Jefferson Sarmento, leva folclore de “Terra de Almas Perdidas” ao NEXP Podcast

Jefferson Sarmento

O folclore brasileiro é explorado na sociedade em sua opinião? Isso é um assunto para ser debatido em qualquer lugar e momento, mas se é ou não, o escritor Jefferson Sarmento explora muito bem essa tradição nacional em seu mais novo trabalho: Terra de Almas Perdidas. O livro recém lançado traz uma importante dúvida para seu leitor. O que você sacrificaria para realizar um desejo com o cramulhão da garrafa?

Jefferson Sarmento esteve no NEXP Podcast para falar de carreira, cenário literário e de seu trabalho Terra de Almas Perdidas.

Para escutar este e todos os nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer |  Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify. Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.

Para vender essa história, transformar essa história, precisa entender a história e ter uma boa noção do contexto. Eu me abstenho de participar de leitura coletiva até a parte final do livro, para as pessoas discutirem sem nenhuma interferência.

Expoente do terror nacional, Jefferson Sarmento publica o sétimo livro Terra de Almas Perdidas com referências conhecidas do público brasileiro. A obra é baseada na lenda do “cramulhão da garrafa”, o diabinho capaz de realizar qualquer desejo em troca da alma. O escritor e editor explica a escolha: “assim como vampiros, lobisomens e bruxos que povoam livros traduzidos são reinvenções do folclore de outros povos, temos nossas próprias entidades fantásticas que carregam toda uma gama de possibilidades”. 

Quem é Jefferson Sarmento?

Formado em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Escrita Criativa, o fluminense Jefferson Sarmento é editor da Tramatura, que tem um catálogo de obras de fantasia em formato físico e e-book. Como escritor, envereda por histórias de terror, suspense, ficção científica e fantasia. Já publicou os títulos: “A Casa das 100 Janelas”, “Noites de Tempestade”, “Relicário da Maldade”, “Alice em Silêncio”, “Os Ratos do Quarto ao Lado”, dentre outros. “Terra de Almas Perdidas” é seu trabalho mais recente. 

Terra de Almas Perdidas de Jefferson Sarmento

Em Terra de Almas Perdidas, do escritor Jefferson Sarmento, uma história similar acontece no mundo contemporâneo, com ares de terror, suspense e mistério. 

As primeiras páginas introduzem alguns problemas aos leitores: Jonas Almozart fez um pacto para que Luiza, sua amante, permanecesse viva. O personagem principal, então, retoma todos os acontecimentos do passado que o levaram a estar sem rumo em uma estrada desconhecida, dentro de uma caminhonete com uma mulher que deveria estar morta. 

A partir disso, o enredo mostra a trajetória do protagonista, que está em fuga após cometer um crime e encontra refúgio em um circo na Enseada dos Novenos. Na nova cidade, ele conhece Luiza, que não envelhece há três décadas e é cuidadora de Fausto, um velho de 132 anos. Porém, esse encontro trivial o envolverá na busca pelo cramulhão da garrafa e o fará lutar contra uma perversa mulher idolatrada por muitos cidadãos. 

A gente deveria ter mais histórias fundadas no folclore brasileiro, conhecer melhor os personagens, quando eu comecei a fazer as pesquisas, esbarrei com centenas de personagens, documentadas em regiões diferentes, acho que a gente poderia ter mais obras, tanto da literatura, quanto audiovisual. 

A gente consome tanta história de vampiro, bruxo, de lobisomem, que chega para nós aqui, lá de fora, histórias do cinema ou livros… e o nosso folclore tem criaturas, tem mitos ricos o suficiente para exportarmos isso.

Dividido em seis partes, além do prólogo e do epílogo, o livro ainda conta com ilustrações de personagens e cenas-chave para complementar a leitura. Terra de Almas Perdidas é uma narrativa de fantasia, mas dialoga com contradições, desejos e perversidades comuns da existência humana, como a dificuldade de reconhecer os próprios erros e os limites da ganância e do egoísmo. 

Redes sociais: Instagram | Twitter | Youtube | Site 

FICHA TÉCNICA

Título: Terra de Almas Perdidas

Autor: Jefferson Sarmento

ISBN: 978658565701

Páginas: 552

Preço: R$ 64,90

Onde comprar: Amazon | Tramatura

Jefferson Sarmento - Terra de Almas Perdidas

NEXP

O NEXP é um site de entretenimento, cultura pop, geek e nerd, com foco também em música, literatura e as áreas independentes do jornalismo. Conta com um podcast com os mais variados convidados, para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer |  Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify. Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.

Sobre Klaus Simões 428 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.