Donnie Darko: Filme para você adicionar ao seu “currículo nerd”

Se você faz parte do grupo de Nerds e Geek que é apaixonado por física teórica, múltiplos universos e viagem no tempo, então você não pode deixar de assistir o filme “Donnie Darko”. Mas essa obra prima da sétima arte não se resume somente a esse grupo: um ícone da ficção científica, com enredo de drama, horror e mistério e contendo Jake Gyllenhaal, Drew Barrymore, Patrick Swayze e Jena Malone no elenco principal, é um filme para todos!

Donnie Darko é um filme norte-americano de 2001, escrito e dirigido pelo então estreante Richard Kelly. Apesar de não ter alcançado grande popularidade na época, o filme ganhou algumas grandes premiações e criticas positivas pelo enredo e trilha sonora. Com o tempo, caiu nas graças de Nerds e Geeks por todo mundo, tornando-se um clássico do cinema “cult”.

A trama se desenvolve no fim dos anos 80. Donald ‘Donnie’ Darko (Jake Gyllenhaal) é um garoto problemático, que certa noite se depara com um pavoroso coelho chamado Frank, que o leva até um campo de Golf. Na manhã seguinte, Donnie retorna para casa e descobre que Frank salvou sua vida, pois uma turbina de avião havia caído em seu quarto durante a noite. Frank ainda profetiza que o mundo acabará em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. A partir daí, Donnie inicia uma saga pessoal para entender o que o coelho Frank quis dizer, quais são as suas reais intenções e logicamente, sua identidade. Enquanto tudo isso se desenvolve, Donnie se mantem imerso em seu universo adolescente, que inclui a escola, as idas à psicóloga, sua própria família com suas desfuncionalidades e um amor inesperado por uma garota nova na classe de aula.

Donnie também não é um típico mocinho, ele está mais para anti-herói, cujo próprio senso do que “normal”, foge ao comum e uma percepção mais fria da realidade. Além de nos dar um protagonista bem pouco convencional, o filme também se utiliza de algumas habilidades “inumanas” de Donnie para trabalhar a ideia de destino e de livre arbítrio.

O filme tem algumas surpresas ao longo da narrativa, mas é importante ter em mente que você provavelmente não irá compreender o filme todo de primeira. O mais provável é que você assista ao filme mais algumas vezes e ainda busque na internet a solução de algumas teorias. Mesmo assim, sabia que com um pouquinho de paciência tudo faz sentido.

Como o protagonista Donnie, Jake Gyllenhaal já mostra as raízes de uma atuação impar, acompanhado de nossa queridinha Jena Malone, para qual somos só elogios e nesse filmes são seria diferente: Jena é uma atriz completa desde o início de sua carreira. Vale ainda destacar que o elenco conta Drew Barrymore eternizando na cabeça dos expectadores a expressão “Cellar Door” e o saudoso Patrick Swayze tamém dá conta de seu personagem complexo e surpreendente.

A coesão entre trilha sonora e as cenas é notória, com um destaque especial para melancólica sequencia ao som de “Mad World” – Tears For Fears.

Agora, caro amigo nerd, é hora de preparar a pipoca, buscar um livro de física teórica e dar o play em Donnie Darko. E lembre-se de que assim que o filme acabar, talvez você queria assisti-lo novamente. Mantenha o smartphone a mão, assim você pode precisar pesquisar algumas teorias ou tentar identificar algumas referências e até mesmo, surpresa, alguns atores que fizeram aparições no filme.

Bom filme!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*