Desenhos animados inspirados na cultura asiática

A indústria de animação japonesa é uma das melhores do mundo, e sua cultura serviu de influência para várias animações que fizeram parte da nossa infância e que confundimos com animes.

Jake Long: o dragão ocidental

 Baseado na cultura asiática, em específico a chinesa, “Jake Long: o dragão ocidental” foi criado por Jeff Goodell. A série, exibida pelo Disney Channel, conta a história de um menino de 13 anos que é agora responsável por manter o equilíbrio entre o mundo real e o mágico. 

  Por ser inspirado e  conter vários elementos da cultura asiática, muitos pensavam que o programa era um anime, mas ele foi produzido nos Estados Unidos, por essa razão não é considerado uma animação japonesa. A série estreou em 21 de janeiro de 2005 em todo o mundo. O desenho possui duas temporadas e 52 episódios. 

 

Hi Hi Puffy AmiYumi

  Criado por Sam Register, “Hi Hi Puffy AmiYumi” é um desenho produzido pela Cartoon Network e exibido pela primeira vez em 19 de novembro de 2004. Conta a história de duas meninas que estão saindo em turnê junto com o seu produtor musical Kaz. A série é baseada em uma banda de rock  japonesa de mesmo nome, tanto que elas são responsáveis pela música de abertura do programa.

   Apesar de ser inspirada na dupla japonesa, o desenho animado foi criado e desenvolvido nos Estados Unidos, por isso não é considerado um anime.  

Duelo Xiaolin

  Criado por Christy Hui, “Duelo Xiaolin” é um desenho norte-americano lançado em 1 de novembro de 2003. Já finalizada, a série possui três temporadas e 52 episódios. A história gira em torno de Omi, Kimiko, Raimundo e Clay, que foram escolhidos para juntar os artefatos “Shen Gong Wu” e impedir a feiticeira Wuya de conquistar o mundo. 

   A série foca nas lendas urbanas chinesas e nos ensinamentos do budismo e monges, além de  artes marciais como o Tai Chi. E como os outros programas citados acima, o desenho foi desenvolvido pelos Estados Unidos, por isso apesar da arte e da história, não é considerado anime. 

Três espiãs demais

   Produzida pela Marathon Productions, as “Três espiãs demais” é um desenho francês criado por David Michel e Vincent Chalvon-Demersay, e conta a história de três garotas, Sam, Alex e Clover, que são contratadas por uma agência secreta para combater crimes ao redor do mundo. 

  A série estreou no Brasil em 11 de março de 2002, possui seis temporadas e 156 episódios. Ao contrário dos desenhos animados citados acima, a influência oriental não está na história ou nas personagens e sim na animação, chegando a ser confundido com um anime. 


E aí, qual desses desenhos animados é o seu favorito? Já pensou que algum deles fosse anime? Deixem nos comentários.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*