Tiny Desk Concerts mostra de um jeito diferente as imperfeições de performances ao vivo

Criado em 2008 pelo NPR Music da rádio NPR, o Tiny Desk Concerts é uma série de vídeos de artistas performando suas músicas ao vivo no escritório do “All Songs Considered”, programa online multimídia da rádio. O cenário é de um típico escritório, cheio de livros, folhas, outros objetos ― o que alguns dizem que remonta ao cenário de The Office ― e claro, muitos instrumentos.

Liniker e os Caramelows no Tiny Desk.

Tudo no vídeo dá um tom mais intimista: o artista tocando com outros integrantes da banda, a participação do público ali presente, o som da música em uma versão bem acústica e todos os imprevistos que podem acontecer ao vivo. Esse é o grande diferencial do Tiny Desk, essa aproximação e “humanização” do artista em questão.

Todos os instrumentos têm que caber atrás da mesa do âncora do “All Songs Considered”, Bob Boilen. Não pode ter grandes aparelhos de mixagem de áudio, luzes, e todos esses outros equipamentos usados em shows mais elaborados. O ideal é deixar o mais autêntico, minimalista e intimista possível.

Bob Boilen conversando com a plateia (Reprodução: Zachary Crockett / Vox)

Boilen conta que o primeiro Tiny Desk foi com a Laura Gibson, após ele ter ido junto com Stephen Thompson, editor do NPR Music, em um festival em que ela participou, em 2008. O lugar estava muito barulhento e movimentado, e eles não conseguiam ouvir a artista, então Thompson brincou: “Nós deveríamos deixar ela tocar no seu escritório na próxima vez que ela estiver na cidade”. E assim surgiu o Tiny Desk, o qual Boilen define que é “um item da lista de desejos para artistas, uma mudança de vida para os novos artistas e uma chance de fazer algo fora da caixa para os artistas já estabelecidos”.

Já passaram pelo Tiny Desk diversos artistas, como Billie Eilish, Tyler, The Creator, Jorja Smith, Lizzo, Harry Styles, Anderson .Paak & The Free Nationals, Paramore, Taylor Swift, Adele, Hozier, Daniel Caesar, e muitos outros. Confira alguns dos vídeos aqui e aqui.

A escolha dos artistas não se limita apenas aos norte-americanos, diversos artistas de outros países também já fizeram parte e o Brasil não poderia ficar de fora, sendo representado por Liniker e os Caramelows, Seu Jorge e Rodrigo Amarante. Assista a apresentação desses e outros brasileiros aqui.

Com a pandemia, o Tiny Desk continuou de pé, mas o cenário mudou para a casa dos artistas ou um estúdio, e o nome virou “Tiny Desk (Home) Concert”. Foi desse jeito que artistas como Tame Impala, Justin Bieber, Dua Lipa, Miley Cyrus e a brasileira Luedji Luna se apresentaram.

Com mais de 800 performances em quase treze anos, o Tiny Desk traz uma versão do artista mais original, um aconchego para quem assiste de fora e a incrível sensação de ter um show privativo sem ter que gastar dinheiro, o que é, literalmente, música para os ouvidos de muitos.