Gunshimth Cats Burst: O mangá que você não sabia que queria

 

Gunshimth Cats Burst é um mangá escrito por Kenichi Sonoda, publicado originalmente entre 1995 e 1996 no Japão e em 2021 no Brasil pela editora JBC, tendo sua conclusão em dois volumes físicos e cinco no formato digital. A história é sequência de um título com o mesmo nome, Gunsmith Cats, porém ainda não foi publicado no Brasil. Esse primeiro ponto é um detalhe importante, pois pode se questionar: Por que publicaram a sequência antes? Bem, não foi revelado o motivo, mas por experiência própria sou capaz de dizer que é possível ler, entender e se divertir sem a história anterior. 

A história acompanha Rally e Minnie, amigas que são donas da loja de armas Gunsmith Cats em Chicago nos Estados Unidos, e além disso são conhecidas no submundo como as maiores mercenárias em atividade no momento. A dupla, junto de diversos contatos e parceiros, atua em trabalhos sujos, desde captura de fugitivos até a resolução de grandes esquemas de corrupção. 

Esse mangá, no primeiro momento, não me chamou atenção, cheguei até a considerar que seria apenas mais uma história datada, mas me enganei. Felizmente a história é mais do que isso. O traço, a princípio, aparenta ser bem datado e genérico, como se fosse uma simples publicação esquecida dos anos 90. Porém, é um engano. O traço, a quadrinização, a narrativa e os diálogos são além de interessantes, muito divertidos, ensinando mais uma vez que não se deve julgar um livro (ou mangá) pela capa. O quadrinho é formado por algumas histórias fechadas, e alguns arcos mais longos, mesmo eles se conectando não aparenta existir uma grande trama mirabolante, o que torna a história divertida, contida e permite que leitores novos não se percam nas referências a fatos anteriores, e aproveitem as aventuras mais leves e curtas. 

 
Além de dinâmica, a história carrega diversas curiosidades sobre armas e carros em seus aspectos mais técnicos (parabéns a quem traduziu e adicionou as notas explicação, eis um herói), tornando o mangá uma aquisição divertida e interessante mesmo para quem não entende muito do assunto. Por possuir diferentes formatos, há um custo benefício muito interessante, que permite o consumidor optar pelo melhor. No formato físico, se tratam de duas edições de quase 500 páginas por R$ 62,90 cada, lembrando que pode ser adquirida na loja da Japorama, mas para quem preferir o formato digital, ele se encontra disponível no formato digital em cinco volumes pelo valor de R$ 12,90 cada. 

A história não é o suprassumo da arte moderna, ela exagera em algumas explicações às vezes, e tem alguns elementos narrativos datados por conta da época de sua publicação original. Contudo, isso não faz o carisma dos personagens e o ritmo alucinante se perderem. Tornando isso, não é um defeito que estraga a obra, mas sim uma exigência quanto à expectativa, para que se aproveite melhor a história.

Falo com propriedade que desdenhei de Gunsmith Cats Burst pela capa e por ser uma sequência sem a história anterior, e posso dizer que estava enganado. Essa obra é divertida e diferente. Ouso dizer que é uma tentativa muito interessante e promissora para títulos fora do padrão aqui no Brasil. Um detalhe importante é que a publicação digital está em um preço acessível, valendo o teste para quem não quiser comprar direto o físico que é quase um tijolo. Tudo isso me leva a crer que Gunsmith Cats Burst é o mangá que eu não sabia que queria, e agora espero e desejo muito a publicação da série original aqui.

Sobre Victor Nerd 101 70 artigos
Nascido em São Paulo/SP, tem 20 anos e coleciona quadrinhos há quase 10 anos, possuindo uma coleção gigantesca, aficionado desde sempre pelo setor. Atualmente cursa a faculdade de direito e realiza pesquisa em filosofia do direito, além de ser colaborador no NEXP, participar de podcasts e apresentar o programa Angústia Nerd.