Reality show é um gênero de programa de televisão que se baseia na vida real. Os acontecimentos retratados no programa e os personagens são frutos da realidade.
A midiatização da interação social, da banalidade do cotidiano, o relato em primeira pessoa dos conflitos, amores, angústias e tensões faz com que o telespectador se envolva com os participantes, criando um caráter semi-testemunhal e de cúmplice.
Diante disso, quem assiste pode mergulhar num universo surreal, divertido, muitas vezes fútil e agradável. No meio de uma pandemia que já dura um ano, a importância de se desligar, nem que seja por poucas horas, faz toda diferença na saúde mental dos que aqui ainda sobrevivem em quarentena.
O Big Brother Brasil 21 mobiliza, todas as noites, cerca de 40 milhões de brasileiros. Contudo, a competição ferrenha, as brigas sobre temas sensíveis a muita gente, como racismo e homofobia, e o estado mental dos participantes podem ser cansativos e, ao invés de entretenimento, o telespectador sente-se fadigado e angustiado.
Pensando nisso, eu, uma ávida consumidora de trash tv, ou seja, os programas considerados “ruins” da televisão, separei outros quatro realitys shows para você se surpreender e se divertir com a realidade paralela da televisão.
1. Bar Rescue
Há 10 anos, Jon Taffer apresenta o “Bar Rescue”, que conta com cinco temporadas. O programa foca no empresário reconstruindo bares decadentes pelos Estados Unidos. A personalidade explosiva de Taffer combinada com proprietários negligentes, arrogantes e que culpam os outros por tudo é o toque especial dessa série. Eu garanto que você vai se absurdar com a situação precária dos estabelecimentos e se impressionar com a mudança que Taffer propõe.
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Onde assistir: Paramount
2. 90 Dias Para Casar
Esse clássico da emissora de tv à cabo TLC acompanha casais de diferentes nacionalidades que tentam decidir se o namoro deve terminar em casamento. Entretanto, eles só têm 90 dias para baterem o martelo e tomarem uma decisão final. Esse é o prazo dado pelo visto “K1”, que dá três meses para os estrangeiros que possuem relacionamento com estadunidenses ficarem no país. São dias que não passam rápido, já que os casais devem aprender a conviver um com o outro, além de eventuais traições, esquemas enganosos para conseguir o “green card”, dramas com filhos e problemas financeiros. Ou seja, um prato cheio de diversão, futilidades e romance.
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Onde assistir: TLC
3. Ink Master
Esse programa é para aqueles que adoram assistir realities de competição. Dave Navarro, músico e artista, é o anfitrião e um dos juízes, ao lado dos talentosos Oliver Peck e Chris Nuñez. São dez tatuadores que competem entre si e cada desafio exige deles criatividade e versatilidade, pois cada episódio é baseado em um estilo diferente. Tradicional americana, pontilhismo, realismo, colorida ou preta e branca, as tatuagens devem agradar os juízes e as telas, que são humanos reais! Para quem é fã desse tipo de arte, é um ótimo programa para passar o tempo.
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Onde assistir: TruTV
4. Floribama Shore
Estreado em 2017, “Floribama Shore” é o primo mais bagaceiro ainda dos icônicos “Jersey Shore”, “George Shore” e “Acapulco Shore”. Gravado em St. Pete Beach, na Flórida, o reality documenta a vida diária de oito jovens durante as férias. Com muito romance, brigas e dramas, não tem como ficar mais superficial que isso. Se você busca aprendizado e conhecimento, esse não é o programa pra você, já que é praticamente nulo nesses dois quesitos. Entretanto, dá para matar a saudade dos tempos de festa pré-quarentena e o entretenimento é certo.
Nota: ⭐⭐⭐
Onde assistir: MTV