AGDQ 2022 Arrecada Mais de Três Milhões de Dólares para Pesquisa do Câncer

Evento beneficiente de speedrun tem sua décima terceira versão e bate recorde de doações

Duas vezes por ano Speedrunners – jogadores que tem como meta cumprir algum objetivo do jogo o mais rápido possível – se unem para uma causa: o combate ao câncer. Em suas duas versões anuais – Awesome Games Done Quick (AGDQ) em janeiro e Summer Games Done Quick (SGDQ) no meio do ano – o evento com um início humilde no porão do fundador arrecadou até hoje trinta e quatro milhões de dólares para a Prevent Cancer Foundation.

Tudo começou em 2010, quando usuários do Speed Demos Archive (SDA) – o primeiro site a possibilitar hospedagens dos tempos de qualquer jogo – decidiram fazer uma maratona para caridade. O hotel que eles tinham planejado o evento tinha problemas de internet, então eles foram para o porão da casa de Mike Uyama, administrador do SDA. Durante os três dias da maratona, eles arrecadaram dez mil dólares para a CARE, que logo seria substituída por uma caridade diretamente ligada ao câncer.

Com o passar dos anos, a AGDQ foi se tornando um dos maiores eventos da plataforma de streaming Twitch, funcionando como um palanque para aumentar a visibilidade dos jogadores, que contam com essa semana para expandir o seu público. Qualquer jogador pode submeter sua corrida para os juízes, que vão avaliar o quão popular é o jogo ou quão divertido é a gameplay, e já aconteceu de streamers pequenos se verem jogando na frente de centenas de milhares de pessoas, número normal de visualizadores da AGDQ.

Por causa do coronavírus, a maratona está sendo online pela quarta vez, o que se deu um tempero diferente: sem a restrição de juntar todo mundo em um hotel nos Estados Unidos, runners do mundo inteiro, que tem comunidades ativas, podem participar sem se preocupar com viagem e hospedagem.

Apesar do festival ter terminado domingo (16/01), todos os vídeos das corridas estão disponibilizados no canal oficial do evento, então se você quiser ver Dark Souls ser batido em menos de uma hora e meia, Majora’s Mask em quarenta minutos ou Castlevania Dracula X em quinze, você pode ver a qualquer hora clicando aqui.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*