Léia Cassol conta todas suas histórias no NEXP Podcast

Você sabe contar histórias? Se essa pergunta não tem respostas para você e é necessário uma inspiração para se espelhar, um nome é o primeiro da lista: Léia Cassol! São mais de 25 anos de carreira e experiência contando histórias, produzindo histórias e escrevendo para um público bem difícil, o infantil. E com mais de 80 obras publicadas, quem conta a história de Léia Cassol? O NEXP Podcast.

O episódio já está disponível nas plataformas de áudio, totalmente gratuito. Escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer |  Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify.

A escritora nascida no Paraná mas que hoje reside no Rio Grande do Sul, é referência em escrever os causos municipais históricos. 

Um livro aberto e uma conversa por mais de uma hora, que rendeu tantas histórias, mas não as que Léia Cassol conta nas escolas e lugares onde vai, mas a história de sua vida, sua trajetória e tudo que a fez ter o sucesso que é hoje. Com seu icônico cabelo roxo, uma marca de Léia, ela está espalhada pelo Brasil. 

“As crianças sempre me perguntam de onde vem a inspiração. E eu digo que não é um raio que cai na minha cabeça, se eu ficar sentada, não vai acontecer nada, ela vem do movimento, de ir e vir, do conhecimento do mundo e de todos os dias dos lugares que eu vou”

Léia Cassol além de compartilhar tudo sobre seu recém lançamento “Quando uma história acorda”, da coleção “A Menina do Cabelo Roxo”, falou sobre sua própria editora, a Editora Cassol com todos os desafios e dificuldades que entrelaçam a criação da editora e um momento difícil da vida da autora. Falando em momentos difíceis, os últimos anos de isolamento, também não foram os mais tranquilos, mas hoje é uma página virada na vida de Léia. 

“As escolas foram pro online e meu livro sempre foi físico. E aí precisei me render, as professoras entraram em contato desesperadas, e aí a editora Cassol deu um jeito bem simples, reorganizou os livros em pdf de maneira acessível e eu comecei a fazer live para ajudar.”

“Às vezes na adversidade, quando a gente pensa que pronto, agora deu… acabou. Você tem que seguir a intuição e fazer o que dá pra ser feito da melhor forma possível com o que você tem. Às vezes para fazer um livro, não coloque empecilhos, a primeira coisa é fazer o texto, porque não é fácil escrever um texto, depois que tem pronto, você vai atrás dos profissionais que vão construir o livro com você, mas o livro sempre vai nascer da história.”

Opinião não faltou no 32º episódio do Angústia Nerd, programa de entretenimento e cultura do NEXP Podcast. Léia Cassol abriu o coração e opinou sobre os movimentos das pessoas em relação à leitura, revelando sua opinião ao apresentador Klaus Simões. 

“São poucas as famílias que tem isso do livro. Se a gente tem um bebe de oito meses, e deixa ele mexer no celular e não oferecer um livro, o que vai ser importante para ele? quais valores que ele vai ter? Faz parte da educação, daquilo que nós direcionamos para nossos filhos. Se hoje isso seguir, cada vez menos o livro vai persistir e aí não adianta dizer que as livrarias estão fechando,sim… mas não tem leitor. É um público específico e esse público está envelhecendo e vai morrer, nós precisamos formar leitores. Não é leitura de facebook e instagram, é livro.”

Quando uma História Acorda

Indicado para crianças da segunda infância, professores e educadores de todas as categorias, Quando uma história acorda encanta pela união da didática e ludicidade. As ilustrações de Vanessa Alexandre reforçam, de forma divertida, o recurso tecnológico e a função da metalinguagem.

FICHA TÉCNICA
Título: 
Quando uma história acorda
Coleção: A Menina do Cabelo Roxo
Autora: Léia Cassol
Editora: Cassol
Ilustradora: 
Vanessa Alexandre
ISBN: 978-65-89214-15-1
Páginas: 24 páginas
Formato: 23×26 cm
Preço físico: R$ 48,80
Link de venda: Editora Cassol

O episódio já está disponível nas plataformas de áudio, totalmente gratuito. Escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer |  Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify.

Siga a Léia Cassol nas redes sociais, Informações acesse o site da Léia Cassol e curta sua página no Facebook.

Sobre Klaus Simões 310 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.

1 Trackback / Pingback

  1. Após quatro anos Bienal do Livro vai acontecer novamente - NEXP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*