Britney Spears se pronuncia sobre sua tutela

britney-spears-se-pronuncia-sobre-sua-tutela

Em fevereiro, o NEXP postou uma matéria explicando sobre a batalha judicial de Britney Spears contra seu pai, Jamie Spears, que exerce sua tutela desde 2008. Uma tutela é quando uma pessoa é considerada incapaz de cuidar de si mesma e um parente pode entrar com um pedido em um tribunal para controlar os negócios dessa pessoa. 

No caso de Britney, um tribunal concedeu ao seu pai os direitos sobre seus lucros e propriedades por causa das crises que sofreu por conta de um divórcio, pela perda da custódia dos filhos e por internações em centros de reabilitação, tudo em 2007. Agora, uma nova fase no caso se desenrola. 

Na quarta-feira (23), a artista depôs durante 23 minutos no tribunal de Los Angeles, Califórnia, para a juíza Brenda Penny sobre os maus tratos sofridos pela tutela. Até então, ela nunca havia comentado o assunto publicamente, somente em audiências fechadas. Dessa vez, ela diz que faz questão de que os registros fossem públicos. As informações foram divulgadas pelo jornal The New York Times. Seguem abaixo alguns trechos transcritos de seu depoimento.

“Eles fizeram um bom trabalho explorando minha vida e a maneira como fizeram minha vida, então acho que deveria ser uma audiência pública e eles deveriam ouvir e ouvir o que tenho a dizer”.

Ela revela que foi obrigada a fazer uma turnê em 2018, teve que trabalhar por mais de 10 horas, sofreu abuso psicológico e físico e confessa que mentiu em outros depoimentos como uma forma de se convencer de que estava tudo bem: 

“E é por isso que estou dizendo isso de novo, dois anos depois. Depois de mentir e dizer ao mundo inteiro ‘Estou bem e estou feliz’. É mentira. Achei que talvez tivesse dito isso, talvez eu pudesse me tornar feliz. Porque eu estive em negação. Eu estive em choque. Estou traumatizada. Você sabe, ‘finja até conseguir’. Mas agora estou dizendo a verdade, ok? Eu não estou feliz. Eu não consigo dormir Estou com tanta raiva que é loucura e estou deprimida. Eu choro todos os dias (…) Senhora, meu pai e qualquer pessoa envolvida nesta tutela e na minha gestão, que desempenhou um grande papel em me punir quando eu disse ‘não’ – senhora, eles deveriam estar na prisão (…)”.

Durante o depoimento, Britney deixou bem clara sua vontade em voltar a ter controle sobre sua vida, suas escolhas e sua fortuna. Ela inclusive revelou que a equipe da tutela não permite que ela tenha filhos:

“Eu gostaria de seguir em frente progressivamente e quero ter o verdadeiro negócio. Eu quero poder me casar e ter um filho. Disseram-me agora na tutela que eu não posso me casar ou ter um filho. Eu tenho um DIU dentro de mim agora, então não engravido. Eu queria tirar o DIU para começar a tentar ter outro bebê. Mas essa suposta equipe não me deixa ir ao médico tirar porque eles não querem que eu tenha filhos, mais filhos. Então, basicamente, essa tutela está me fazendo mais mal do que bem”.

As revelações da artista mostram sua indignação e a situação degradante a que foi submetida por conta da tutela. Após a audiência, o tribunal entrou em recesso, então, até a última atualização desta matéria, não há indícios de como seguirá o processo.

O movimento #FreeBritney clama fortemente para a libertação da cantora e foi levado em conta no documentário “Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela”, do “The New York Times”, agora disponível no Globoplay, que explica a trajetória da artista e todo o caso da tutela.