Rock, Depressão, Realização e Solanin

Solanin é uma obra de Inio Asano, aclamado autor que iniciou sua carreira em 1998, aos 18 anos de idade. Suas histórias são normalmente conhecidas por tratar sobre as grandes questões da vida, como a busca pela autorrealização, depressão existencial, religião e afins. Aqui no Brasil, tivemos o lançamento de Cidade da Luz pela Panini em 2017, Nijigahara Holograph e Boa Noite Punpun pela editora JBC, que também anunciou Dead Dead Demon ‘s Dededede Destruction

As obras de Inio Asano estão diretamente relacionadas com sua personalidade, pensamentos e vontades. Isso se aplica a todas as obras artísticas, mas esse autor é o tipo que você reconhece de longe. Segundo ele próprio, sua vontade de desenhar mangás está relacionada com sua antipatia aos estudos, aos 18 anos esse foi seu meio de escapar, conforme entrevista dada à editora IVREA, que encontra traduzida aqui: https://blogbbm.com/2021/06/16/traducao-entrevista-com-inio-asano-para-a-ivrea/

Trazer essas informações sobre o autor é um ponto preliminar para se falar do mangá Solanin, que teve sua publicação original em 2005 pela revista Weekly Young Jump e foi publicado no Brasil pela editora LPM em dois volumes no ano de 2010 e republicado em 2021. Solanin parte inicialmente da história de Meiko e Taneda, um casal que se formou há dois anos na universidade. Meiko é uma jovem que trabalha em um escritório no qual odeia a rotina e as pessoas que a cercam, enquanto Taneda é um ilustrador freelancer que toca guitarra no seu tempo vago. Certo dia, Meiko repara o quanto se perdeu dentro do seu próprio cotidiano e passa a questionar se está de fato vivendo a vida como deveria ou poderia, então ela pede demissão e passa a buscar um propósito. Junto de Taneda que a apoia, ela passa os meses seguintes vivendo junto dele e apoiando ele e sua banda, onde ambos encontram um possível reduto de esperança e consideram investir em tudo isso. Junto de grandes e velhos amigos, eles passam seu cotidiano em prol dessa vontade, junto de todos os medos, inseguranças e esperanças. 

Seria possível passar horas falando sobre os personagens, suas motivações, vontades e complexidades, mas o brilho da experiência de se ler essa obra é o pacato cotidiano, é a singela e simples expressão de cada personagem presente nos pequenos detalhes de suas ações e falas. Existe um grupo principal que acompanha os protagonistas e resumem bem esse momento da vida que é o final da adolescência e início da vida adulta. Todas as incertezas, diversões e comentários são identificáveis e causam um misto de emoções da leitura. O traço de Inio Asano consegue transmitir muito bem diversos momentos e a amizade entre os personagens pode parecer estranha em diversos momentos, porém é muito bem desenvolvida. 

 Música é um dos principais elementos dessa história, a arte em geral faz parte da vida de praticamente todos, mas, para alguns ter contato com a música, é como respirar e, de fato, viver. Sempre gostei de uma definição da música que diz o seguinte: “A música é a arte de demonstrar os diversos afetos da alma mediante o som”, é simples, mas carregou consigo um significado muito belo e interessante. A música está entranhada na história, os protagonistas e seus amigos têm um laço constituído por notas músicas invisíveis e inaudíveis, porém sempre presente. Acredito que essa obra retrata muito bem os momentos que os personagens tocam como um momento de libertação, de demonstrar aquilo que apenas palavras são incapazes de fazer para eles. Em determinados momentos, a letra e o todo o clima que envolve os personagens são audíveis. Sem dúvida alguma, esse mangá ultrapassa as limitações de sua forma e alcança a mente e coração dos leitores. 

A narrativa é leve, simples, porém carregada de reflexões e sentimentos. De fato, merece a alcunha de melhor obra do autor e, com toda certeza, tem um brilho fenomenal. Pode ser um quadrinho que não se entenda direto, por conta das diversas referências ao contexto social japonês, isso também vale para o humor nonsense que é particularmente próprio, então recomendo que vá de mente aberta. 

Espero que tenham gostado da resenha. Se tiver curtido, comente aí embaixo e deixe seu feedback.

Você encontra a obra nos seguintes links:

Volume 1 – https://amzn.to/3kc7VLw

Volume 2 – https://amzn.to/2U1fg5P

Sobre Victor Nerd 101 70 artigos
Nascido em São Paulo/SP, tem 20 anos e coleciona quadrinhos há quase 10 anos, possuindo uma coleção gigantesca, aficionado desde sempre pelo setor. Atualmente cursa a faculdade de direito e realiza pesquisa em filosofia do direito, além de ser colaborador no NEXP, participar de podcasts e apresentar o programa Angústia Nerd.