Se sua vida não é saltar pelos prédios explodindo a cidade fantasiado de morcego você provavelmente já sabe que o Universo Expandido da DC lançou seu mais novo filme, Aves de Rapina (Birds of Prey). O novo longa protagonizado e produzido pela Margot Robbie (Arlequina, repetindo seu papel em Esquadrão Suicida) estreiou no último dia 6 trazendo pras telonas mais uma aventura da personagem, desta vez junto com clássico grupo majoritariamente feminino dos quadrinhos que dá nome ao filme.
Mas afinal de contas, quem são as Aves de Rapina?
As Aves nos Quadrinhos
A primeira aparição do grupo nos quadrinhos foi na série especial Showcase 96 vol. 3, lançada em março de 1996. Criada por Chuck Dixon e Gary Frank, Birds of Prey contava a história de Canário Negro e Oráculo combatendo o crime e perseguindo vilões em Gotham City. A elas uniam-se casualmente outros nomes da DC, como Besouro Azul, Robin e Asa Noturna.
Após Dixon abandonar a história e o título correr o risco de ser descontinuado, Gail Simone assumiu a trama em 2003. Foi ela quem, então, conferiu ao grupo a cara pela qual ficaria conhecida. Caçadora e Lady Falcão Negro foram inseridas como integrantes fixas junto com Canário Negro e Oráculo e a história passou a ter um perfil mais focado em personagens femininas.
Integrantes principais (HQs)
Oráculo (Batgirl) – Barbara Gordon é filha do Comissário Gordon, personagem clássico de Batman. Ela atuava como Batgirl até ser atacada pelo Coringa e perder o movimento das pernas (acontecimentos da animação Piada Mortal). Assim, Barbara assume o pseudônimo de Oráculo e passa a atuar como suporte e hacker e juntamente com Canário Negro funda as Aves de Rapina.
Canário Negro – Dinah Laurel Lance é filha da Canário Negro original da Terra-2, possui grito sônico e domina diversas artes marciais. Nas Aves de Rapina, serve como agente de campo, seguindo os planos (e as vezes entrando em conflito) da Oráculo.
Caçadora – três pessoas já usaram a alcunha de Caçadora. A primeira, Paula Brooks, foi uma super-vilã da Era de Ouro, porém depois foi renomeada como Tigresa. A Segunda, Helena (Kyle) Wayne, era a filha do Batman com a Mulher-Gato da Terra-2 e atuou na Sociedade da Justiça durante a Era de Prata. E por fim, Helena Bertinelli foi a Caçadora filiada às Aves de Rapina, após ser convidada por Oráculo. É uma assassina treinada e possui habilidade em grande variedade de armas.
Lady Falcão Negro – Zinda Blake, ex-aviadora do Esquadrão Falcão Negro durante a Segunda Guerra Mundial é transportada para o futuro, onde descobre ser dona de boa parte da empresa. Proibida de pilotar, ela assume sua identidade secreta e passa a ser piloto e suporte para as Aves de Rapina.
Integrantes secundários (HQs)
Vários outros personagens prestam suporte ao grupo, entre eles:
Mulher-Gato – Selina Kyle, a clássica anti-heroína felina de Batman, já fez participação no grupo nos quadrinhos durante a mini-série Manhunt.
Hera Venenosa – Doutora Pamela Isley, outra personagem bastante conhecida de Batman, também já apareceu nas páginas de Birds of Prey, volume 3 #3. Hera tem o poder de controlar as plantas e hipnose.
Misfit – Charlotte Gage-Radcliffe é uma jovem meta-humana com poderes psíquicos e uma idolatria pela Barbara Gordon. Sua primeira aparição é na Birds of Prey volume 3 #96, volume 1.
Katana – uma assassina perita em espadas, Tatsu Yamashiro estreou em Birds of Prey volume 3 #1. A personagem também esteve no filme de Esquadrão Suicida (2016).
Manhunter – Kate Spencer é uma promotora que cansou de ver criminosos impunes. Usando uma super armadura e armas, Manhunter é conhecida por ser mais violenta que suas colegas. Posteriormente é convidado pela Oráculo para fazer parte definitivamente do grupo. Primeira aparição em Birds of Prey volume 1 #127.
Grande Barda – Barda Free é da raça Novos Deuses do planeta Apokolips e já foi membro do exército de Darkseid. Após se apaixonar pelo filho de Darkseid e fugir para a Terra com ele, Grande Barda se filiou à Liga da Justiça e, posteriormente, agiu em conjunto com as Aves de Rapina. Primeira aparição, Birds of Prey volume 1 #100.
É importante mencionar que a Arlequina nunca fez parte do grupo nos quadrinhos. Nem mesmo a origem da personagem se deu nos quadrinhos, mas em uma animação de Batman de 1992. Apesar de ser apenas uma ajudante do Coringa na ocasião, Arlequina fez tanto sucesso que foi incorporada ao cânone e ganhou diversas versões nos HQs.
As Aves no Cinema
Quem esperava ver a clássica formação das Aves na telona, infelizmente vai se decepcionar. Aves de Rapina (ou Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa) foi inicialmente proposto por Margot Robbie ainda em 2015 e a princípio seria um filme solo da palhacinha. Com a maturação da ideia, foram inseridas as outras personagens, como Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell, True Blood) e a Caçadora (Mary Elizabeth Winstead, Scott Pilgrim Contra o Mundo). Nem Oráculo nem Lady Falcão Negro aparecem no filme.
O elenco ainda conta com Rosie Perez (Homens Brancos Não Sabem Enterrar) como a policial Renee Montoya; Ella Jay Basco (Grey’s Anatomy) como Cassandra Cain e Ewan McGregor (Star Wars Episódios I, II e III) como vilão Máscara Negra. A direção é de Cathy Van, que conta com elenco e produção majoritariamente femininos. Afinal, o sentido deste filme é exatamente este: tratar da emancipação feminina (simbolizada pela Arlequina e sua relação tóxica com o Coringa) aos personagens masculinos.
Sinopse
Na trama, narrada pela própria Arlequina, a menina Cassandra Cain rouba um diamante e tem sua cabeça colocada a prêmio pelo mafioso Máscara Negra. Em meio a sua luta pessoal para se livrar de seus sentimentos pelo Coringa, Arlequina acaba com a missão de resgatar o diamante, mas acaba se unindo a Caçadora e Renee Montoya na tentativa de salvar Cassandra.