Vinland Saga é um mangá escrito e ilustrado por Makoto Yukimura, sua serialização começou em 2005 na Weekly Shonen Magazine, o título parte das lendas da Vinlândia, fonte de duas sagas nórdicas que tratam da vinda dos vikings a américa, na costa nordeste do Canadá para ser mais especifico. Porém, de começo a história conta as aventuras de Thorfinn durante as invasões dinamarquesas a Inglaterra.
Thorfinn é um escandinavo filho de um lendário guerreiro chamado Thors, durante sua infância ele vê seu Pai sendo assassinado por um mercenário chamado Askeladd, e então ainda criança sua jornada de vingança atrás de Askeladd se inicia.
O mangá pode ser dividido a grosso modo em dois grandes arcos, o primeiro sendo compilado em 8 volumes e uma temporada de anime, e o segundo ainda em desenvolvimento, com a confirmação de um anime já feita. A ideia é focar nesse primeiro arco e futuramente tratar profundamente da sequência.
Makoto Yukimura realmente estudou e desenvolveu um fundo histórico muito interessante e bem montado para seu mangá, em alguns comentários durante a obra o autor descreve suas viagens para conhecer na realidade os locais descritos no mangá, e mesmo com elementos mais fantasiosos quanto a força dos guerreiros ainda assim o autor mantem uma verossimilhança incrível que não quebra a imersão em nenhum momento. Essa mescla de história com ficção torna tudo muito interessante e cria o interesse de buscar mais sobre esses personagens na realidade, algo que lembra muito a experiência de se jogar um Assassin’s Creed, dos clássicos ao menos.
Um dos trunfos além do roteiro é a arte, que consegue trazer fluidez para as batalhas e faz a leitura adquirir um ritmo frenético que torna viciante o desenvolvimento da história, cada personagem transmite não apenas carisma, mas vida, ideias e é possível senti-los. Curioso falar desse jeito de pessoas que realmente existiram, mas não exatamente desse jeito né?
Assistir Vinland Saga é uma ótima experiência também, não se perde nada em relação ao mangá, porém poder determinar seu ritmo de leitura permite apreciar algumas coisas com mais detalhes, ao mesmo tempo que as lutas junto da trilha sonora deixam tudo mais alucinante. Se possível, recomendo tanto ler o mangá quanto ver o anime.
Alguns reclamam quanto ao desenvolvimento do Thorfinn, sendo considerado irritante, e que se considerar apenas esse arco é razoavelmente fraca mesmo, mas pensando no que já foi mostrado no arco seguinte, tudo que posso recomendar é paciência, seja para ver a serie animado ou na leitura do arco seguinte.
Vinland saga é uma ótima pedida se você gosta de histórias e boas lutas com cabeças voando, atualmente é publicado pela editora Panini em duas versões uma mais antiga com 24 volumes e uma reedição que compila dois volumes em um com atualmente 9 volumes , o anime você encontra no Amazon Prime Vídeo com 24 episódios, e com certeza é uma boa pedida para se maratonar no fim de semana.