta saudável, com o lançamento de um cardápio vegano de baixo custo, que demonstra ser esta uma alimentação acessível a todos.

Paralelamente acontecerá a Cozinha Show, evento aberto ao público com demonstrações de chefs que são referência no universo do veganismo do país e atestam a diversidade da culinária vegana, com a descoberta dos novos sabores ligados a esse movimento que não para de crescer, no Brasil e no mundo.

“O evento é pago, mas o acesso à Feira Vegana continua gratuito. Nela, o visitante poderá  conhecer centenas de produtos inovadores, de mais de 100 marcas expositoras nas áreas de alimentos, higiene pessoal, cosméticos, casa e decoração, moda e acessórios, pets”, diz Ricardo Laurino, presidente da SVB. 

A Feira oferece ainda atrações culturais e esportivas, com um palco para apresentações artísticas e uma quadra para desafios de esportes, com a presença de atletas do Laguna, 1º time de futebol vegano do Brasil.  Isso tudo, mais a Balada Vegfest, fazem do VegFest 2022 um dos eventos mais esperados do ano.

VegFest 2022

Feira terá mais de 100 marcas disponíveis

“Estamos muito animados com o retorno do VegFest para São Paulo. Marcas relevantes estarão participando e estamos preparando diversas atrações para que seja um grande momento desse movimento. Vamos ter muita interação com o público, com as empresas no B2B, formadores de opinião e nutricionistas. Será um grande momento de experiências, além de conhecer os produtos. É uma feira que apresenta o mercado vegano a todos que têm interesse. Poder ampliar a visibilidade deste mercado é muito interessante e ajuda a mostrar como ele vem crescendo, seja em moda, alimentação ou cosméticos”, comentou Valeska Ciré, head de produtos na Francal Feiras. 

Vegetariano e vegano

Vegetariano é aquele que recusa alimentar-se com qualquer produto de origem animal, embora hoje seja reconhecido como quem apenas rejeita o consumo de carne – e não mel, leite e ovos, por exemplo. Já o vegano rejeita o consumo de todos os produtos de origem animal, atitude que se estende a qualquer mercadoria que envolva sofrimento ou exploração animal, seja na área da moda, de cosméticos ou outros que utilizem animais para testes.

Em franco desenvolvimento, o mercado vegano registrou o crescimento, em 10 anos, de mais de 500% no número de empresas abertas com “vegano” no nome – conforme dados levantados pelo Ministério da Economia, a pedido da CNN Brasil. Só nos quatro primeiros meses de 2022 foram abertas 117 empresas utilizando o conceito “vegano”.

Raio X de consumo

  • O Brasil é um dos países que mais comem carne no mundo, o 5º no ranking mundial, com um consumo per capita de 78 kg anuais. Os dados são da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
  • Mais de 10 mil animais terrestres são abatidos por minuto, no Brasil, para a produção de carne, leite e ovos.
  • O setor agropecuário é o que mais consome água no processo produtivo. Para produzir 1 kg de carne bovina, a média é de 15.415 litros de água, segundo a Embrapa. Essa pegada hídrica inclui a água usada na produção da alimentação do gado, a que os animais bebem e a que é utilizada na limpeza dos currais.
  • São necessários de 2 a 10 kg de proteína vegetal, como soja, para produzir 1 kg de proteína animal.
  • Segundo a ONU, cerca de 14,5% dos gases de efeito estufa emitidos no planeta têm origem na pecuária. A pecuária é ainda a maior responsável pela erosão do solo e contaminação de mananciais.
  • No Brasil, dados do Imaflora revelam que 25% da emissão total de gás carbônico no meio ambiente foi gerada pelo setor agropecuário, em 2018.
  • Estudos científicos evidenciam os benefícios à saúde causados pelo aumento do consumo de vegetais e redução da proteína animal – cujo excesso é cada vez mais associado ao surgimento de doenças crônicas e degenerativas.

Serviço: VegFest 2022

De 8 a 11 de dezembro – das 9h às 19h

Local: Centro de Convenções do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP

Mais informações: www.vegfest.com.br