Há exatos 30 anos, no dia 20 de outubro de 1990 entrava no ar a MTV Brasil. Focada inicialmente na música e no comportamento jovem, a emissora também navegou por outros caminhos ao longo dos quase 23 anos em que esteve no ar, saindo de cena em 30 de setembro de 2013.
Para celebrar essa data, o Sinfonexp realizou uma entrevista com Paulo Marchetti, diretor que trabalhou na MTV entre 1993 e 2000, responsável pela criação de programas como Ultrassom e Quiz MTV.
Paulo também trabalhou na produção dos programas Arquivo MTV, Fúria Metal, apresentado por Gastão Moreira e Casa da Praia, carro-chefe da programação de verão da emissora, além de ter dirigido o Na Chapa e o emblemático Teleguiado, responsável pela consagração de Cazé Peçanha e primeiro programa ao vivo da MTV.
Ao longo da entrevista, Paulo ressalta a importância das pessoas que trabalhavam por trás das câmeras na criação, direção e edição de programas, fala sobre a série de vídeos postados em seu canal no YouTube sobre as três décadas da emissora, projetos especiais que coordenou, entre eles a reedição do Acústico MTV Legião Urbana, gravado originalmente em 1992 e lançado em CD e DVD em 1999, além de curiosidades sobre shows, coberturas, edições do VMB e a relação do canal com o cenário pop-rock brasileiro da década de 1990.
Gilberto Gil, Chico Science e Raimundos na primeira edição do VMB, realizada em 1995. Fotos: Paulo Marchetti.
Além de trabalhar como diretor, Paulo é pesquisador musical e autor do livro Diário da Turma 1976-1986 – A Historia Do Rock De Brasília. É dono do blog Sete Doses de Cachaça, onde escreve desde 2007, tem o projeto Efemérides do Rock Brasileiro, com datas importantes desde o surgimento do Rock no Brasil e prepara um podcast ao lado do ex-VJ Rafael Losso, onde serão realizadas entrevistas com funcionários que passaram pela MTV.
O NEXP Podcast é veiculado nas principais plataformas digitais e esta edição do Sinfonexp está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Anchor.fm.
Para entrar em contato com o NEXP basta enviar um e-mail no podcast@nexpbr.com ou entrar em contato pelo nosso Facebook ou o @nexpbr no Instagram.