Como as “lives” estão fazendo parte do dia a dia dos músicos?

Recurso presente nas redes sociais tem feito parte da rotina dos artistas durante a pandemia.

As transmissões ao vivo de músicos e artistas pelas redes sociais sempre existiram desde que os recursos foram inventados. Porém, com o isolamento em decorrência do surto de COVID-19, as chamadas “lives” aumentaram consideravelmente comparadas aos meses anteriores. Algumas delas, produzidas por patrocinadores, como algumas das duplas do chamado “Sertanejo Universitário” têm feito. Outras realizadas de forma simples, com uma câmera e um instrumento em mãos.

Músicos alternativos também tem feito bom uso das lives para divulgar o seu trabalho. Alguns deles nunca haviam se aventurado no formato, como é o caso do paulistano Rafa Alface, cantor e compositor que vem se destacando com suas transmissões ao vivo.

Rafa Alface, cantor e compositor que vêm utilizando as ‘lives’ para divulgar seu trabalho.

Nascido em 1990, Rafa é músico profissional há dez anos. Passou pela banda de rock The Surface e lançou seu primeiro registro solo em 2019, o EP intitulado Aorta, voltado para música brasileira, além de se apresentar semanalmente no Oyagibam Bar, localizado em Itaquera, Zona Leste da capital paulista ao lado da cantora Adriana Guedes e da banda The Óculos.

“Tenho me expressado bastante pelo Instagram e também estou participando de um movimento muito bacana onde artistas fazem suas lives por meio de um grupo no Facebook. É uma baita ferramenta de expansão da mensagem que cada um quer passar.” diz ele que também é professor de música e tem utilizado das redes para dar aulas de teoria musical.

Além de se apresentar na internet, o músico tem acompanhado algumas lives dos colegas de profissão. Com relação à postura de alguns artistas que foram notícia por terem exagerado no álcool durante as transmissões, ele enxerga de forma preocupante. “Todo e qualquer comportamento que incentive o consumo de algo que possa ser prejudicial – nesse caso o álcool – por alguém que tem um alcance muito grande, deve ter o olhar jurídico voltado para ela”.

A pandemia tem feito com que muitos artistas passem por dificuldades, pois a realização de espetáculos não é possível. Rafa acredita que é um momento de reflexão em todas as áreas. “Praticar reflexão sobre os fatos que estão acontecendo vai nos ajudar a colocar as coisas em ordem. Mudanças de hábitos e pensamentos são fundamentais para que possamos, no período pós-pandemia, viver e conviver muito melhor”, diz.

Segundo ele, a sociedade está passando por um período com diretrizes profissionais diferentes das realizadas antes da pandemia e ressalta a importância da internet ao permitir que os fãs possam interagir com seu artista favorito. “Os artistas estão sentindo falta de seu público e vice-versa. Por isso também é importante à galera acessar os trabalhos pelas redes sociais. É muito bom saber que podemos chegar a tantos lugares e rever tantas pessoas no momento tão gostoso e descontraído que é esse das lives”, diz.

Além das lives, Rafa aproveita o momento de forma produtiva, compondo e se aprimorando como músico. “Fiz muitas músicas e irei gravá-las. O período tem sido inspirador, mas quero voltar aos palcos, realizar novos projetos, frequentar shows e reunir os amigos. Muitas coisas estão por vir”, finaliza.

Conheça o EP Aorta, o mais recente trabalho de Rafa Alface, lançado em 2019.