Semana da Mulher: Autoras de mangá que você precisa conhecer

Nessa semana especial da mulher, foram escolhidas cinco autoras de mangá que já foram publicadas no Brasil e merecem sua atenção. A lista teve enfoque nas autoras que você ainda encontra disponível e visa falar desse mercado que possui uma participação feminina ínfima.

Natsuki Takaya

A autora nasceu em 1973, no Japão, desde criança, sonhava em ser mangaká e começou a desenhar por influências da irmã, não se sabe muito mais por conta dela ser bem reservada quanto a vida pessoal. Natsuki Takaya é o pseudônimo de Naka Hatake, autora de Fruits Basket. Seu mangá foi publicado pela editora JBC e atualmente está em uma republicação em 

formato de luxo. A história acompanha Tohru Honda uma jovem garota que vive seu cotidiano convivendo com jovens moradores de uma casa próxima a sua que possuem a maldição de se tornarem animais ao ficarem muito fracos ou serem abraçados por alguém do sexo oposto. A história, para quem não conhece, aparenta ser apenas um harém reverso, o que não é o caso. Durante o cotidiano dos personagens são revelados problemas, dores e angústias que são desenvolvidos com maestria pela autora, com um ótimo bom humor e toques de romance. “Fruits Basket” ou “Furuba” se tornou um dos queridinhos de um grande público. Vale lembrar que a série em mangá será completa em 12 volumes e, além disso, possui um anime já completo e um remake disponível no Amazon Prime.

 

Shiori Teshirogi 

Responsável por Cavaleiros dos Zodíacos: The Lost Canvas, Shiori Teshirogi foi responsável por uma renovação do universo tão querido de cavaleiros, a proposta é contar o que aconteceu na guerra contra Hades 100 anos atrás. Com novos personagens, a autora trouxe uma nova leva 

de fãs e animou os antigos. Não se sabe muito sobre sua vida privada, mas ela sempre diz em comentários nos mangás que sempre foi fã de cavaleiros. O traço é extremamente bonito e a história se desenvolve muito bem. A autora brilha e finaliza muito bem a aventura. O mangá foi publicado pela JBC e atualmente recebeu uma nova edição que está em lançamento e será completa em 25 volumes, além disso, possui um anime incompleto disponível na Netflix. Vale lembrar que ela também desenhou o mangá de “Liga da Justiça” publicado pela Panini aqui no Brasil.

 

 

 

Yoshitoki Oima 

 

Filha de uma tradutora para língua de sinais, teve desde pequena influências quanto aos problemas de deficientes, o que a inspirou a criar sua maior obra “A Voz do Silêncio”. A autora recebeu muita atenção após o lançamento do filme, que está disponível na Netflix, mas essa atenção se voltou ao mangá visto a superioridade dele. O filme possui limitações que impedem de explorar o drama tão bem quanto a obra escrita. A história acompanha Shouya, um garoto que faz bullying (uma espécie de abuso físico ou psicológico no contexto infantil) que em suas “brincadeiras” tortura uma garota que é deficiente auditiva. As coisas ficam sérias quando ela muda de escola e ele passa a sofrer bullying. Seis anos depois, ele tenta se reerguer e acertar as contas com seu passado. A história é bela e concorreu ao Oscar de Melhor Animação. O mangá  foi publicado pela editora Newpop e está recebendo atualmente uma nova edição de luxo que estará completa em 4 volumes em capa dura.

 

 

 

 

 

 

 

Hiromu Arakawa

Autora de um dos maiores mangás já feitos, ela possui seu espaço no altar dos grandes mestres do mangás. Autora de Fullmetal Alchemist, se destacou e ainda hoje é aclamada por seus trabalhos, valendo destacar também Hero Tales e Silver Spoon, uma série autobiográfica que conta o tempo em que a autora viveu na área rural do Japão, que será publicado pela JBC. Fullmetal Alchemist conta as  histórias de dois jovens irmãos que são alquimistas, eles desejam recuperar seus corpos após perdê-los em busca da ressurreição de sua mãe. Agora perdidos e desesperados, eles entram em uma jornada para buscar aquilo que não estavam dispostos a pagar. A obra foi publicada pela editora JBC e recebeu em 2016 uma republicação que está sendo reimpressa em uma coleção completa em 27 volumes, além disso, também foi anunciado que serão publicadas as light novels. Existem dois animes que estão no Netflix, um mais antigo que é 

apenas “Fullmetal Alchemist” que possui um final diferente do mangá, e outro “Fullmetal Alchemist Brotherood” que é uma adaptação mais fiel do mangá.

 

 

 

Koyoharu Gotōge

 

Nascida em 1989, na cidade de Fukuoka, no Japão, ela desenvolveu poucos trabalhos, e dentre todas da lista é a mais reservada, ocultando seu rosto e sendo conhecida apenas pelo desenho de um jacaré. Autora de Kimetsu No Yaiba (Demon Slayer), um dos maiores sucessos contemporâneos, finalizou sua obra recentemente. Uma das autoras de maior sucesso recente, quebrou diversos recordes tanto nas vendas de seu mangá quanto animes. A história da obra acompanha Kamado Tanjiro, um jovem que tem sua familia assassinada por Onis (Demônios devoradores de humanos). Após ver a carnificina, ele nota que sua irmã, Nezuko, está viva, mas ela foi transformada em um Oni, agora ele se torna um caçador e busca uma forma de reverter o status de sua irmã. A história explodiu depois do lançamento do anime produzido pelo estúdio Ufotable, e o filme lançado na sequência quebrou os recordes de Viagem de Shihiro, mostrando a força da obra. Atualmente, ela está sendo publicada no Brasil pela editora Panini e tem o anime disponível na Crunchyroll. Quanto ao final, não se sabe sobre um lançamento oficial no Brasil ainda.

 

 

Espero que tenham gostado, não se esqueçam de apoiar autoras. Sentiu falta de alguma? Com certeza existem muitas, mas com o tempo vamos apresentando todas que for possível. Bem, até a próxima!

 

 

 

 

 

Sobre Victor Nerd 101 70 artigos
Nascido em São Paulo/SP, tem 20 anos e coleciona quadrinhos há quase 10 anos, possuindo uma coleção gigantesca, aficionado desde sempre pelo setor. Atualmente cursa a faculdade de direito e realiza pesquisa em filosofia do direito, além de ser colaborador no NEXP, participar de podcasts e apresentar o programa Angústia Nerd.