Troféu HQMIX homenageará os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

O 34º Troféu HQMIX será realizado em 10 de dezembro de 2022 virtualmente, e acontecerá no canal do YouTube da unidade do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, com os melhores dos quadrinhos em 2021.

Os premiados receberão a estatueta da personagem Kabelluda, de Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu, uma das expoentes do movimento da Semana de Arte Moderna de 1922. Pagu foi uma escritora, poetisa, diretora, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista e agitadora nas artes. E foi a primeira mulher no Brasil a desenhar tiras de quadrinhos. Mesmo não participando da Semana de Arte Moderna, pois tinha apenas 12 anos.

Pagu se transformou em musa dos modernistas e até se casou com Oswald de Andrade em 1930. Juntos lançaram o jornal “O Homem do Povo”, onde publicou suas tirinhas. A história em quadrinho chamada Malakabeça, Fanika e Kabelluda descreve situações de Kabelluda, a sobrinha pobre de Malakabeça e Fanika, um casal que não teve filhos.

A escultura

O artista plástico Wilson Iguti foi o responsável por passar para uma escultura a personagem Kabelluda, baseada em um dos desenhos onde a mesma fazia comício na rua em cima de uma caixa, quando, de repente, faz o gesto de “banana” para o príncipe da Inglaterra que visitava o Brasil por ainda haver fome no país dele.

Esta cena mostra bem como Pagu também era uma ativista política que colocava sempre em primeiro lugar o povo sofrido. E como Iguti é um especialista em esculturas, foi imaginando como a personagem seria de costas, por exemplo, para poder completar o trabalho.

Julgamento dos inscritos

Com centenas de trabalhos inscritos, o 34º Troféu HQMIX está em fase de julgamento pelo júri de especialistas, que se debruça por mais de quatro meses nas leituras para a formação dos indicados em cerca de 40 categorias. Esta etapa deve ser concluída neste mês de agosto e irá então como cédula para votação dos mais de dois mil profissionais da área de quadrinhos no Brasil. A divulgação da cédula para votação com os indicados deve acontecer em meados de setembro.

Sobre Wilson Iguti

Artista, escultor e modelador há quase 50 anos. Fez esculturas de diversas personalidades nacionais como: Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello, Nelson Piquet, Xuxa, Angélica, Zezé Di Camargo e Luciano, Supla, Eliana, Sandy, Kelly Key, Luan Santana e outras. Trabalhou para Disney, Warner, Marvel, Mauricio de Sousa e outros estúdios nacionais e internacionais.

Os trabalhos mais conhecidos de Iguti são:  Escultura Ransés II de oito metros de altura; Atração Katakumb do Hopi Hari; 250 esculturas do Ayrton Senna com 30 cm, banhadas em ouro, em comemoração ao legado de Senna em 2014, e mais 400 em bronze para Brasil e Japão; escultura da Boneca Xuxinha da estrela em 88/89, com 1 milhão e meio de bonecas vendidas; e os Troféus HQMIX produzidos por 8 anos seguidos, e agora nos últimos três anos.

Sobre o Troféu HQMIX

O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*