Ouvimos: “The Tortured Poets Department” o novo álbum de Taylor Swift

The Tortured Poets Department Taylor Swift

Goste você ou não, a Taylor Swift é o maior fenômeno musical dos anos 2000. O maior? Sim, isso mesmo que você leu, talvez eu mesmo não concorde com o que acabei de digitar, mas a verdade é esta! O que Taylor Swift alcança é surreal, uma midas da música pop que toca em qualquer lugar e isso vira ouro em poucos segundos. Mesmo com Britney Spears, Beyoncé e mais algumas, Swift possui uma base sólida de fãs, verdadeiros adoradores que a seguem, muito disso pelo carisma e pouco envolvimento em polêmicas, fazem-na quebrar recordes e não foi diferente em seu novo trabalho: The Tortured Poets Department. 

The Tortured Poets Department, Taylor Swift

Algumas pessoas não esperavam um álbum de Swift logo após uma turnê mundial extensa como “The Eras Tour” e tão pouco um disco com  tantas músicas, uma versão com 16 canções e um deluxe com mais 15 músicas, o grande anúncio foi feito no Grammy Awards. Um trabalho que mesmo antes de lançar, já quebrava recordes pelo mundo, o single com Post Malone fez o Youtube travar. The Tortured Poets Department vendeu 2,6 milhões de cópias iniciais, incluindo 1,4 milhão no primeiro dia, na primeira semana foram contabilizados 3,4 milhões de vendas. 

Histórico! 

O Tortured Poets Department fez de Swift o primeiro artista da era moderna a lançar sete álbuns diferentes que venderam pelo menos 1 milhão de cópias em uma única semana, diz a Billboard.

Análise de The Tortured Poets Department de Taylor Swift

Algumas músicas em The Tortured Poets Department parecem ser iguais, como se você estivesse escutando uma música de 20 minutos, com batidas repetidas e instrumentais baixos para destacar a suave voz de Taylor Swift, é um pouco limitado quanto a sonoridade diversificada, ficando grande parte no mesmo tom. 

Taylor Swift "The Tortured Poets Department"

Ok, mas isso é algo ruim? Não, para a base de fãs de Taylor Swift é comum, até “diferente” do último trabalho inédito, mas para um novo ouvinte ou aquele que não consome 100% do que ela faz, só ouve os hits como “Anti-Hero”, soa um pouco difícil de ouvir completo. 

Algumas músicas que destoam em instrumental são bem elaboradas, como “My Boy Only Breaks His Favorite Toys”, e um destaque em voz é “Who’s Afraid of Little Old Me?” onde Swift explora sua voz mais alta, aguda e mostra a qualidade que muitas vezes esconde. 

Uma das questões mais interessantes é que Taylor Swift fez músicas de verdade, todas com mais de 3 minutos, não precisando de radio edit com versões de redes sociais, contou histórias de vida, trouxe fatos marcantes e experiências durante a carreira, mostrando que não tem mais nada a provar para ninguém e consolidando de vez no nome entre as maiores do Pop. 

Outras questão é o magnífico clipe da música “Fortnight” com Post Malone, a música é mediana, a aparição de Post é singela na canção, mas é intensa no videoclipe. Já a participação de Florence Welsh de Florence and the Machine, é a melhor música do disco, as vozes com timbres diferentes casaram perfeitamente. 

Em conclusão: O álbum The Tortured Poets Department de Taylor Swift é bom, nada surpreendente, mas entra em uma esteira de sucesso, embalado pela turnê de Swift, mas não é o melhor de sua carreira, não há um grande diferencial, mas ainda sim entrega uma boa experiência ao ouvinte. 

Considerações sobre The Tortured Poets Department

Melhor música: Florida!!!” (featuring Florence and the Machine)

Pior Música: The Tortured Poets Department

Destaque: Who’s Afraid of Little Old Me?

Melhor instrumental: Guilty as Sin?

 

The Tortured Poets Department

Classificação do álbum: 6️⃣

16 músicas e duração total: 1hora e 5 minutos.

Selo: Taylor Swift, masterização: Republic Records

  1. “Fortnight” (featuring Post Malone) –  6️⃣
  2. “The Tortured Poets Department” – 4️⃣
  3. “My Boy Only Breaks His Favorite Toys” – 7️⃣
  4. “Down Bad” – 5️⃣
  5. “So Long, London” – 5️⃣
  6. “But Daddy I Love Him” – 5️⃣
  7. “Fresh Out the Slammer”
  8. “Florida!!!” (featuring Florence and the Machine) – 9️⃣
  9. “Guilty as Sin?” – 7️⃣
  10. “Who’s Afraid of Little Old Me?” – 7️⃣
  11. “I Can Fix Him (No Really I Can)” – 6️⃣
  12. “Loml” – 5️⃣
  13. “I Can Do It with a Broken Heart” – 6️⃣
  14. “The Smallest Man Who Ever Lived” – 5️⃣
  15. “The Alchemy” – 5️⃣
  16. “Clara Bow” – 5️⃣

Ouça o álbum na íntegra, abaixo.

Método de análise

Todos os álbuns são escutados ao menos duas vezes e é feita uma análise de notas, indo de 1 a 10. Todas as faixas iniciam com nota 10 e podem manter a nota ou abaixar até beirar o zero. 

Escala de notas utilizadas:

  • 10 – Perfeito
  • 9 – Excelente
  • 8 – Muito Bom
  • 7 – Bom
  • 6 – Razoável
  • 5 – Mediana mas ainda com alguma observação de qualidade
  • 4 – Poderia ser melhor
  • 3 – Fraco
  • 2 – Ruim
  • 1 – Muito Ruim

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Sobre Klaus Simões 457 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.