Murilo Reuter conta tudo sobre a banda Locomotive no NEXP Podcast

Natural de Curitiba, Murilo Reuter é um multi-instrumentista que hoje mora no Rio De Janeiro, mas sua música já rodou e conquistou todo o Brasil.  O frontman da banda Locomotive, esteve presente no Sinfonexp, programa de conhecimento e cultura musical do NEXP Podcast. 

Disponível: Spotify | Deezer | iTunes/Apple | Google Podcasts E também em outras como: Overcast, Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e Stitcher, totalmente gratuito!

 “A gente tenta fazer nesse projeto um som verdadeiro. Principalmente hoje, uma coisa que soe uma verdade, isso tá um pouquinho carente, se você pegar o cenário musical, existe já um padrão. É legal ter uma receita de bolo, é básico, mas acho que alguns artistas tentam engessar demais eles, e acho interessante você procurar pessoas que exploram o teu melhor.” – afirmou Murilo

A Locomotive repagina grandes sucessos em versões que transitam por gêneros inusitados, o artista já transformou Barões da Pisadinha em R&B e o hino do Flamengo em trap. O projeto musical carioca apresenta, quinzenalmente em sua página no Instagram, vídeos com novas versões de sucessos do mercado da música. 

Murilo Reuter compartilhou com Klaus Simões e Jefferson Vicente, apresentadores do Sinfonexp, momentos de alegria, histórias icônicas e opiniões sobre o cenário brasileiro da música. 

“Até pouco tempo atrás, esse lance de digital para nós artistas, era totalmente obscuro” – comentou Murilo, sobre a transição do momento digital da música nacional. 

Iniciado em 2021, durante a pandemia, a proposta já acumula 10 vídeos lançados. Na última semana, a música escolhida foi “Só Os Loucos Sabem”, sucesso de Charlie Brown Jr, em uma versão pop. Anteriormente, faixas como “Recairei” e “Esquema Preferido”, do grupo de forró Barões da Pisadinha, foram transformadas em R&B. Um dos vídeos mais populares é o hino do Flamengo cantado numa versão Trap.

Encabeçado por Murilo Reuter, a Locomotive nasceu em 2016 e, desde então, já alcançou a trilha sonora da Malhação até live show na casa que pertenceu à cantora Cássia Eller. O álbum de lançamento trouxe nomes como Renne Fernandes, do Hevo 84, e Wilson Sideral, irmão do vocalista Rogério Flausino, do Jota Quest, intitulado “Volúpia” (2017).

“Eu sempre fui muito fã de música brasileira, curtia a galera de bandas dos anos 2000. O que realmente me fez cantar, foram duas bandas, que eu gostava muito e escutava muito, o LS Jack e o Jota Quest.” – Murilo sobre as suas referências e inspirações.

Murilo Reuter, idealizador do projeto, acompanha as redes sociais e as trends e, a partir de alguns vídeos, teve a ideia de repaginar as canções do seu jeito: “Vi muita gente colocando a música original e tocando em cima nos vídeos pelas redes sociais. Então tinha gente tocando bateria, outros faziam beats, mas sempre criando em cima da música original. E, bom, como eu tenho esse lance de sempre querer colocar as minhas características para que soe mais a cara da Locomotive, resolvi recriar as melodias dentro de bases de artistas que eu costumo ouvir. Então é como se o The Weekend, por exemplo, cantasse Barões da Pisadinha”, comentou.

Dentre os cinco anos na música, a Locomotive soma grandes feitos. Logo no início da carreira, o projeto assinou com a gravadora Universal Music, que impulsionou o lançamento do 1º álbum e levou para novos públicos.

O lançamento do álbum, “Volúpia”, trouxe participações como  Renne Fernandes, do Hevo 84, e Wilson Sideral, irmão do vocalista Rogério Flausino, do Jota Quest. Além dos featurings, a faixa “Tudo Outra Vez” fez parte da trilha sonora da Malhação (TV Globo) que chegou a ser interpretada pela atriz Mariana Rios em um dos episódios. 

Em 2019 lançaram a faixa “Antídoto”, pelo projeto Analaga Start, do conceituado produtor Dudu Borges, que traz uma multiplataforma de entretenimento, com áudio e vídeo, envolvendo os maiores artistas do país. Em 2020, Murilo se uniu a influencer e Tiktoker Manozzita e lançou a canção “Se Quiser”, que juntou mais de 35 grandes influenciadores do Brasil para o videoclipe, incluindo Pequena Lo e Vittor Fernando. 

 

No último ano, para o aniversário de cinco anos da Locomotive, Murilo Reuter articulou um live show, gravado diretamente da casa que pertenceu à cantora Cássia Eller, no Rio de Janeiro, fazendo jus às raízes do projeto, que vem da mistura de ritmos favoritos de Murilo:

“Eu amo trilha sonora de novelas, eu ouço muito e acho que minhas músicas são todas baseadas nas minhas experiências, nas minhas vivências e eu uno tudo que amo nelas, seja o Pop Rock, seja as trilhas sonoras, R&B, Black Music e tudo que consumo e que faz parte de mim”.

Para 2022, o músico planeja lançamentos de faixas inéditas e a continuação de vídeos-versão em seu Instagram, transformando músicas em outros ritmos, trabalho que tem rendido ótimo engajamento nas redes sociais. Na expectativa, os lançamentos programados para este ano prometem trazer importantes nomes da música atual como participações.

Sobre o NEXP

O NEXP Podcast entrou em 2022 na terceira temporada de conteúdos inéditos, idealizado em 2019, teve um início promissor e grandes nomes sendo entrevistados e episódios com os temas mais curiosos de diversas áreas de conhecimento. Dentre os programas, o Sinfonexp é o carro chefe da marca, trazendo conhecimento e história da música, entrevistas e homenagens em episódios especiais. O Angústia Nerd traz o antigo nome do NEXP e apresenta o englobamento da cultura pop, geek, nerd e áreas como tecnologia, games e entretenimento e literatura.

Sobre Klaus Simões 440 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.