Coluna: O que a TV tem a oferecer?

 

São dois mil e vinte anos vividos até aqui, no mesmo ano em que o fim da segunda guerra mundial completou 75 anos, mas esse sem dúvidas é o pior ano da humanidade! Na guerra, as pessoas ainda tinham onde se esconder e agora, até em casa estamos sob perigo! A pandemia estragou famílias, interrompeu sonhos, arruinou empregos, impactou economias e pausou nossos costumes.

Em tempos que o entretenimento deveria ser mais que nunca, algo para servir de distração para a humanidade e ganhar força máxima na promoção de seus conteúdos, a televisão nos decepcionou demais, não só a aberta e sim grande culpa é da tv por assinatura! Canais de comédia como Comedy Central e TBS repetem o dia inteiro a mesma programação, nos canais de filmes, a mesma coisa várias vezes no dia e repetição exagerada, nada de inovação, nenhuma estréia, algo inédito e mesmo se não houvesse nada inédito, as programações não foram adequadas em horários em que seria melhor uma transmissão.

Olhando de outro ângulo, os canais esportivos fizeram exímio trabalho, reprises marcantes e transmissões dos esportes que voltaram em uma qualidade boa e totalmente adaptada. Os canais de culinária com excelente sacada de programas. Os outros só ladeira abaixo meus caros, muito chatos e por um preço ridiculamente abusivos para se ter programas fracos.

Na tv aberta sabemos que os direitos de imagem e produções são difíceis, mas as novelas fracas reprisadas, mal escolhidas,  chatas que ninguém quer ver, dão mais espaços para o sensacionalismo que aproveita as mortes em uma dança de audiência. Os canais tinham tudo para entreter o seu público, tentar inovar com o que tem, mudar seus horários e cuidar da saúde mental das pessoas com entretenimento, mas falharam miseravelmente!

O SBT um dos únicos que mudam sua grade para o bem de seus telespectadores, fez o The Noite em Casa e ainda sim com a pandemia voltou com todo o protocolo para oferecer entretenimento e até futebol, raro no espaço do canal, foi transmitido, então parabéns!

Os serviços on demand, Netflix, Amazon, etc… são a melhor opção e sempre serão! O caos instalado e sua mente distraída um pouco, na medida certa, esses já oferecem seus conteúdos em massa para que não precisa surtar ou piorar a situação em que estamos! Nós do NEXP estamos trabalhando duro para colocar nossos podcast no ar, gravando à distância e pensando no entretenimento de quem possa ouvir. Falando em podcast, nas plataformas de áudio você encontra o Sinfonexp com os programas sobre as Lives na Quarentena I e II e o Bilíngue com as reprises na TV. 

É melhor mudar para o áudio nesse momento, pois seus olhos não merecem ver o que a televisão tem feito conosco!

Sobre Klaus Simões 440 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.