O final da paiN no MSI

Na segunda semana de maio, aconteceu a segunda parte da fase de grupos do MSI de League of Legends. Foram três jogos e era o dia que saberíamos se o Brasil passaria da fase de grupos pela primeira vez, mas infelizmente a paiN não conseguiu!

Na primeira parte da fase de grupos, como já dito no texto do dia 08/05, A paiN estava jogando de uma forma muito diferente dos times brasileiros que vão para o MSI, uma forma agressiva, criando jogadas, erraram muitas vezes também, mas a maioria dos times brasileiros que já participaram só aceitavam a criação dos outros times, e na maioria das vezes eram obrigados a jogar de uma forma passiva, se segurando para ter alguma oportunidade em um vacilo do time inimigo.

Por conta da forma que a paiN estava jogando, os torcedores ficaram muito animados! E no domingo, um dia antes, o streamer Baiano criou o #Robsday, uma hashtag em homenagem ao “Robo”, topo da paiN, para incentivar o time todo, mostrando o tamanho da nossa torcida.

Chegando aos trending topics do Twitter, com apoio de outros times, outros pro players, até times de outros países. Tiveram tweets até de famosos, como o Padre Fábio de Melo, Lito Sousa, do canal Aviões e Músicas, entre outros.

E mesmo com toda essa empolgação da torcida, todo incentivo, a paiN não conseguiu passar para a próxima fase!

O primeiro jogo foi contra o PSG Talon, que na primeira parte da fase de grupos ganhou muito fácil da paiN, mas neste segundo confronto foi um jogo mais equilibrado, com um começo de jogo muito melhor do que os outros para a paiN. Conseguiram controlar a criação de jogadas, assim, dando menos abates para o time inimigo no começo de jogo e pegando os três primeiros dragões, mesmo não tendo um resultado bom na luta do terceiro dragão, porque três jogadores da paiN foram eliminados, e pegaram os dois arautos.

A hora mais importante do jogo foi na luta para o quartão dragão. A equipe da PSG conseguiu o domínio do covil do dragão e a paiN foi para o barão, fazendo com que a PSG abandonasse o dragão e fosse contestar o objetivo da paiN
Conseguindo eliminar três jogadores da paiN, com um erro muito grande do brTT que foi, sozinho, pra cima de dois jogadores inimigos, e obtiveram o bônus do barão e voltaram para pegar o bônus do dragão. Após alguns minutos, o time da paiN tentou uma jogada para cima do atirador inimigo, mas saiu já pior novamente. O resto do time da PSG não estava tão longe quanto a paiN imaginava. E o final do jogo veio aos 31 minutos, após o time da PSG pegar mais um bônus do dragão e a eliminar todo o time da paiN na parte de cima do mapa.

Foi um jogo que a paiN estava muito bem, controlando bem o jogo, jogando em cima da condição de vitória, que era a alma do dragão, mas pelo resultado ruim de uma luta, a PSG conseguiu controlar o jogo e vencer. Se conseguíssemos vencer, iríamos depender somente dos nossos resultados, mas com a derrota, ficamos dependendo de uma vitória do Istambul WildCats, o time que não tinha vencido ainda, em cima da PSG. E logo após essa derrota, jogamos contra a MAD, e esse era o jogo decisivo. Tínhamos que ganhar e torcer para a IW ganhar da PSG, para, depois, nós ganharmos da IW e empatar com a PSG. Assim, tendo um jogo de desempate.

O segundo jogo da paiN no dia começou muito bem para a paiN. A MAD invadiu a selva da parte inferior do mapa, mas não esperavam que bateram de frente com os jogadores da paiN, e o primeiro abate ficou para o brTT. Após um dive estranho do time da MAD, o Robo conseguiu mais um abate para a paiN, aumentando a vantagem do time no mapa. Novamente o time da paiN pegou os dois arautos e soltou um na rota do topo e outro no meio, conseguindo derrubar as primeiras torres dessas rotas. E para não ficar muito para trás, a MAD pegou os dois primeiros dragões.

E até esse ponto o time da paiN estava controlando muito bem o jogo, com uma vantagem de aproximadamente mil e trezentos de ouro.
Aos 13 minutos tivemos uma pausa muito grande no jogo, porque um flash do Alistar, o Luci, não saiu da forma que ele queria, então pararam o jogo para analisar a situação mas provavelmente viram que foi algum erro do próprio jogador e decidiram não voltar a jogada, o jogo começa a complicar aos 22 minutos de jogo, com um erro do Robo. Ele estava avançado na selva inimiga, e o time da MAD bateu de frente com ele, fazendo com que o Cariok, tentasse ajudá-lo, mas no final os dois foram eliminados.

O jogo foi pausado novamente, mas dessa vez, por pouco tempo. E com o retorno do jogo, o Robo foi eliminado mais uma vez, entregando toda vantagem que o time da paiN deu para ele no começo do jogo. E aos 26 minutos de jogo, quatro jogadores da paiN são eliminados, fazendo com que o time da MAD tivesse o jogo na mão. E em uma competição tão importante, é muito difícil um time não conseguir finalizar o jogo com tanta vantagem. Ainda pegaram o bônus do barão e mais um dragão.
Com o bônus do barão, o time da MAD conseguiu empurrar muito as rotas do meio e a rota inferior, e eliminar o Luci. Com a vantagem do barão e com a paiN com um a menos, a MAD conseguiu abrir a base da paiN facilmente, derrubando os inibidores do meio e da rota inferior, com a equipe da MAD saindo da base da paiN, o Luci, suporte, tentou criar mais uma jogada, mas foi eliminado novamente.
E após tantos erros da paiN, a MAD voltou para a base para comprar seus itens e partir para a base da paiN, para terminar o jogo e acabar com o sonho da paiN no MSI.

O jogo terminou com o time da MAD eliminando todos os jogadores da paiN, que tentavam segurar a base.

Assim acabou o sonho, ainda na fase de grupos no MSI 2021. Como já falei antes, ficamos tristes pela pain não conseguir passar de fase, mas felizes por ver um time brasileiro jogando de uma forma diferente, uma forma ativa dentro de jogo.

A paiN ainda tinha mais um um jogo no dia, contra o Istambul WildCats. E era apenas um show-match, não valia mais nada para nenhum dos dois times. O jogo demorou um pouco mais que o normal para iniciar, pois, depois foi explicado, o Luci não estava tão bem, por conta de um problema no estômago. Por conta disso, muitas pessoas se perguntaram da atuação do Luci nos outros jogos, pois ele poderia estar jogando com essa dor incomodando em todos os jogos. O que atrapalha muito, já que é necessária muita atenção em todos os pontos do jogo.

Com uma composição familiar a paiN ganhou o jogo. No início, o time da IW foi superior, mas com o passar do tempo a paiN foi ficando mais forte e finalizou o jogo sem muitas dificuldades. E assim terminou a trajetória da paiN:

Após o último jogo da paiN, o jogador da rota do meio, o tinowns, concedeu uma entrevista para a Rafaela, entrevistadora da Riot, e comentou sobre as expectativas e sobre não chegar ao esperado no MSI:

“Acho que tivemos muitos problemas em identificar o meta (o que está mais forte no jogo) rápido, e isso prejudicou a gente no começo do campeonato. Por serem jogos melhor de um, são jogos muito rápidos, sem jogos seguidos, então acho que isso prejudicou um pouco e não conseguimos ser estáveis.”

E comentou sobre a Turquia:

“Vou voltar para o Brasil, e foi o que eu falei, a gente deu nosso melhor com o que a gente tinha. Esse era um grupo que a gente conseguia jogar de igual para igual, acho que a gente conseguiu mostrar isso… E é isso. Pelo menos ganhamos da Turquia!”

E isso realmente foi importante, essas duas, únicas, vitórias do time da paiN em cima da Istambul WildCats, time turco, fez com que o Brasil saísse da posição de pior região do mundo no LoL. A Riot Games considera a posição nos últimos campeonatos e outros fatores para fazer esse ranking. E como o Brasil não ficou em último do grupo e ganhou dois jogos da Turquia, acabamos passando eles no ranking.

Como os torcedores do Brasil reagiram a tudo isso?

As pessoas que torceram para paiN por ser o time brasileiro que estava no MSI, não ligaram muito para o resultado, muitos já esperavam. A maioria aplaudiu a atuação do time, mas alguns xingaram e ofenderam os jogadores. Então, quem não deu muita atenção fez meme com mais uma desclassificação no mundial, zoaram os torcedores da paiN e seguiram a vida.

Agora sobre os torcedores da paiN, tivemos dois tipos:
Tóxicos: foram os torcedores que xingaram, falaram para os jogadores desistirem, ameaçaram, enfim, emanaram o ódio nas redes sociais.
Otimistas: que gostaram muito da atuação do time, sendo um time pro ativo, criando jogadas. E mesmo com a derrota, acharam que foi uma experiência boa e que nos próximos conseguimos ser melhores.

E mesmo com todo o carinho dos fãs, o ódio de outros, às vezes, sobressaem e ficam marcados para os jogadores, como podemos ver pelos comentários nesse tweet do brTT após a desclassificação:

Na minha opinião, realmente foi uma atuação muito boa, acima do que normalmente vemos. Claro que vimos alguns erros muito grandes, jogos perdidos por causa de um momento no jogo. Mas gostei muito de paiN no geral. Toda a união dos torcedores, dos influenciadores, foi muito legal de se ver. E acredito que daqui pra frente vamos ver os times brasileiros indo melhor em competições internacionais.

Mas agora é focar na segunda edição do CBLOL 2021. E já está tendo muitas mudanças nos times… Comenta aqui, o que você achou do time da paiN no MSI? Você acha que podemos ser melhores, chegarmos a uma fase eliminatória em algum campeonato internacional?