Entrevista com a dubladora Thaís Durães ao NEXP Podcast

Thaís Durães dubladora Tha Durães

O que essa mulher já se reinventou na vida, você só consegue imaginar ouvindo a entrevista completa, mas uma coisa é certa, Thais Durães é um dos grandes nomes da dublagem brasileira.  Thaís iniciou sua jornada teatral aos 10, trilhando uma carreira de 16 anos como dubladora e abraçando a paixão pelos videogames desde os tempos em que não existiam sequências.

O NEXP Podcast entrevistou a icônica dubladora Thaís Durães.

Para escutar todos os nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer |  Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify. Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.

Thaís Durães tem em seu extenso currículo de dublagem, trabalhos como A voz de Mulan, Katarina em Tekken, Sage em Valorant, Cherri Bomb em Hotel Hazbin, Kasie em NCIS, Prudence Featherington em Bridgerton, Nozomi Kujo em Bleach e muito mais! 

Thaís Durães “Tha” e a relação com os games

Com uma extensa lista de dublagens em filmes, séries, animes e jogos, em 2020 mergulhou na criação de conteúdo, compartilhando sua experiência na dublagem e nos jogos que deu voz. Seu retorno ao universo do RPG há dois anos resultou em campanhas notáveis, colaborando com diversos mestres e equipes.

Comprometida com a criação de ambientes inclusivos e respeitosos em todas as plataformas, atualmente é parceira da 2game, membro permanente da equipe de RPG do mestre PauloDNF, parceira da D20 Culture BR, e continua desempenhando papéis de destaque como dubladora e diretora de localização de jogos. 

“Quando fui gravar os primeiros jogos, eu jogava desde pequena e isso me ajudou, a gente consegue criar mais o universo dentro da nossa cabeça, quando a gente vivencia isso, quando a gente é gamer. Quando eu dirigi jogos, vi realmente a dificuldade de dubladores que nunca pegaram num controle ou em um teclado, dar um universo do zero para esses dubladores era desafiador.” Thaís Durães sobre os games ao NEXP Podcast. 

Outras faces de Thaís Durães

Thaís é apaixonada pela cultura asiática, sendo faixa preta de Kung-fu no estilo Louva-a-Deus 7 estrelas do norte e nutrindo um fascínio pela música e cinematografia asiáticas.

Thaís continua desempenhando papéis de destaque como dubladora e diretora de localização de jogos, além de se dedicar à criação de conteúdo online e à promoção da inclusão nos games e na cultura pop. Sua paixão pelas artes, pelo entretenimento e pela cultura asiática a impulsionam em sua jornada multifacetada.

E até música ela já gravou, sabia? 

Thaís Durães comentou sobre a “dublagem viva” 

O Dublagem Viva é um movimento criado por dubladores, tradutores, diretores de dublagem e outros profissionais da área audiovisual brasileira com o objetivo de valorizar e defender a dublagem tradicional, feita por pessoas reais, contra a crescente utilização de tecnologias de inteligência artificial (IA) para dublar filmes, séries, animações e jogos eletrônicos.

“Eu acho que a principal coisa que as pessoas têm que pensar sobre IA é que os dubladores não estão tentando impedir, só querem regulamentar. IA é uma ferramenta, não cria nada, só copia fontes, o trabalho artístico é de criação. Substituir um trabalho por IA é muito triste e muito pobre, a gente faz esse trabalho de buscar fono, ler, faculdade de teatro para trazer o melhor material possível e bota um material que só vai copiar é uma economia porca. A gente quer regulamentar a situação, não só por nós, é uma questão de segurança, em termos profissionais, a questão de roubo de identidade, pegar a voz de alguém é crime, ano passado tive que brigar com pessoas que usaram IA com a minha voz.” – Thaís Durães sobre a dublagem viva ao NEXP Podcast. 

O Dublagem Viva já conquistou algumas vitórias importantes, como;

A aprovação de uma lei na Câmara dos Deputados que regulamenta o uso da IA na dublagem: A lei ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal, mas é um passo importante para a defesa dos direitos dos dubladores.

E a mobilização da sociedade civil em torno da causa da dublagem: O movimento Dublagem Viva tem crescido cada vez mais e conseguido mobilizar a sociedade civil em torno da causa da dublagem.

Siga Thaís Durães no instagram

NEXP agradece a Casa 882 por intermediar e tornar possível essa entrevista. E imensamente a Thaís Durães que estava grávida durante a entrevista, mesmo assim cedeu seu tempo ao podcast.

NEXP

O NEXP é um site de Cultura Pop e Geek, focado no entretenimento com foco também em música, literatura e nas áreas independentes do jornalismo. Conta com um podcast com os mais variados convidados, 3 milhões de plays e episódios exclusivos. Para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer |  Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify. Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.

 

Siga o NEXP nas redes sociais 

@nexpbr no instagram e linkedin: clique aqui

Sobre Klaus Simões 451 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.