Kaguya Sama Love is War é a comédia romântica que você precisa conhecer

Kaguya Sama Love is War é um mangá de romance que foi publicado pela editora Panini em fevereiro de 2021, um dos títulos mais pedidos e mais esperados para publicação da editora, que se encontra em publicação mensal no Brasil e atualmente com 21 volumes no Japão, contando com uma adaptação em duas temporadas de anime.

A história acompanha Kaguya Shinomiya, vice-presidente do conselho estudantil, ao lado de Miyuki Shirogane, presidente do conselho de seu colégio. Ambos convivem e estudam nessa escola tradicional conhecida por criar a futura elite japonesa. Além disso são admirados por toda a escola, e surgem boatos de um possível romance entre eles, e internamente começam uma disputa para fazer com que o outro se declare primeiro, acreditando que o primeiro que se declarar perde a guerra e é subjugado no relacionamento. Kaguya e Shirogane passam a disputar essa guerra do amor.

A história é um misto de romance e comédia muito bem feito. O brilho do mangá não está apenas nas piadas, mas também no relacionamento dos personagens e suas reações quanto às situações. Enquanto Kaguya é a herdeira de um grande conglomerado, Shirogane é um pobretão e pãoduro que se esforça muito para construir seu futuro. Por meio desses contrastes, a história se desenvolve e cria um ambiente muito divertido e bem desenvolvido. Ambos são pilares e exemplos como estudantes, mas ainda assim são jovens inocentes e ingênuos para muitos aspectos da vida. Isso gera grande parte do humor, principalmente por conta da quebra de expectativa quanto à reação dos personagens, e, conforme eles evoluem no decorrer da história, as reações também mudam e acabam por sempre inovar na narrativa. 

Os personagens que ficam no entorno dos protagonistas são muito divertidos, valendo destaque para a secretária Chika Fujiwara, que ficou muito famosa pela sua “Chika´s Dance”: https://www.youtube.com/watch?v=QDXh9hoYooY

A Chika é a primeira coadjuvante da história e, para mim, uma das melhores personagens. Além dela surgem outros personagens no decorrer do mangá, sempre atrapalhando o casal por não saber que eles estão nessa briga, de modo que ela se torna fonte de diversos empates entre eles. A história se desenvolve por batalhas, sempre indicando o vencedor daquele dia para que eventualmente alguém receba a declaração. Além disso, irão aparecer novos desafios e dificuldades que o autor trabalha com muito cuidado no desenvolvimento, para, no fim, se montar todo um ecossistema de amizades muito divertido, interessante e fofo.

A história é contada em arcos curtos de um até três capítulos que se baseiam nessa ideia de combate intelectual, ou seja, é uma narrativa bem solta que permite o leitor se divertir com leituras curtas diárias ou maratonas, eu, particularmente, preferi degustar um capítulo por dia e foi bem divertido. Tem momentos em que você começa a rir de gargalhar mesmo (então, se estiver no transporte público, cuidado) e muitos desses momentos ocorrem pelas reviravoltas que ocorrem na história.

Para quem já assistiu o anime (disponível na Crunchyroll e Funimation), vale citar que o mangá possui partes cortadas do animes, ou seja, a experiência é enriquecedora em relação a mídia animada. Acredito que o desenvolvimento do mangá é até mais detalhado por alguns desses trechos, principalmente pela evolução lenta, mas constante dos personagens.  

Vale mencionar que houveram algumas mudanças e adaptações em relação ao anime, enquanto na animação se fala muito: “Que fofo”, no mangá se diz: “Que graça”, e não está errado, é tudo uma questão de adaptação que considera fatores diferentes por serem mídias diferentes, então recomendo que, se já tiver visto o anime, vá de coração aberto para o mangá sabendo dessas possíveis adaptações.

No fim, acredito que esse seja um dos títulos mais legais da atualidade e merece seu rico dinheirinho, desde que comprado com desconto, pois o preço de capa é de R$29,90 e seu lançamento é mensal. Lembrando que o mangá ainda não acabou no Japão, além disso, você encontra a primeira temporada do anime para assistir na Crunchyroll e a segunda no serviço de streaming Funimation.

Sobre Victor Nerd 101 70 artigos
Nascido em São Paulo/SP, tem 20 anos e coleciona quadrinhos há quase 10 anos, possuindo uma coleção gigantesca, aficionado desde sempre pelo setor. Atualmente cursa a faculdade de direito e realiza pesquisa em filosofia do direito, além de ser colaborador no NEXP, participar de podcasts e apresentar o programa Angústia Nerd.