Resenha – “Um de Nós Está Mentindo” ou todos, inclusive a autora

O livro foi lançado em 2017 (Foto: Divulgação)
O livro foi lançado em 2017 (Foto: Divulgação)

Na busca por algum livro para retomar a leitura, procurei na lista dos mais vendidos da “Amazon” os títulos sobre mistério. No meio dos clássicos como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, estava o romance de Karen M. McNaus, “Um De Nós Está Mentindo”, lançado em 2017.

Na trama, a clássica história do assassinato “fechado”. Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem. O homicida tem que, por via de regra, ser um dos jovens que estavam na sala. 

Escrito através de cinco pontos de vista diferentes, o nome no início do capítulo indica o eu lírico do momento. Bronwyn, Addy, Cooper e Nate passam para o leitor a sua visão em primeira pessoa sobre os acontecimentos, além das angústias, paixonites e medos dos adolescentes.

O livro é fácil de ler, sem dúvidas. Com linguagem jovem e atual, quando você começa, é difícil parar. Você se envolve no suspense, com curiosidade sobre o desenrolar das investigações e do futuro dos personagens. 

A obra vai virar série da NBC Universal (Foto: Divulgação)
A obra vai virar série da NBC Universal (Foto: Divulgação)

Contudo, conforme as revelações dos segredos vão sendo feitas, a magia vai se findando. A trama mostra ser superficial e previsível, inclusive o final, que supostamente foi feito para surpreender, já que o culpado não é nenhum dos protagonistas. 

O título do livro tem o intuito despistar o leitor, para que este estabeleça desde o início que um dos quatro personagens está mentindo e, portanto, é o assassino. Entretanto, todos estão envoltos em escândalos e mentiras, e o plot se amorna por isso. 

Bronwyn é certamente a principal, já que suas visões aparecem mais, além de ser a única que se envolve romanticamente com outro personagem. Também de forma irreal e rasa, a estudante tem uma história boba e seu grande segredo é resolvido em dois parágrafos. 

Ao finalizar o texto, questionei a mim mesma o porquê desse volume estar entre os best-sellers da Amazon e Saraiva. Cheguei a conclusão que com tantas desgraças acontecendo no mundo real, um pouco de suspense e romance bobo acabam atraindo qualquer leitor meia-boca, assim como eu. 

 

NOTA: ⭐⭐

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*