O Mundial de League of Legends, MSI (Mid Season Invitational), teve seu início na primeira semana de maio. O campeonato, normalmente, é formado por 12 equipes, divididas em três grupos, mas dessa vez a equipe do Vietnã não pôde participar por conta da pandemia, contando então com apenas 11 equipes e um grupo com três equipes. Classificam os dois primeiros colocados de cada grupo.
Os campeões de cada região do mundo participam do campeonato: Royal Never Give UP, Pentanet.GG, Uniforme of Love, Istambul Wildcats, paiN Gaming, PSG Talon, MAD Lions, DAMWON Gaming, Infinity Esporte, DetonatioN FocusMe e Cloud9. A paiN é a representante do Brasil na competição. E hoje vamos comentar como foram os três primeiros jogos da paiN no MSI.
Início
O primeiro jogo foi contra a Istanbul Wildcats, time da Turquia, e podemos ver que eles estudaram os brasileiros, pois baniram campeões da preferência dos jogadores da paiN. E a escolha dos campeões ficou assim para o time brasileiro: Darius (Robo – Topo); Udyr (Cariok – Selva); Aulas (tinowns – Meio); Tristana (brTT – Atirador); e Rell (Luci – Suporte). A esperança do time brasileiro estava nas mãos do Robô, pois ele estava jogando com um campeão assassino na rota do topo, e também, porque o Darius se dá muito bem contra campeões de dano corpo a corpo. E a Istambul Wildcats tinha 4 jogadores com campeões dessa característica.
Logo no início de jogo, com dois minutos, o atirador brTT foi abatido pela bot line inimiga, tomando um combo do suporte e sendo finalizado pelo atirador. E a equipe brasileira, talvez por nervosismo, deu mais abates para equipe turca, por erros de posicionamento ou jogadas erradas. Chegando ao ponto do topo do time turco ter quatro abates, o jogador da selva ter um abate, o do meio também um, e o atirador quatro abates. Enquanto o time todo da paiN tinha somente quatro, mas a reviravolta da paiN começou aos 23 minutos de jogo, quando aconteceu a primeira luta cinco contra cinco do jogo. O time turco foi para cima da equipe brasileira, que estava desfalcada, pois o Robô estava em outro lugar do mapa, e enquanto os times lutavam, robô deu um teleporte para chegar mais rápido para ajudar o seu time. Chegando na luta teve uma performance espetacular, abatendo dois jogadores do time inimigo e tirando uma porcentagem muito alta da vida de um terceiro inimigo, e com isso o time da paiN conseguiu eliminar os cinco jogadores do time turco, a partir daí a vantagem passou a ser do time brasileiro.
Depois dessa luta eles conseguiram pegar um bônus do dragão e o bônus do barão, avançaram as rotas laterais e a central, partindo em direção da base inimiga. Conseguiram avançar até as torres do nexus, quase conseguindo terminar com o jogo, mas alguns jogadores da paiN foram eliminados, e sobrou somente Cariok, que conseguiu roubar mais um bônus do dragão. Quando o time da paiN renasceu foram direto para o barão, pois sabiam que a equipe inimiga não poderia contestar o objetivo, pois precisava proteger a base.
Após comprarem seus itens e conseguirem o bônus do barão novamente, partiram para a base inimiga para finalizar o jogo. O jogo foi finalizado após um ótimo combo do Luci, onde conseguiu travar quatro jogadores em uma de suas habilidades, fazendo com que o time da paiN tivesse a chance de abater todos os inimigos, e foi isso que aconteceu. Deixando o caminho aberto para a vitória brasileira. O MVP do jogo ficou para o tinowns, ele jogou muito bem e só foi eliminado uma vez. Mas dou menção honrosa ao Robo, pois ele fez tudo o que eu tinha me necessitava e esperava da sua atuação, dando muito dano no time inimigo e aguentando muito dano.
Segundo Jogo
Sexta, 7 de maio, a paiN atuou contra a ‘’PSG Talon”, time asiático, não tivemos o mesmo desempenho. O time da paiN tinha uma composição que ficava mais forte ao longo do tempo, com Karma (Robo), Hecarim (Cariok), Ryze (tinowns), Tristana (brTT), e Rell (Luci). Mas cometeu os mesmos erros do primeiro jogo, dando muitos abates para o time inimigo logo no início do jogo. Por conta disso o time asiático ficou muito forte desde o começo, e não cometeram os mesmos erros do time turco no primeiro jogo, dando oportunidades da paiN voltar a ter vantagem. Fazendo com que o time brasileiro não tivesse nem possibilidade de reverter o resultado do jogo. Neste jogo criticaram muito o atirador, brTT, pelo seu desempenho, mas o time todo não teve uma boa performance.
E para finalizar a primeira etapa da fase de grupos, mais uma derrota, desta vez contra a MAD Lions.
A formação do time foi: Camille (Robo); Olaf (Cariok); Zoe (tinowns); Jinx (brTT); e Tahm Kench (Luci). A formação do time estava muito boa, melhor do que a do segundo jogo. Todos os jogadores estavam com campeões que gostam de jogar, a escolha que foi mais diferente foi do Luci, mas foi porque o campeão tem mais recursos para proteger o atirador.
Esse jogo teve um início parecido com os outros dois, o time da paiN deu abates para o time inimigo na tentativa de criar jogadas. E começamos com a luta de segurar o jogo e tentar recuperar a vantagem que demos. Eles focaram muito no Robô, deixando ele muito fraco no começo da jogo, fazendo com que ele não tivesse a mesma efetividade que o topo de time inimigo, e o time da paiN precisava disso.
Com o andamento do jogo, o time da paiN conseguiu recuperar a vantagem dada ao time da MAD, pegando dois bônus do dragão e com roubo do barão, feito pelo tinowns. A partir daí o time da paiN estava igualado, em relação a dano, ao time inimigo, mas ao fazer uma jogada arriscada, tentando ir direto para a base da MAD e levar tudo, enquanto eles faziam o bônus do barão, não contavam que o time inimigo conseguiria retornar tão rápido para a base, conseguindo segurar e eliminar todo o time da paiN. E assim, conseguindo terminar o jogo.
A paiN terminou a primeira etapa com uma vitória e duas derrotas. Não é um resultado tão bom, mas ainda estamos na disputa pela vaga. E conversando com alguns torcedores da paiN e torcedores de outros times, alguns já sem esperança, o que eu pensava era que quase ganhamos do, talvez, melhor time do grupo. Então ainda temos chance, só não podemos mais vacilar.
E após derrota, ainda com um sentimento de “foi quase”, o que chamou atenção dentre os comentaristas da campanha dos brasileiros foi um post n otwitter de Baiano LOL
Mano eu nunca cobrei o Brasil de ser campeão lá fora, eu só queria ver games com vontade e chances de ganhar, e a paiN trouxe isso…
Pra mim os caras representaram e vamo de #GoPAIN
— SA Baiano 🙏 (@baianolol1) May 8, 2021
Acompanho o LoL há cinco anos e todos os anos tivemos campeonatos mundiais, no meio da temporada e no final, e não lembro de ter visto um time jogar com tanta coragem, criando jogadas sem medo. Porque sempre vamos para o Mundial como uma das piores regiões do mundo, os jogadores caem na pressão e nós só apanhamos, em todos esses anos. Se ganhasse dois jogos, era muito. E não vemos isso no time da paiN, eles partem para a cima, mesmo perdendo estou feliz dever um time assim representando o Brasil.
E segunda-feira, dia 10 de maio acontecerão três jogos, para definir quem se classifica. O Brasil está na torcida pela paiN e esperamos passar da fase de grupos dessa vez. Seria histórico!
Comenta aí, o que achou dos jogos? Você acha que a paiN consegue se classificar? Eu acertei o bolão do CBLOL e aposto que a paiN vai se classificar!