Cobertura da BGS 2023: Análises, destaques e melhorias da Brasil Game Show

Não há como escrever sobre Brasil Game Show logo que o evento acaba, ou mesmo na semana seguinte, há uma sensação de saudade que o evento deixa e isso não costuma acontecer com outros eventos nacionais. A BGS em questão de conexão com o público, é sim o mais importante evento de entretenimento do país. Pontos positivos e negativos são comuns em todas as realizações de feiras e trazer isso para a realidade é essencial. 

Informações importantes sobre a Brasil Game Show 2023

A Brasil Game Show teve o maior número de pessoas presentes da história do evento, somando visitantes que adquiriram ingressos, credenciados e os que receberam cortesias. Foram 328.503 pessoas em 2023 contra 327.678 em 2022, quando a BGS teve sete dias de duração e até então a edição com o recorde de público da feira.

Algumas pessoas foram surpreendidas dentro do evento com a ausência de grandes nomes dos games como Playstation, Xbox e Twitch e outras sabiam do não comparecimento das empresas, mas mesmo assim foi para entender como seria. 

Qual impacto?

A falta destas empresas causou um impacto significativo nas pessoas, mas será que foi tão intenso assim? Nos últimos anos, vimos apenas barulho, festa, desespero por chamar a atenção e brindes sendo jogados, causando a humilhação do público, isso por parte das três citadas, como já é de costume em grandes estandes. 

Quem sabe essa ausência faça as empresas refletirem sobre a forma que participam e criam experiências para seu público e trazem os jogos como verdadeiros lançamentos e destaques. 

O público sempre aparentava felicidade, estar com pessoas importantes, vivendo o game e sendo ali, elas mesmas, com suas camisetas geeks, cosplays e muito mais, que no dia a dia, há um enorme julgamento sobre as pessoas que apreciam a cultura pop com mais intensidade. 

NEXP na BRASIL GAME SHOW

O NEXP esteve presente em todos os dias de evento realizando a cobertura como imprensa. E todos os detalhes e perspectivas da equipe, foram analisados e comentados durante um episódio gravado in loco, dentro da sala de imprensa da BGS. 

Os comunicadores Klaus Simões, John Veiga, Lígia Nour, Guilherme Enrico e Louis Aleixo, viveram o evento e trouxeram o que gostaram, não gostaram, melhorias, destaques e experiências. 

ÁREA VIP

O excesso de VIP’s foi uma grande reclamação por parte do público geral, algumas pessoas que compraram ingressos, ficaram sem realizar experiências ou notaram que as filas eram maiores e mais demoradas por conta do excesso de VIP’s presentes. A área de mezanino, estava completamente lotada de dancinhas e crianças com credenciais, levantando um ponto: Será que os Vips não poderiam ter credenciais por dias? 

O NEXP realizou um teste com algumas pessoas, trazendo famosos do mundo dos games e as pessoas participantes tentariam acertar. Muitos presentes não sabiam quem eram os citados, todos os Vips não acertaram o nome de Marcelo Tavares, fundador e CEO da Brasil Game Show, alguns deles nem reconheceram como uma pessoa popular. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NEXP (@nexpbr)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NEXP (@nexpbr)

 

Conteúdo

Entre outras centenas de atrações, os visitantes ainda puderam assistir presencialmente aos concertos da Sonic Symphony – os únicos na América Latina em 2023 – e da Video Game Orchestra, conhecer ícones da indústria dos games em sessões de meet & greet e cruzar com mais de 6.500 influenciadores credenciados. Os presentes também puderam torcer para equipes e seus ídolos em campeonatos de esports, além de participar de muitas atividades, como competições diárias de cosplays no palco oficial Cosplay Bauducco e painéis do BGS Talks Record TV.

“Os recordes batidos na edição de 2023 demonstram que a Brasil Game Show é um evento que, com a ajuda de todos os patrocinadores, parceiros e players da indústria, se fortalece e se reinventa a cada ano”, afirma o fundador e CEO da Brasil Game Show, Marcelo Tavares. “Procuramos sempre oferecer uma estrutura que faça aumentar ainda mais a paixão do público gamer pelos jogos, abrindo portas e realizando sonhos de milhares de pessoas apaixonadas pelos games. Foi uma edição inesquecível, e já estamos contando os dias para a de 2024, que acontecerá de 9 a 13 de outubro.”

Imprensa

O NEXP agradece à Drone Comunicação pelo excelente trabalho, à Monster Energy Drink, produção da Brasil Game Show e ao Marcelo Tavares pela confiança em nosso trabalho, pelos esforços apresentados e parceria.

Jornalistas e influenciadores credenciados: Em 2022, foram 7.900 jornalistas e influenciadores credenciados. Em 2023, a cobertura de imprensa foi realizada por mais de 2.350 jornalistas e 6.580 influenciadores, totalizando 8.930 participantes na cobertura do evento nos veículos de imprensa e redes sociais. Pela primeira vez, o Lounge Insider, destinado aos criadores de conteúdo com mais de 1 milhão de inscritos, foi disponibilizado no evento, e recebeu cerca de 900 convidados de mais de 550 canais/perfis.

Em nossas mídias, em breve, novidades sobre a edição de 2024.  A Brasil Game Show se consolida amplamente na frente de qualquer outro evento do Brasil como a maior. Não só no ramo dos games, mas em totalidade do entretenimento e serve de padrão para outras feiras. 

NEXP

O NEXP é um site de entretenimento, cultura pop, geek e nerd, com foco também em música, literatura e as áreas independentes do jornalismo. Conta com um podcast com os mais variados convidados, para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer |  Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify. Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.

Sobre Klaus Simões 428 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.