Semana do Rock: Filmes que abordam o gênero

O Dia Internacional do Rock começou com o Live-Aid de 1985, porém a sua história começou muito antes disso. O Rock “surgiu” em 1954, quando Elvis Presley gravou That’s Alright Mama. Após isso, esse estilo de música marcou a vida de muitas pessoas, que chegaram a fazer parte do cinema. Por isso, para celebrar a Semana do Rock, trouxe algumas recomendações de filmes que abordam esse tema. 

Rocketman (2019) 

  Esse filme musical, estrelado pelo ator e cantor Taron Egerton, conta a trajetória do músico e pianista Elton John, indo dos seus anos de prodígio na faculdade até as suas lutas contra a depressão e a dependência do álcool. O filme foi aclamado pela crítica  e ganhou um Oscar (2020) de Melhor Canção Original, com a música (I’m gonna) Love me again.

The Blues Brothers (1980) 

   No Brasil, conhecido como “Os Irmãos Cara de Pau”, o filme é uma comédia musical, contendo clássicos do rock, R & B e Blues, destacando as músicas de Aretha Franklin em sua trilha sonora. O longa-metragem conta a história de dois irmãos que após um sair da cadeia, visitam o orfanato que cresceram. Por estar em uma situação financeira difícil, os irmãos tentam arrecadar fundos para o orfanato.

Raul – O início, O fim e o meio (2012)

   Esse longa-metragem biográfico brasileiro se baseia na vida e nas obras do cantor Raul Seixas. O filme aborda seus casamentos, sua relação com os fãs, suas parcerias, principalmente com Paulo Coelho, e de como ele é lembrado após mais de 20 anos de sua morte.

 

The Rocky Horror Picture Show (1975)

     Esse musical de comédia e terror britânico foi baseado em uma peça de teatro de 1973. O longa é uma homenagem paródiada de filmes de ficção científica e horror da década de 30. Com músicas compostas por Richard O’Brien, muito humor e sustos, o filme nos conta as aventuras de um casal, que após o carro quebrar, procuram abrigo em um castelo. 

Bohemian Rhapsody (2018) 

    Como “Rocketman”, esse filme conta a história de outra lenda do rock: Freddie Mercury, vocalista da banda britânica Queen. Estrelado por Rami Malek, o longa se passa em um período de 15 anos, desde a formação original do grupo até a apresentação no Live Aid, em 13 de julho de 1985, seis anos antes de sua morte. O filme foi primeiro anunciado em 2010, mas por terem dificuldades e divergências com os atores responsáveis por interpretar o cantor, o longa- metragem só começou a ser produzido no final de 2017.   

Menções Honrosas

     Existem vários filmes que abordam o Rock, mas, como não podemos citar todos, decidi mencionar um musical e uma animação infantil, pois,  gostar e apreciar o Rock, não tem idade.  

→ Trolls II

 O filme de animação, lançado em 2020, foca em vários gêneros musicais ao longo de sua trama e o rock não podia faltar, em especial contando com músicas da banda KISS.

→ Camp Rock 

O filme original da Disney, lançado em 2008, foca em uma garota, interpretada pela Demi Lovato, tentando buscar seu sonho de ser uma cantora profissional. O longa conta com músicas originais que vão de pop, eletrônica e rock.

 

 

   

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*