Ouvimos: “Nuestro Año” o novo álbum de Los Mesoneros

Los Mesoneros Nuestro Año

Quantas vezes por curiosidade você pesquisou uma banda de rock ou indie em espanhol e não achou nada verdadeiramente interessante, ou melhor, algo que não seja dos anos 90? A banda Venezuelana que vem conquistando o mundo em seu mais puro e sincero espanhol são os Los Mesoneros, uma das melhores bandas de rock latino dos últimos tempos. O trio lançou seu 4º álbum de estúdio, o aguardado “Nuestro Año” e é dele que vamos falar agora. 

Los Mesoneros formado por:  Luis Jimenez (Vocais e Guitarra), Juan Sucre (Guitarra) e Carlos Sardi (Teclados).  Andrés Sucre (Bateria) é hoje um membro adicional, é um dos fundadores. 

Nuestro Año, Los Mesoneros

O álbum chega em um momento de ápice da banda, venezuelanos que conquistaram cada canto por onde passaram e com o streaming de áudio, o sonho se torna cada vez mais possível. Os singles divulgados já davam um norte de como seria o trabalho e se criou uma expectativa muito grande após alguns anos do melhor álbum da banda ser lançado, “Pangea” (2019), após cinco anos, Nuestro Año é recebido de forma ansiosa. A demora se dá por conta do multi-instrumentista Luis Jimenez trabalhar em seus outros projetos musicais. 

Singles de Nuestro Anõ

As canções “Más Tuyo” foi lançada ainda em 2023 e tornou-se o grande nome do disco, sendo a melhor música mesmo após a audição de todas as outras. Uma das melhores músicas de toda a carreira da banda, com seu instrumental em violinos e combinação do clássico com o rock. “El Puesto Es Mío”, “Tu Cancíon” e “Su Lado de La Cama” foram os outros singles, parecendo que o álbum poderia seguir rumos medianos para ruim, dado que já no single temos a pior música do álbum: Tu Canción. 

Destaques de Nuestro Año

Um álbum cativante, dançante em sua medida certa e também com as tradicionais “baladas” para reflexão de apaixonados ou choro  dos desiludidos, Nuestro Año é para todos os públicos amantes de um bom indie e rock, é diferente de qualquer outro álbum em espanhol, ele começa bem e termina bem, claro que poderia terminar com uma canção mais agitada, mas faz todo sentido começar com “Nuestro Año” e terminar em “Deciembre”, último mês do ano. Por isso o álbum é muito bom, ele conta uma história em suas letras e também em sua construção. 

O álbum Nuestro Anõ vem depois de trabalhos incríveis como: Pangea de 2019, Caiga La Noche de 2017 e a estreia com Indeleble de 2011. E mostra claramente uma imensa evolução musical do grupo. As turnês pelo mundo mostram como cada bom trabalho tem levado a banda a voos maiores, mas ainda é necessário um show no Brasil. 

O trio Los Mesoneros sem dúvidas será indicado ao Grammy Latino, pois sua qualidade está impecável e um álbum que pude não gostar de uma canção ou outra, mas é sinônimo de qualidade e um trabalho árduo para atingir uma qualidade sem igual. Parabéns a banda pela dedicação e entregar músicas de tanta qualidade em um momento difícil para a música universal. 

Crítica

É claro que temos que listar também a parte que não foi tão bem recebida, como a música “Tu Cancíon” que particularmente soa chata e cansativa, “No Terminamos de Terminar” feat Big Soto e

Su Lado De La Cama, foram as canções com menor nota, mas não prejudicam a construção geral do álbum que recebeu nota 7 em sua média total de qualidade. A banda Los Mesoneros é considerada em diversos estilos musicais e gêneros, um deles? O POP, mas precisam tomar cuidado ao entrar demais no Pop e deixar o indie latino de lado, não é o que aconteceu em Nuestro Anõ, pois as músicas do álbum são de maioria Rock e Indie, mas as menos quistas são Pop rock.  

A música “¿Qué Hora Es Allá?” é um grande destaque, dona de um instrumental transitivo entre violão e guitarra, acústico e intenso, uma das melhores músicas do disco. “Despídete Bien” uma música solta lá em 2022 foi adicionada ao disco, canção excelente, mas o outro grande destaque é “Ingenuo”. 

 

Considerações sobre Nuestro Año

Melhor música: Mas Tuyo

Pior Música: Tu Canción

Destaque: Ingenuo

Melhor instrumental: ¿Qué Hora Es Allá?

Informações: 12 músicas e duração total: 37:37. 

Selo: SR Records

Classificação do álbum: 7️⃣

• Avaliações

  1. Nuestro Año, feat Caloncho 7️⃣ 
  2. Dos 6️⃣
  3. ¿Qué Hora Es Allá? 7️⃣
  4. Cumpleãnos 6️⃣
  5. El Puesto Es Mío 6️⃣
  6. No Terminamos de Terminar, feat Big Soto 5️⃣
  7. Su Lado De La Cama 5️⃣
  8. Más Tuyo 🔟
  9. Ingenuo 7️⃣
  10. Tu Canción 4️⃣
  11. Despídete Bien 9️⃣
  12. Diciembre 6️⃣

 

Método de análise

Todos os álbuns são escutados ao menos duas vezes e é feita uma análise de notas, indo de 1 a 10. Todas as faixas iniciam com nota 10 e podem manter a nota ou abaixar até beirar o zero. 

Escala de notas utilizadas:

  • 10 – Perfeito
  • 9 – Excelente
  • 8 – Muito Bom
  • 7 – Bom
  • 6 – Razoável
  • 5 – Mediana mas ainda com alguma observação de qualidade
  • 4 – Poderia ser melhor
  • 3 – Fraco
  • 2 – Ruim
  • 1 – Muito Ruim

Responsabilidade Social

O NEXP abre espaço para profissionais de comunicação e jornalistas independentes expressarem de forma livre, suas opiniões, não remunera seus colaboradores e também não cobra publicações. As opiniões aqui escritas, são de responsabilidades exclusivamentes de seus escritores, sendo o NEXP, isento de punições legais. 

NEXP

O NEXP é um site de Cultura Pop e Geek, focado no entretenimento com foco também em música, literatura e nas áreas independentes do jornalismo. Conta com um podcast com os mais variados convidados, 3 milhões de plays e episódios exclusivos. Para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e ouça grátis: iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer |  Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify

Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.

Siga o NEXP nas redes sociais 

@nexpbr no instagram e linkedin: clique aqui

Sobre Klaus Simões 443 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.