Olivia Rodrigo tem apenas 18 anos, três singles e já quebrou diversos tipos de recordes, conquistando o sonho de todo adolescente, emergindo na cena musical.
Conhecida por seus papéis na série do Disney Channel “Bizaardvark” (2016-2019) e do Disney+ “High School Musical: The Musical: The Series” (2019), a norte-americana compôs pela primeira vez a música “All I Want” para a série do Disney+.
A sua carreira musical, no entanto, começou em janeiro deste ano com o lançamento do single “Drivers License”. Três dias depois, a música teve mais de 15,7 milhões de streams globais no Spotify. No quarto dia, quebrou o próprio recorde e teve mais de 17 milhões de streams globais. “Drivers License” foi a canção mais rápida a atingir 300 milhões de streams na plataforma. Atualmente, tem mais de 700 milhões de streams.
A Billboard disse em uma matéria sobre a artista:
“Ao final do primeiro fim de semana de estreia, o single era o maior novo sucesso de 2021, quebrando recordes do Spotify para streams diários tanto nacional quanto globalmente. Em seguida, estreou no topo da Billboard Hot 100, onde passou oito semanas no primeiro lugar – sem precedentes para uma artista com apenas alguns créditos de trilha sonora de TV em seu nome. Rodrigo passou de estrela promissora da Disney a estrela pop de boa fé quase da noite para o dia”.
“Drivers License” começa aparentando ser mais uma balada-pop melancólica entre tantas, porém, o decorrer da música mostra a capacidade vocal e de composição de Olivia, com traços que remontam às canções de Lorde, uma das inspirações da jovem.
Parte do sucesso por trás do primeiro single é a viralização no TikTok com adolescentes reagindo à música e fazendo transições criativas com o refrão. Outro fato que chamou ainda mais atenção foram os rumores sobre a pessoa a quem Olivia se refere na música: Joshua Bassett, seu par romântico na série “High School Musical: The Musical: The Series” (2019) e seu ex na vida real.
Joshua e Olivia se envolveram, mas não podiam assumir por conta da diferença de idade, ele tinha 19 e ela estava para fazer 17 ㅡ na Califórnia, EUA, não pode haver relacionamento entre uma menor de idade com alguém mais velho. Joshua depois começou um relacionamento com a artista Sabrina Carpenter, e foi isso que motivou a música. Entenda mais sobre a história aqui. É completamente injusto resumir o sucesso de “Drivers License” e o talento de Olivia a um rumor adolescente, mas pelo menos no começo do lançamento, parte do fascínio, sem dúvida, tinha relação com as teorias.
Em abril, a jovem artista estreou o segundo single “Deja Vu”, que também foi um sucesso, chegando à 8ª posição na Hot 100, o que a fez se tornar a primeira artista a estrear seus dois primeiros singles no top 10. No Spotify, acumula mais de 164 milhões de streams e, no TikTok, uma trend viral.
“Good 4 U”, seu terceiro single, foi lançado há sete dias e nas primeiras 24 horas recebeu 5,6 milhões de reproduções no Spotify. Hoje, já possui mais de 42 milhões de streams e, neste momento, a música ocupa o primeiro lugar no top 50 músicas globais da plataforma. O single remonta ao pop rock muito parecido com Paramore e No Doubt, outra inspiração da cantora.
Olivia Rodrigo está se consagrando como uma artista original, ambiciosa e admiradora de influências e gêneros diversos. É uma artista e um coração jovem que tem muito a viver. Seria redundante dizer que Olivia tem muito a evoluir. Com seu talento, é daqui para frente.
Hoje (21), é a estreia do seu primeiro álbum “Sour”, que segundo a Billboard, é um dos mais aguardados do ano. Com três singles virais na internet e no streaming, tudo indica que o álbum debut vai corresponder a todo o potencial estrondoso da jovem.