As mulheres no mundo dos games

Segundo uma pesquisa realizada pela Sioux Group,  Blend New Research e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em 2019, 53% das pessoas que jogam são do sexo feminino e tem de 25 a 34 anos, pesquisa que abrange todas as plataformas de jogos, mobile, console, pc,  sendo casual e competivo.

O público feminino está cada vez mais forte nessa área de games, hoje em dia temos muitas streamers que vieram para mostrar que o mundo dos games não pertece mas apenas ao público masculino. Existem muitas plataformas de stream, umas delas é a Nino Tv que vem apostanado nas streamers, como as:  LOUD Babi, LOUD Mii e LOUD Voltan, do time LOUD; Mari, do Los Grandes; Korah do Black Dragons; e Lucroft do grupo Buique. No estilo “lifestyle” são 21 streamers, com destaque para Karen Camila, DEUSA_FF e Lyah Mendes, que atingem números expressivos de engajamento.

Como podem ver a ideia antiga de que os jogos eram apenas para o público masculino já virou historia antiga. Sabemos que ainda nesse meio existem muitos preconceitos em cima das mulheres que jogam, muitas são tratadas de modo inadequado. Mas vendo todo esse crescimento e vendo que cada vez mais estão buscando seu espaço, vendo hoje mulheres nas áreas de comentaristas, desenvolvedoras e atletas profissionais,  podemos entender que mentes estão se abrindo, e que logo será normal ver ainda mais mulheres nesse meio.

Recentemente o NEXP Podcast lançou um episódio do programa Angústia Nerd, sobre as mulheres no mundo dos games, e-sports. O programa teve como seu principal objetivo: Imergir no mundo feminino no cenário dos games e e-sports, streams e etc.. Mostrar as muitas dificuldades que elas encontram no cenário amador e profissional, como enxergam o futuro da mulher no mundo dos games, a perspectiva geral sobre os campeonatos e as já existentes mulheres do cenário, o que elas esperam, quais os objetivos de cada uma. 

Além disso, o que elas pensam sobre os jogos atuais, o que elas gostariam que fosse diferente, quais as melhorias que elas fariam sobre algumas questões e os preconceitos que elas enfrentam nesse cenário e o que elas passam e aturam durante as lives e os pré julgamentos recebidos. As entrevistadas do programa foram Demetria Sixx, Mio e Dark Viih, ambas sonhadoras como a fama, sucesso e um reconhecimento por seus esforços.

 

O episódio está disponível nas principais plataformas de áudio: Spotify (clique aqui), Deezer (clique aqui) e Itunes/Apple Podcasts (clique aqui)  e para acessar o canal e saber mais sobre nossas entrevistadas:

Demetriacixx: Twitch  DarkViiih: Twitch Mio: @juliacmi nas redes sociais

 

Sobre a Nimo TV

A Nimo TV é uma plataforma de streaming com foco na transmissão de jogos eletrônicos, conteúdos criativos e eSports. Criada pela Huya, um dos maiores serviços de streaming de jogos da China, a Nimo TV chegou ao Brasil com o propósito de oferecer conteúdo de qualidade e divertir quem quer transmitir partidas ou assistir seus canais favoritos.  Em 2018, a Huya passou a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), após receber investimento de US$ 460 milhões da Tencent. Dentre os principais recursos da Nimo TV, estão o “Ultra HD Broadcasting”, “Video Second Open”, “Full Link Monitoring” e “Mobile Streaming”, que permite a transmissão de sessões de gameplay ao vivo diretamente do aparelho mobile para o aplicativo do serviço.