Semana da Mulher: A trajetória na TV das principais heroínas da DC Comics

O Dia Internacional da Mulher é a data perfeita para falarmos sobre o adjetivo que resume o que pessoas do sexo feminino são: heroínas. Na vida real, não há superpoderes que fazem ter habilidades sobrenaturais, contudo, situações – do cotidiano ou não – a fizeram criar habilidades.

Porém, assim como normalmente acontece com as meras mortais, as heroínas tiveram seu reconhecimento exposto anos após seus parceiros. A história da Mulher-Maravilha, por exemplo, levou 75 anos para ir à TV após sua primeira aparição em HQs, enquanto para Super-Homem foram 13 anos.

O NEXP contará a trajetória na TV das principais heroínas em duas partes. Nesta primeira publicação, confira as personagens da DC Comics.

 

Mulher-Maravilha

Iniciaremos a reportagem citando a super-heroína mais famosa do mundo. Apesar de sua popularidade, seu primeiro longa-metragem foi lançado apenas em 2017, 43 anos após sua primeira aparição nas telas e 75 anos após sua primeira história em quadrinhos.

Em 1974, Mulher-Maravilha foi interpretada por Cathy Lee Crosby – diferentemente do que muitos acreditam de que Lynda Carter foi a primeira a representar a heroína. Cathy Lee Crosby interpretou uma Diana Prince loira, com roupas mais compridas e sem poderes, no filme “Wonder Woman” da televisão estadunidense ABC (American Broadcasting Company), projeto piloto da série que viria em seguida. A heroína era uma assistente de um agente do governo. Na obra, a heroína persegue um vilão que roubou informações do governo dos Estados Unidos. Contudo, o filme não teve uma relevante repercussão.

Lynda Carter veio em seguida, sendo, portanto, a segunda a interpretar a Mulher-Maravilha. Com figurinos semelhantes aos dos quadrinhos (roupas mais curtas e cabelos mais longos e escuros), Diana apareceu nas telas no ano seguinte, em 1975, na série “A Mulher Maravilha“. A obra se popularizou e foi transmitida até 1979. Curiosidade: Lyle Waggoner, ator cujo interpretou o parceiro amoroso de Diana, Steve Trevor, faleceu no ano passado.

A terceira atriz a interpretar a amazona seria Megan Gale (Valkyrie, em “Mad Max: Estrada da Fúria“) no filme “Justice League: Mortal” dirigido por George Miller (responsável por toda a franquia “Mad Max“), porém, a obra que seria estreada em 2007 foi cancelada. O figurino da personagem seria mais discreto, substituindo o short por uma saia, e as cores do corpete menos intensas.

Adrianne Palicki (Lady J, em “G.I. Joe: Retaliação“) encarnaria a heroína em uma nova tentativa. A série, que estrearia em 2011, seria um remake da obra em que Lynda Carter foi protagonista. Contudo, somente o primeiro episódio foi para o ar, se tornando um “TV Movie” de 45 minutos. 

Gal Gadot, a atual Diana Prince, interpretou a personagem pela primeira vez em “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” (2016). A atriz israelense anteriormente foi Miss Israel (2004) e serviu as Forças Armadas de seu país. Apenas em 2017 que foi lançado um longa-metragem exclusivamente para a heroína, “Mulher-Maravilha“, dirigido por Patty Jenkins (“Monster – Desejo Assassino“). Houve novas mudanças no traje, com cores mais escuras e semelhante a uma armadura.

Em seguida, Gal Gadot representou a amazona em “Liga da Justiça” (2017) e “Mulher-Maravilha 1984” (2020). Além disso, foi retratada em desenhos animados, como “Liga da Justiça” (2001). Uma nova versão do longa-metragem “Liga da Justiça” de 2017 está prevista para estrear ainda este ano. Saiba mais.

 

Supergirl

A heroína não é tão popular quanto Diana Prince, porém tem sua importância. Kara Danvers (ou Kara Zor-El) é prima de Kal-El, o Super-Homem. A kryptoniana vem à Terra após a destruição de seu planeta. A história da heroína foi primordialmente contada em 1949 no HQ “Superboy #56“, como Rainha Lucy. Na TV, sua primeira aparição foi em 1984, no longa-metragem “Supergirl” protagonizado por Helen Slater e dirigido por Jeannot Szwarc

Kara ficou em hiato durante algumas décadas, até que retornou na sétima temporada de “Smallville“, série transmitida de 2001 a 2011 pela The WB – canal televisivo da Warner Bros. A Supergirl foi interpretada por Laura Vandervoort.

Em seguida, em 2015, foi estreada a série “Supergirl“, protagonizada por Melissa Benoist e produzida pela CBS (Columbia Broadcasting System). Em 30 de março, será lançada a sexta – e última – temporada da obra nos Estados Unidos.

Ao contrário de sua prima, Super-Homem teve sua primeira aparição nas telas cedo, em 1941, em uma série de curta-metragens produzida pela Paramount Pictures, três anos após estar presente no HQ “Action Comics #1“. Em seguida, teve sua primeira série, “Superman“, em 1948. O primeiro longa-metragem é datado de 1951, nomeado de “Superman and the Mole Men”. Clark teve diversos intérpretes, entre eles estão:

Christopher Reeve (“Superman”, “Superman II”, “Superman II: The Richard Donner Cut“, “Superman III” e “Superman IV: Em Busca da Paz”);

Brandon Routh (“Superman – O Retorno”);

E, atualmente, Henry Cavill (“O Homem de Aço”, “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” e “Liga da Justiça”).

 

Batwoman

Prima de Batman, Katherine (Kate) Kane, apareceu pela primeira vez em uma revista em 1956, sendo uma ex-acrobata de circo que alcançou a riqueza e decidiu combater o crime. Nas telas, no filme “Artistas e Modelos” (1955) apareceu uma Mulher-Morcego, que serviu de inspiração para a futura Kate Kane, a primeira heroína homossexual. Contudo, a sua primeira aparição foi somente em 2008, no desenho animado “Batman: Bravos e Destemidos“. Em live-action, Kara apareceu em 2019 na série “Batwoman“.

Em contrapartida, seu primo, Bruce Wayne, teve sua primeira aparição em 1939, no HQ “Detective Comics #27“, e teve uma revista para si homônima no ano seguinte. Em 1960, o morcego teve sua série de televisão, “Batman“, protagonizada por Adam West, e tendo Burt Ward como coadjuvante, interpretando Robin

A série “Batwoman” (2019) foi protagonizada por Ruby Rose (Stella Carlin, em “Orange is the New Black”) até o início de 2020, quando anunciou sua saída. Com isso, a produção decidiu introduzir uma personagem que não existia anteriormente no universo para ser a nova Batwoman, Ryan Wilder (interpretada por Javicia Leslie). A segunda temporada da série estreou em janeiro deste ano e é transmitida pela HBO.

 

Mulher-Gavião

A heroína faz parte da Liga da Justiça e teve sua primeira aparição em 1940, no HQ “Flash Comics #1“. Apesar de fazer parte do grupo, Mulher-Gavião não apareceu nos lives-action, somente nos desenhos animados “Liga da Justiça” (2001) e “Liga da Justiça Sem Limites” (2008).

Diferentemente dos parceiros anteriores, Gavião Negro teve a mesma trajetória que a esposa.

 

Continue acompanhando o NEXP para conferir a trajetória na TV das principais heroínas da Marvel e outras matérias da Semana da Mulher.