A Mitologia em Demon Slayer

 Kimetsu no Yaiba, também conhecido como Demon Slayer, nos conta a história de Tanjiro, um bondoso jovem que ganha a vida vendendo carvão e descobre que sua família foi massacrada por um demônio. E, para piorar, Nezuko, sua irmã mais nova e única sobrevivente,  acabou transformada em um demônio. 

  Por ter sido a religião oficial do Japão entre 1868 à 1946, o xintoísmo ainda se encontra muito presente e influente na sociedade atual japonesa, por isso muitas obras se inspiram em suas histórias e mitologias, Naruto é um grande exemplo. E Demon Slayer não fica fora,  a mitologia japonesa é tão grande e diversa que podemos associar pelo menos um ser folclórico a quase todos os personagens do anime. Por isso separei alguns personagens que foram inspirados na mitologia xintoísta. 

 

Muzan Kibutsuji

Muzan Kibutsuji

Muzan Kibutsuji, o Rei Demônio, pode controlar todos os demônios que ele criou, além de ser o líder dos Doze Kizuki.  

 

 

 

Ilustração de Nurarihyon, Yokai

 

Fica clara a semelhança com Nurarihyon,  um yokai  que é uma classe de criaturas sobrenaturais do folclore japonês, que inclui o oni, a kitsune e a yuki-onna,  alguns são humanos com características de animais.

É o líder ancião das reuniões de seres sobrenaturais. Ele é conhecido como “Comandante Supremo de Todos os Monstros”. Segundo as lendas, todos os demônios ouvem seus comandos e são fiéis a ele

.Nurarihyon e Muzan são líderes com seguidores leais, que se escondem em aparências normais, com o primeiro se passando por um homem velho e o segundo por um humano. 

 

Demônio da Língua 

Demônio Akane

Isso nos lembra do Demônio da Língua de Demon Slayer. Ele vivia na Mansão Tsuzumi e tinha uma língua enorme. O demônio pode controlar o comprimento e a velocidade da sua língua, usando ela como uma arma. O yokai Akaname vive em casas sujas ou banheiros. Eles gostam de lamber sujeira e possuem uma língua muito longa. 

 

Susamaru 

Susamaru ama lutar e às vezes usa a Manipulação de Carne para fazer crescer em seu corpo mais quatro braços. Também conhecida como Demônio das Temari, foi uma Oni que trabalhou para Muzan Kibutsuji junto com Yahaba. Antes de ser assumida por Muzan e se Tornar Oni, Ela gostava muito de Handebol e jogava bastante

Ashura

Impossível não a associar com  Ashura que é  considerado um demônio e um deus. Tem aparência humana, mas seu tamanho enorme e vários braços o diferenciam das pessoas. Ashura ama batalhar e destruir, além de sempre querer ser melhor que os outros, e não ter paciência para os fracos.

 

 

 

 

Tsuchigumo 

Ilustração do Tsuchigumo

São criaturas lendárias da mitologia japonesa, descritos como aranhas inteligentes e de enorme tamanho.  Existem várias versões do mito: em alguns o demônio é apresentado sob a forma de uma bela mulher que seduz o herói, no outro como um cara que vem em seu serviço, em outros como um Mônaco budista. Em qualquer caso, o herói não percebe a verdadeira natureza da criatura, e sua saúde está se deteriorando cada vez mais rápido. O rastro de sangue da criatura ferida leva a uma caverna.

Tsuchigumo é parecido com uma aranha. O yokai mora na floresta e nas montanhas e pode se tornar gigantesco. Tsuchigumo usa cordas para capturar suas presas humanas, como teias de aranha. 

No anime temos a Família Aranha de Rui, uma dos Doze Kizuki. Toda a família é pálida e pode usar fios/cordas de aranhas para atacar. O pai aranha ainda tem um rosto parecido ao de uma aranha gigante, com vários olhos. Ele também pode crescer e ficar enorme.

 

Yahaba 

Ilustração do Yokai Tenome

  Tenome é uma criatura do Folclore Japonês que se parece com um velhinho cego, com características de músico, massagista ou acupunturista. Não tem olhos no seu rosto, mas sim em suas mãos. Costumava vaguear por terrenos baldios ou cemitérios à noite procurando por vítimas.

Personagem Yahaba

Mesmo Yahaba não sendo  completamente cego, as influências da criatura são mostradas em todo o personagem.

 

Oni 

Ilustração de um Oni vermelho

Pode ser traduzido como ogro ou demônio ou qualquer criatura considerada maligna que preda humanos. Acredita-se que esses seres são “deuses com defeito”, pois são o oposto do que um Deus deveria fazer. Eles são conhecidos por carregar apenas coisas ruins como tragédia e maldade.

 

 

Em Demon Slayer, os Oni são bem presentes, mas gostaria de destacar  a Nezuko, irmã do protagonista que acabou sendo transformada em uma e ao contrário de sua família e de outros Onis, ela ainda possui consciência de seu lado humano.

E ai! sabia de alguma dessas referências ? se sim deixe para a gente nos comentários!! 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*