Halloween: Confira filmes com temática e a história do dia

O Halloween é um feriado celebrado a cada ano em 31 de outubro, e o Halloween 2021 ocorrerá no domingo, 31 de outubro. A tradição se originou com o antigo festival celta de Samhain , quando as pessoas acendiam fogueiras e usavam fantasias para afastar fantasmas.  Com o tempo, o Halloween evoluiu para um dia de atividades como doces ou travessuras, entalhar lanternas de abóbora, reuniões festivas, vestir fantasias e comer guloseimas.

Este dia marcava o fim do verão e a colheita e o início do inverno escuro e frio, época do ano frequentemente associada à morte humana. Os celtas acreditavam que, na noite anterior ao ano novo, a fronteira entre os mundos dos vivos e dos mortos se tornava obscura. Na noite de 31 de outubro eles celebraram o Samhain, quando se acreditou que os fantasmas dos mortos voltaram à terra.

Quais filmes e séries trazem a temática do dias das bruxas?

Marianne – Netflix

Sinopse: Emma (Victoire Du Bois) é uma escritora que tem sido atormentada por pesadelos com uma bruxa chamada Marianne. A romancista então decide usar seus livros como tentativa de manter a criatura maligna longe, mas percebe que os personagens estão ganhando vida, sendo obrigada a voltar para casa e descobrir o motivo.

O mundo sombrio de Sabrina – série (Netflix)

Sinopse: Prestes a completar dezesseis anos, a jovem Sabrina Spellman (Kiernan Shipka) é obrigada a decidir algo que mudará sua vida para sempre. Ela deve escolher entre o mundo das bruxas e o mundo dos mortais, enquanto luta para proteger a família e os amigos de forças sombrias que os ameaçam. Os amores, a magia e o mundo sombrio estão pelo seu caminho.

Salem 

Sinopse: Ambientada no Século XVII, Salem acompanhará os julgamentos das mulheres acusadas de bruxaria em Salem, Massachussets, em uma grande aventura repleta de acontecimentos sobrenaturais, romance e ação. A série possui a primeira e terceira temporada dublada. Fortes cenas na época da inquisição, a série foi descontinuada, sendo a melhor interpretação de bruxas de toda a dramaturgia.

A Bruxa

Sinopse: Ambientado na década de 1630. O casal William e Katherine levam uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.

Penny Dreadful

Sinopse: Em Penny Dreadful, alguns dos personagens mais famosos e assustadores da literatura mundial – como o Dr. Frankestein e sua criação, o eternamente jovem Dorian Gray e figuras icônicas do romance Drácula – estão todos vivendo nos cantos obscuros da Londres vitoriana. Um thriller psicológico que mescla histórias de terror clássicas e histórias originais num drama inteiramente novo.

Penny Dreadful é a melhor série de terror de todos os tempos (opinião)

Mais sobre o Halloween

Além de causar problemas e danificar as colheitas, os celtas pensavam que a presença dos espíritos do outro mundo tornava mais fácil para os druidas, ou sacerdotes celtas, fazer previsões sobre o futuro. Para um povo totalmente dependente do volátil mundo natural, essas profecias foram uma importante fonte de conforto durante o longo e escuro inverno.

Para comemorar o evento, os druidas construíram enormes fogueiras sagradas, onde as pessoas se reuniam para queimar colheitas e animais como sacrifícios às divindades celtas. Durante a celebração, os celtas usaram fantasias, geralmente consistindo de cabeças e peles de animais, e tentaram dizer a sorte uns dos outros.

Quando a celebração acabou, eles reacenderam as fogueiras da lareira, que haviam apagado naquela noite, na fogueira sagrada para ajudar a protegê-los durante o inverno que se aproximava.

Uma casa americana decorada para o Halloween

 

Sobre Klaus Simões 223 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*