Novo álbum do Tagore, produzido por Pupillo, é lançado oficialmente

O músico Tagore esteve no Sinfonexp, programa musical do NEXP Podcast, contando sua jornada, trajetória e também contou um pouco de seu novo álbum. A entrevista com Tagore no Sinfonexp, você tem disponível nas principais plataformas de áudio. Deezer |  Apple Podcast | Google Podcasts e Spotify.

A bateria abre o caminho para um violão ensolarado clarear o horizonte, seguido de uma guitarra em transe, que envolve os acordes originais numa bruma lisérgica, amparada por um baixo melódico e synths siderais comandados por João Cavalcanti. Antes mesmo de dizer uma palavra em seu quarto álbum, o pernambucano Tagore Suassuna já estabelece o clima de seu novo disco a partir da faixa que o batiza, “Maya”. A faixa-título dá uma breve pausa para que Tagore apresente este conceito com sua voz adocicada. “Dá um trabalho danado fingir que eu não me importo”, cantarola recepcionando o ouvinte em sua melancolia particular, “fingir que eu não sou louco por você”. O clima envolvente da primeira música conquista o ouvinte quase como um mantra – a repetição circular da letra e dos acordes acompanha um crescendo de paredes sonoras, que culmina com um solo dilacerante e apaixonado. O verso repetido ao final – “dá vontade de gritar com todo o meu amor” – enfatiza o clima do álbum, que Tagore descreve como “coracional”.

“É um disco sobre a saudade, sobre a falta que uma pessoa pode fazer”, me explica o cantor e compositor pernambucano, remontando ao início do disco, composto num jorro criativo ainda em 2018. “A saudade é um sentimento potente”, continua o músico, que se inspirou no título em sânscrito do livro de 1999 de mesmo nome do autor norueguês Jostein Gaarder para batizar sua nova viagem. Ele fala sobre o conceito milenar indiano de Maya, que diz que habitamos um mundo de ilusões e precisamos nos concentrar em nós mesmos para ultrapassarmos esta camada de aparências.

“Tudo é subjetivo, a própria matéria é subjetiva, os átomos nem chegam a se encostar, mas dão a ideia de que fazem parte de um todo concreto, e a partir disso comecei a entender como a saudade também é um sentimento quântico, porque você não sabe o que é real e o que é uma projeção sua”, continua o compositor.

Assista agora o clipe de MAYA:

É um disco menos psicodélico e mais melódico que seus dois discos anteriores, “Movido a Vapor” (2014) e “Pineal” (2016), embora nunca abandone sua natureza technicolor. “O “Pineal” tinha uma roupagem etérea e uma espacialidade que tirava um pouco o ingrediente pop da nossa sonoridade”, lembra o compositor, que cita referências bem distantes de seu universo musical como influências nesta linguagem mais direta que o disco apresenta, como o rapper Criolo e o MC do grupo BaianaSystem Russo Passapusso, que em seus discos solo não se prendem a um determinado gênero musical, soando universais ao mesmo tempo em que são muito pessoais.

Produzido pelo ex-baterista da Nação Zumbi, Pupillo Oliveira (que já trabalhou com Lirinha, Otto, Gal Costa, Paulo Miklos, Edgar, Erasmo Carlos e Nando Reis), o disco começou depois que Tagore tocou no festival Psicodália, no Rio Grande do Sul, no início de 2017. Veio parar em São Paulo e trancou-se no estúdio da banda paulista Bike para começar a rascunhar as primeiras canções. “A solidão é muito frutífera”, explica Tagore, descrevendo o processo de maturação do disco que se tornaria “Maya”. Uma pessoa em comum colocou o cantor e compositor em contato com seu futuro produtor, que a partir de 2018 começava a ajudar o disco a tomar forma.

No estúdio Space Blues, em São Paulo, Pupillo não só ajudou o disco a ganhar corpo, como virou algumas músicas do avesso, puxando inclusive referências eletrônicas para “Maya” – não necessariamente literalmente -, mas em termos de atmosfera, como o duo francês Air e o disco dance de Céu, “Tropix”, também produzido por Pupillo.

Durante a gravação, que começou após a participação de Tagore no festival Lollapalooza em 2018, além dos integrantes de sua banda, como o  parceiro e  baixista João Cavalcanti e o  guitarrista Arthur Dossa (The Raulis) ele também convidou colegas de outros carnavais, como Dinho Almeida e Benke Ferraz dos Boogarins e o bateria do próprio Pupillo.

O disco estava previsto para ser lançado em 2020, mas a quarentena tornou o futuro mais incerto, Tagore então, sem poder fazer shows devido à pandemia, recolheu-se num sítio no interior de Pernambuco. Neste período introspectivo, reconectou-se com as artes visuais e o design, produzindo as peças que ajudariam a moldar “Maya” – desde a capa aos clipes.

Antes disso, lançou o single “Drama”, que gravou ao lado do guitarrista dos Boogarins, Dinho, como uma forma de manter o contato com o público. A música acabou integrando o repertório do disco, que finalmente vê a luz do dia em 2021.

Em “Maya”, Tagore abraça uma sonoridade mais ampla e direta sem perder seus vínculos psicodélicos. À exceção da etérea “Espaço-Tempo”, que encerra o disco, todas as faixas têm refrões e melodias que grudam no cérebro junto com versos, riffs e solos que fazem conexões musicais das mais diversas. “Olho Dela”, que celebra que “a vida se divide entre vida e ilusão”, acena para Jorge Ben enquanto “Tatu” foi feita pensando em Tom Zé.  “Areias de Jeri” e “Capricorniana” conversam com o udigrudi nordestino de autores como Alceu Valença e Ave Sangria, já “Colombina”, inspirada no show de Liam Gallagher no Lollapalooza, tem uma raiz Oasis que foi desconfigurada por Pupillo, em uma das faixas mais modernas do disco.

A última faixa foi uma tentativa de Tagore colocar em imagens a apresentação do disco, trazendo “o ser que fez o disco, que sou eu mas não sou eu, se despedindo, de volta pra onde ele veio, depois de concluir o que ele tinha de fazer, retomando seu próprio lugar, que é menos direto, menos dançante, menos na cara… Com a mensagem final, de amor e saudade, só que de uma forma bem diluída, o regresso para o etéreo”, conclui Tagore, citando o desenho psicodélico Midnight Gospel como referência.

“Maya”, portanto, abraça a dor como processo de redenção, usando a falta do outro e a saudade como combustível para ir além – e suportar todo este processo, conversando de uma forma estranha com este pesadelo que o mundo foi submetido desde o início de 2020, que Tagore resume em um verso de “Olho Dela”: “Ferida de saudade veio pra curar”.

“Maya” é um lançamento do selo Estelita e está disponível nas principais plataformas de streaming:
Link
Ficha Técnica
Produzido por Pupillo Oliveira, Mixado por Leo D, Masterizado por Felipe Tichauer
1 – MAYA
Voz: Tagore Suassuna
Bateria: Pupillo Oliveira
Baixo : João Cavalcanti
Guitarra: Tagore Suassuna/ Benke Ferraz
Synth: João Cavalcanti/ Tagore Suassuna
Violão: Tagore Suassuna
2 – OLHO DELA
Voz: Tagore Suassuna
Bateria: Pupillo Oliveira
Baixo : João Cavalcanti
Guitarra: Tagore Suassuna/ Arthur Soares/ Benke Ferraz
Synth: João Cavalcanti/ Tagore Suassuna
Violão: Tagore Suassuna
3 – TATU
Voz: Tagore Suassuna
Bateria: Pupillo Oliveira
Baixo : João Cavalcanti
Guitarra: Tagore Suassuna
Synth: João Cavalcanti
4 – AREIAS DE JERI
Voz: Tagore Suassuna
Bateria: Pupillo Oliveira
Baixo : João Cavalcanti
Guitarra: Tagore Suassuna
Synth: João Cavalcanti
Violão: Tagore Suassuna
5 – CAPRICORNIANA
Voz: Tagore Suassuna
Bateria: Pupillo Oliveira
Baixo : João Cavalcanti
Guitarra: Tagore Suassuna/ Arthur Soares
Synth: João Cavalcanti
Violão: Tagore Suassuna
6 – SAMBA CORAÇÃO
Voz: Tagore Suassuna
Drum Machine: Pupillo Oliveira
Percussão: Pupillo Oliveira
Baixo : João Cavalcanti
Guitarra: Tagore Suassuna/ Arthur Soares
Synth: João Cavalcanti
Violão: Tagore Suassuna
7 – COLOMBINA
Voz: Tagore Suassuna
Drum Machine: João Cavalcanti
Percussão: Pupillo Oliveira
Baixo : João Cavalcanti
Guitarra: Tagore Suassuna/ Benke Ferraz
Synth: João Cavalcanti/ Caramurú Baumgartner
Violão: Tagore Suassuna
8 – MOLENGUITA
Voz: Tagore Suassuna
Bateria: Pupillo Oliveira
Percussão: Pupillo Oliveira
Baixo : João Cavalcanti
Guitarra: Tagore Suassuna/ Arthur Soares
Synth: João Cavalcanti
Violão: Tagore Suassuna
9 – DRAMA
Participação Especial: Boogarins
Voz: Tagore Suassuna
Bateria: Pupillo Oliveira
Baixo : João Cavalcanti
Guitarra: Tagore Suassuna
Synth: João Cavalcanti/ Tagore Suassuna
Violão: Tagore Suassuna
10 – ESPAÇO TEMPO
Bateria: Pupillo Oliveira
Baixo : João Cavalcanti
Guitarra: Tagore Suassuna
Synth: João Cavalcanti/ Tagore Suassuna
Violão: Tagore Suassuna
Sobre Klaus Simões 430 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.