Acaba Parceria entre EA e FIFA

Desde 1993, a FIFA e a EA tinham um acordo para a produção de jogos. Depois de trinta anos, isso acaba: nada mais de versões anuais de FIFA sendo lançadas todo ano para todos os consoles em existência do mercado. Agora, teremos EA Soccer FC, que terá todo o material que as pessoas estão acostumadas – a EA mantém ainda acordos com La Liga, Bundesliga, Premier League –, mas não terá mais o conteúdo exclusivo da Copa do Mundo

Os motivos da separação foram financeiros, com a FIFA aumentando o preço do licenciamento de setecentos milhões de reais para mais de cinco bilhões, segundo a Yahoo! Finanças. Esse desacordo entre os dois era esperado desde o ano passado, desde que a organização futebolística demonstrou interesse em mudar os acordos que tinha e gerir suas próprias empreitadas no ramo da tecnologia. 

Criadores dizem que EA não acreditava na série FIFA - Meio Bit

FIFA International Soccer (1993) no Super Nintendo

Essa mudança, infelizmente, não parece que altera o modelo de negócios da EA Sports: mesmo sem o apoio da federação internacional do esporte, os próximos jogos manterão os elementos principais das franquias da empresa. Considerando que a empresa foi muito criticada por lançar jogos sem muito diferencial todo ano e até figurou em uma controvérsia sobre se o sistema de acesso ao conteúdo se configura jogo de aposta – com o Reino Unido decidindo que sim –, era esperado uma mudança de pensamento após a perda de um dos contratos mais importantes. Não parece ser o caso.

A FIFA também alegou que deseja se aventurar em alguns mercados completamente novos em seus jogos, pensando em abordar conceitos como criptomoedas e NFTs que estão em voga no momento. Como isso afetará o mercado como um todo não se sabe: os fãs de futebol irão provavelmente embarcar nessas novas empreitadas, mas a FIFA não tem a força que a EA Sports tem no mercado dos vídeo-games, que ainda mantém as franquias Madden – de futebol americano – e NHL – de hockey. 

FIFA 22 Gameplay (PS5 UHD) [4K60FPS] - YouTube

FIFA ’22 no PS5

O acordo da EA com a FIFA ainda permitirá mais um jogo – o FIFA 23, com previsão para Setembro deste ano para as principais plataformas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*