“Artistas deveriam ser donos de seus trabalhos”, Taylor Swift afirma ao regravar suas músicas

A cantora Taylor Swift possui diversos recordes: a única mulher a ganhar três vezes o Grammy de Melhor Álbum do Ano, ultrapassou Michael Jackson ao somar 51 semanas em primeiro lugar no ranking da Billboard, entre outros feitos. Porém, essa mesma Sra. Swift, protagonista da indústria da música norte-americana, já vivenciou polêmicas e desavenças nessa mesma indústria. A mais notória e recente delas é a briga pelos direitos de suas músicas. Por isso, ela lança amanhã, dia 9, o seu primeiro álbum regravado: “Fearless (Taylor’s Version)”. Vem comigo que eu explico. 

Quando a estadunidense, Taylor, ainda era uma adolescente e tentava sua chance no ramo da música, conseguiu uma oportunidade e deu início a sua carreira de sucesso gravando seis dos seus nove álbuns com a Big Machine Records, uma gravadora independente no Tennessee, fundada por Scott Borchetta. 

Porém, em 2019, o empresário Scooter Braun, com quem Taylor já tinha seus conflitos, comprou a gravadora Big Machine Records e com isso os direitos de todas as músicas originais de seus seis primeiros álbuns. Em ordem cronológica de lançamento: “Taylor Swift” (2006), “Fearless” (2008), “Speak Now” (2010), “Red” (2012), “1989” (2014) e “Reputation” (2017).

Foto: Kevin Mazur – 14.mar.2021/Getty Images for The Recording Academy

Em uma entrevista em 2019 para a CBS, a cantora afirmou que não sabia que isso iria acontecer. “Eu sabia que ele iria vender minhas músicas. Eu não acreditei para quem ele vendeu. Porque nós tivemos inúmeras conversas sobre Scooter Braun. E ele tem 300 milhões de motivos para convenientemente esquecer dessas conversas”. Scooter comprou a gravadora por 300 milhões de dólares.

Por isso, no ano passado, após o lançamento de seus dois álbuns aclamados pela crítica, “Folklore” e “Evermore”, Taylor Swift deu início ao projeto de regravar todos os álbuns na disputa entre ela e seus atuais donos, para que seus fãs possam ouvir suas músicas sem que o empresário Scooter lucre com isso e para que ela seja realmente a dona de seu trabalho. 

Amanhã, dia nove de abril, o seu primeiro álbum regravado será lançado: “Fearless (Taylor’s Version)”. Mas, como sempre, Miss Swiftie tem mais surpresas por trás do lançamento das suas músicas regravadas. A cantora também irá lançar seis músicas “From The Vault”, (“Do Cofre”, em inglês). Essas faixas são canções que Taylor compôs na época do álbum “Fearless” (2008), mas não as lançou junto com o disco, por diversos motivos.

Em uma carta aos fãs postada nas redes sociais, Taylor disse: “Artistas deveriam ser donos de seus trabalhos por tantas razões, mas a mais gritante e óbvia de todas é que o artista é o único que realmente conhece o trabalho”.

A música “Love Story (Taylor’s Version)” já foi lançada e, mesmo em nova versão, o antigo sucesso voltou ao topo das paradas de música country ao ser relançado: o hit ficou em número um na Hot Country Songs da Billboard. Além do conhecido hit, a cantora já lançou duas músicas inéditas, “From the Vault: You all Over Me”, com participação de Maren Morris, e completamente de surpresa a música “Mr. Perfectly Fine”, nesta semana.

O álbum completo de “Fearless (Taylor’s Version)” terá 27 faixas e mais uma participação especial, de Keith Urban. Será lançado à meia noite nos Estados Unidos. Então, fãs e entusiastas da música: head first, fearless!