Radiata Stories – Review

Radiata Stories é um jogo de RPG  Ação, desenvolvido pela Tri-Ace, publicado pela Square Enix e foi lançado em 2005 para o Playstation 2, tendo como protagonista o personagem Jack Russell, que tem o desejo de se tornar um cavaleiro tão famoso quanto seu pai, Cairn Russell, que ficou eternizado após ter derrotado sozinho, o Dragão elemental de Água, Kelvin. Antes de sair em sua jornada, Jack recebe de Adele (sua irmã mais velha), a espada de seu pai, Arbitrator, como um presente.

 

Por ser um jogo de RPG  Ação, o sistema de batalha não é baseado em turnos, como outros jogos da Square e Tri-Ace, assim como Final Fantasy, Valkyrie Profile, Dragon Quest entre outros, e é mais parecido com Star Ocean, permitindo que você controle livremente o personagem em um campo limitado, podendo usar “links”, montar combos de skills, utilizar “especiais”, além de dar comandos aos outros personagens do grupo.

As batalhas são iniciadas, quando algum animal ou ser inimigo, vai de encontro com Jack (personagem que você controla), ou quando Jack dá dois chute em algum personagem aliado (com exceção dos guardas, que não entram em combate).

 

 

O jogo permite que você recrute 176 personagens no decorrer da história, divididos entre humanos e não-humanos, podendo formar grupos de até 4 personagens (você pode montar seu grupo com os personagens que se aliarem a você). Porém não é possível recrutar todos em um único “save”, pois em certo momento, você terá que decidir se continuará do lado dos humanos, ou se ficará do lado dos não-humanos, sendo assim, para que seja possível recrutar os 176 personagens, é preciso terminar o jogo pelo menos uma vez em cada um dos lados.

Ao término do jogo, vai aparecer algumas opções na tela, se você quer continuar o jogo, ou se quer fazer um new game (essa opção aparecem toda vez que você for gravar o jogo), caso opte por continuar, você poderá lutar contra os 4 dragões elementais na Dragon Lair cave, e após derrotá-los, você poderá ir para Distortion Chamber, um tipo de “Seraphic Gate” de Valkyrie Profile, onde poderá enfrentar os Chefes Ethereal Queen, Gabriel Celesta, dos jogos Valkyrie Profile e Star Ocean, Cairn (pai do Jack), Quasar, Dragão Dourado de Radiata e personagens como Lezard e Lenneth, de Valkyrie Profile (assim que você vencer, a Lenneth, ela aparecerá na sua lista de amigos, sendo possível utiliza-lá em seu grupo). O jogo é cheio de referências à jogos da Tri-Ace, como: chefes, roupas (você pode usar a roupa do personagem Fayt de Star Ocean), trilha sonora e muito mais.

 

 

O mundo do jogo é dividido em várias regiões, sendo as principais:

 

  • Reino de Radiata (Castelo de Radiata);
  • Floresta Metrópoles;
  • Cidades das Flores;
  • Forte Helencia;

 

Além das regiões o jogo também possui várias raças. Abaixo, você pode conferir todos os personagens que você pode recrutar no decorrer do jogo:

 

  • Humanos

 

Personagens Principais

Jack

Ridley

Ganz

 

Cavaleiros de Radiata

Charlie

Dynas Stone, General

Gawain Rothschild

Leonard Ford

Natalie Nanette, Captain

Nina

Patrick

Putt

 

Theater Vancoor

Aldo

Alicia

Bruce

Caesar

Carlos

Conrad

Daniel

David

Dennis

Elwen

Gareth

Gene

Gerald

Gordon

Gregory

Jarvis

Rolec

Thanos

Walter

 

Vareth Magic Institute

Aidan

Ardoph

Cecil

Christoph

Claudia

Cornelia/Rachel

Curtis

Derek

Dimitri

Ernest

Faraus

Felix

Franklin

Genius Weissheit

Jill

Johan

Leona Weissheit

Marietta

Morgan

Ursula

 

Olacion Order

Achilles

Adina

Alvin

Anastasia Ryan

Clive

Cosmo

Dwight

Edgar

Elena

Eugene

Fernando

Flora

Godwin

Grant

Kain

Lulu

Miranda

Rocky Mayvern

Vitas

 

Void Community

Alba

Elmo

Eon

Flau

Herz

Interlude

Iris

Jared

Joaquel

Lily

Nocturne

Ortoroz

Pinky

Rynka

Solo

 

Desconhecidos

Nyx

Sonata

 

Outros Humanos

Adele

Astor

Bligh

Bran

Butch

Dan

Elef

Garcia

Giske

Gonber

Hip

Keaton

Leban

Lyle

Mook

Morfinn

Nick

Paul

Ryan

Sarval

Star Stern

Stefan

Sunset

Synelia

Tarkin

Tony

Wal

Wyze

Yack

Zeranium

 

 

  • Duarfes

Dyvad

Grigory

Naom

 

 

  • Elfos da Luz

Alan

Fan

Few

Gil

Keane

Pitt

Row

Shin

 

 

  • Elfos Negros

Chatt

Clarence

Coco

Franz

Hyann

Lufa

Marsha

Martinez

Mikey

Rika

Romaria

Santos

Serva

Zida

 

 

  • Goblins Verdes

Aesop

Ben

Brie

Den

Donkey

Gabe

Gob

Gobrey

Golly

Gonn

Goo

Lin

Mason

Monki

 

 

  • Goblins Negros

Bosso

Danny

Dominic

Doppio

Drew

Georgio

Giovanni

Gruel

Jan

Luka

Marco

Niko

Pietro

Polpo

Ricky

Sonny

 

 

  • Orc Verde

JJ

 

  • Orc de Sangue

Galvados

 

  • Golem

Sebastian

 

  • Deus

Valkyrie (Lenneth)

 

No Reino de Radiata, há 4 facções, possuindo assim, 4 lideres, além disso, também possui um “líder geral”. São eles:

Theater Vancoor (Guilda dos Guerreiros) – Elwen

Vareth Magic Institute (Guilda dos Magos) – Curtis

Olacion Order (Guilda Religiosa)- Kain

Void Community (Guilda dos Ladrões) – Ortoroz

 

Líder Geral – Nyx

Dentro dessas facções, há também sub lideres. São eles:

Theater Vancoor – Gerald

Vareth Magic Institute – Cecil

Olacion Order – Fernando/ Anastasia

Void Community – Sonata / Iris

O jogo possui um sistema de tempo bem interessante, que,  em muitas vezes é importante, tanto para acontecimentos, quanto para recrutar alguns personagens. Todos os personagens tem uma rotinas diária que, ao dar 00:00 se repetem igual ao do dia anterior, até que algum evento importante ocorra no jogo. Todos os inimigos derrotados ressurgem ao dar 00:00 e em todas as vez que há algum evento importante também.

 

Alguns personagens possuem “especiais”, chamados Volty Blast, além disso,  você pode montar combos com os golpes e armas que são adquiridos no decorrer do jogo. Cada personagens possui também, um tipo de skill que aumenta alguma habilidade ou status, e para que Jack possa aprender essas skills, você deve deixar o personagem com a skill que você quer aprender, no seu grupo.

O jogo em si é excelente, tem diversão, momentos engraçados, faz referencia a política e religião, tem um sistema de combate muito bom, uma história também muito boa e uma trilha sonora que dispensa comentários, porém não tem uma continuação, não da para jogar com outro personagem além do Jack e não possui modo multiplayer, o que pode fazer com que muitas pessoas não tenham o interesse em jogar. É um daqueles jogos que, infelizmente, não tem um reboot, remake e nem ao menos, a portabilidade para poder jogar nos consoles atuais.

Uma curiosidade é que o jogo Radiant Historia, lançado para Nintendo DS, foi desenvolvido pela mesma equipe de Radiata Stories, porém os jogos não possuem relação um com o outro. Outra curiosidade é que os personagens principais, Jack e Ridley,  podem ser utilizados no jogo  Star Ocean Anamnesis.

Radiata Stories possui também dois mangás Radiata Stories – The Epic of Jack e Radiata Stories – The Song of Ridley.

Para quem achou o jogo legal e sentiu interesse em jogar, basta baixar a ISO e jogar em algum emulador, ou se ainda tiver um PS2, pode comprar o jogo (ou baixar a ISO e colocar em um DVD-R).

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*