Lego e Epic Games vão construir metaverso infantil

A desenvolvedora de jogos eletrônicos, Epic Games, criadora de jogos como Fortnite, Robo Recall e Battle Breakers, se uniu a LEGO, empresa do ramo de brinquedos e tecnologia em entretenimento, para criar um metaverso destinado às crianças. 

A Epic Games já delineou planos ambiciosos para o metaverso e na quinta-feira a fabricante de “Fortnite” anunciou que pretende construir parte dele com Lego.

A Epic e o LEGO Group firmaram uma parceria de longo prazo para “moldar o futuro do metaverso”, construindo uma experiência digital onde as crianças podem brincar online com segurança. Embora as empresas não tenham entrado em detalhes sobre como isso seria no anúncio de quinta-feira, eles delinearam três princípios que impulsionam o desenvolvimento: priorizar o bem-estar das crianças, proteger a privacidade das crianças e equipar crianças e adultos com as ferramentas necessárias para moldar seus experiência digital.

“O LEGO Group cativou a imaginação de crianças e adultos por meio de brincadeiras criativas por quase um século, e estamos empolgados em nos unir para construir um espaço no metaverso que seja divertido, divertido e feito para crianças e famílias”, disse a Epic Games fundador e CEO Tim Sweeney em um comunicado de imprensa.

A definição do metaverso varia muito, mas geralmente é considerado a próxima evolução da Internet: uma rede de espaços virtuais que abre novas maneiras para os usuários interagirem com marcas, serviços e entre si online. Anteriormente, Sweeney disse que imaginava o metaverso como uma espécie de playground online, um espaço comum onde as pessoas se misturam com marcas e outros usuários enquanto alternam entre jogos multiplayer, plataformas de entretenimento de streaming e outras experiências digitais.

Ainda não está claro o que o novo projeto implica ou como a marca de brinquedos da Lego influenciará as aspirações do metaverso da Epic. A Epic Games se recusou a entrar em mais detalhes.

Para o Grupo Lego, o anúncio de hoje é uma diversificação repentina em seu portfólio. Embora a empresa não tenha se esquivado dos videogames, um novo jogo Lego Star Wars acabou de ser lançado, ela não expressou muito interesse no metaverso antes de hoje.

A Sony e a Lego investiram cerca de US$ 2 bilhões na Epic Games na editora de Fortnite. 

A Epic Games teve um crescimento recorde nos últimos anos, impulsionado pelo Fortnite e pela expansão contínua do jogo Unreal. A empresa também está em busca de aquisições, mais recentemente com a plataforma de música e artistas Bandcamp, apenas no mês passado.

A empresa também enfrentou uma espécie de “Raiva coletiva”, impulsionada por seu processo contra a Apple. A empresa de jogos argumentou que o corte de 30% das compras da Apple era monopolista. No julgamento, um juiz decidiu que a Apple estava certa em cobrar uma comissão, mas descobriu que a regra ia na contramão da gigante da tecnologia (que dizia que empresas como a Epic não podiam direcionar os usuários ao seu site para pagar por uma assinatura ou conteúdo) era inadequada.

Sobre Klaus Simões 440 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.