Rock e cinema: 5 filmes com astros da música

David Bowie já desafiava as normas de gênero em 1986, com o protagonista "andrógeno" (Foto: Divulgação)
David Bowie já desafiava as normas de gênero em 1986, com o protagonista "andrógeno" (Foto: Divulgação)

No dia 13 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Rock, que tem como intuito homenagear o estilo musical que provocou mudanças drásticas na sociedade a partir da metade do século XX. Seja na música ou no cinema, astros do rock como David Bowie, Flea e Iggy Pop fazem história ao mostrarem várias facetas de seus lados artísticos.

Apesar de não serem películas premiadas, os longas que contam com a participação dos músicos marcaram época e viraram ícones alternativos. Na Semana do Rock, o NEXP separou 5 filmes que contam com roqueiros para você se divertir.

1. Labirinto, David Bowie interpreta Jareth, o Rei dos Duendes

Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah (Jennifer Connelly) sonha em se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo seu pedido, o Rei dos Duendes (David Bowie), personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende. (Adoro Cinema)

2. Psicose, Flea interpreta Bob Summerfiel

Em Phoenix, Arizona, Marion Crane (Anne Heche), secretária de uma imobiliária, rouba 400 mil dólares do seu patrão. Com este dinheiro, ela sonha recomeçar sua vida com o homem que ama e, quando ruma ao seu encontro, acaba se perdendo e decide pernoitar em um velho motel administrado por Norman Bates (Vince Vaughn). Só que Marion não sabe que Norman é totalmente insano, e ele termina por esfaqueá-la enquanto ela está no chuveiro, matando-a. Norman se livra do corpo sem saber do dinheiro roubado, mas um detetive particular, que está encarregado do caso, acaba conhecendo o namorado de Marion e sua irmã e os três, ignorando que ela já está morta, tentam encontrá-la. Mas Norman Bates está no caminho deles. (Adoro Cinema)

 

3. Airheads, Lemmy Kilmister  interpreta o editor da revista escolar

Na cidade de Los Angeles, Chazz (Brendan Fraser), Rex (Steve Buscemi) e Pip (Adam Sandler) são os integrantes da banda de rock The Lone Rangers, que não obtém atenção das gravadoras. Assim eles invadem a rádio KPPX, especializada em rock, com armas de brinquedo e obrigam o DJ Ian (Joe Mantegna) a tocar sua fita demo, provocando grande confusão e conquistando a simpatia de vários roqueiros. (Adoro Cinema)

4. Alta Fidelidade, Bruce Springsteen interpreta ele mesmo

Rob Gordon (John Cusack) é o dono de uma loja de música à beira da falência, pois apenas vende discos em vinil. Azarado no amor e ao mesmo tempo uma enciclopédia ambulante sobre música pop, os caminhos da vida terminam por levá-lo a analisar suas escolhas e prioridades, fazendo com que se torne uma pessoa mais madura. (Adoro Cinema)

5. Cry Baby, Iggy Pop interpreta Belvedere

Baltimore, 1954. Lá, vive Wade “Cry-Baby” Walker (Johnny Depp), um bad boy que é líder de um grupo. Ele é conhecido como “Cry-Baby” em virtude de chorar apenas por um olho, mas agora está apaixonado por Allison Vernon-Williams (Amy Locane), uma jovem rica que é criada pela avó, Mrs. Vernon-Williams (Polly Bergen), que considera “Cry-Baby” um delinqüente juvenil e não quer vê-lo junto da neta. Além disto, Baldwin (Stephen Mailer), o namorado de Allison, que é líder dos “quadrados”, está totalmente contra “Cry-Baby” e o resto dos delinquentes juvenis, assim lidera uma guerra santa contra eles. Isto gera pancadaria e vandalismo, e os jovens delinquentes são considerados culpados pelo caos, mas são liberados pelo juiz, com exceção de “Cry-Baby”, que é mandado para um reformatório. (Adoro Cinema)