Quantas vezes por curiosidade você pesquisou uma banda de rock ou indie em espanhol e não achou nada verdadeiramente interessante, ou melhor, algo que não seja dos anos 90? A banda Venezuelana que vem conquistando o mundo em seu mais puro e sincero espanhol são os Los Mesoneros, uma das melhores bandas de rock latino dos últimos tempos. O trio lançou seu 4º álbum de estúdio, o aguardado “Nuestro Año” e é dele que vamos falar agora.
Los Mesoneros formado por: Luis Jimenez (Vocais e Guitarra), Juan Sucre (Guitarra) e Carlos Sardi (Teclados). Andrés Sucre (Bateria) é hoje um membro adicional, é um dos fundadores.
Nuestro Año, Los Mesoneros
O álbum chega em um momento de ápice da banda, venezuelanos que conquistaram cada canto por onde passaram e com o streaming de áudio, o sonho se torna cada vez mais possível. Os singles divulgados já davam um norte de como seria o trabalho e se criou uma expectativa muito grande após alguns anos do melhor álbum da banda ser lançado, “Pangea” (2019), após cinco anos, Nuestro Año é recebido de forma ansiosa. A demora se dá por conta do multi-instrumentista Luis Jimenez trabalhar em seus outros projetos musicais.
Singles de Nuestro Anõ
As canções “Más Tuyo” foi lançada ainda em 2023 e tornou-se o grande nome do disco, sendo a melhor música mesmo após a audição de todas as outras. Uma das melhores músicas de toda a carreira da banda, com seu instrumental em violinos e combinação do clássico com o rock. “El Puesto Es Mío”, “Tu Cancíon” e “Su Lado de La Cama” foram os outros singles, parecendo que o álbum poderia seguir rumos medianos para ruim, dado que já no single temos a pior música do álbum: Tu Canción.
Destaques de Nuestro Año
Um álbum cativante, dançante em sua medida certa e também com as tradicionais “baladas” para reflexão de apaixonados ou choro dos desiludidos, Nuestro Año é para todos os públicos amantes de um bom indie e rock, é diferente de qualquer outro álbum em espanhol, ele começa bem e termina bem, claro que poderia terminar com uma canção mais agitada, mas faz todo sentido começar com “Nuestro Año” e terminar em “Deciembre”, último mês do ano. Por isso o álbum é muito bom, ele conta uma história em suas letras e também em sua construção.
O álbum Nuestro Anõ vem depois de trabalhos incríveis como: Pangea de 2019, Caiga La Noche de 2017 e a estreia com Indeleble de 2011. E mostra claramente uma imensa evolução musical do grupo. As turnês pelo mundo mostram como cada bom trabalho tem levado a banda a voos maiores, mas ainda é necessário um show no Brasil.
O trio Los Mesoneros sem dúvidas será indicado ao Grammy Latino, pois sua qualidade está impecável e um álbum que pude não gostar de uma canção ou outra, mas é sinônimo de qualidade e um trabalho árduo para atingir uma qualidade sem igual. Parabéns a banda pela dedicação e entregar músicas de tanta qualidade em um momento difícil para a música universal.
Crítica
É claro que temos que listar também a parte que não foi tão bem recebida, como a música “Tu Cancíon” que particularmente soa chata e cansativa, “No Terminamos de Terminar” feat Big Soto e
Su Lado De La Cama, foram as canções com menor nota, mas não prejudicam a construção geral do álbum que recebeu nota 7 em sua média total de qualidade. A banda Los Mesoneros é considerada em diversos estilos musicais e gêneros, um deles? O POP, mas precisam tomar cuidado ao entrar demais no Pop e deixar o indie latino de lado, não é o que aconteceu em Nuestro Anõ, pois as músicas do álbum são de maioria Rock e Indie, mas as menos quistas são Pop rock.
A música “¿Qué Hora Es Allá?” é um grande destaque, dona de um instrumental transitivo entre violão e guitarra, acústico e intenso, uma das melhores músicas do disco. “Despídete Bien” uma música solta lá em 2022 foi adicionada ao disco, canção excelente, mas o outro grande destaque é “Ingenuo”.
Considerações sobre Nuestro Año
Melhor música: Mas Tuyo
Pior Música: Tu Canción
Destaque: Ingenuo
Melhor instrumental: ¿Qué Hora Es Allá?
Informações: 12 músicas e duração total: 37:37.
Selo: SR Records
Classificação do álbum: 7️⃣
• Avaliações
- Nuestro Año, feat Caloncho 7️⃣
- Dos 6️⃣
- ¿Qué Hora Es Allá? 7️⃣
- Cumpleãnos 6️⃣
- El Puesto Es Mío 6️⃣
- No Terminamos de Terminar, feat Big Soto 5️⃣
- Su Lado De La Cama 5️⃣
- Más Tuyo 🔟
- Ingenuo 7️⃣
- Tu Canción 4️⃣
- Despídete Bien 9️⃣
- Diciembre 6️⃣
Método de análise
Todos os álbuns são escutados ao menos duas vezes e é feita uma análise de notas, indo de 1 a 10. Todas as faixas iniciam com nota 10 e podem manter a nota ou abaixar até beirar o zero.
Escala de notas utilizadas:
- 10 – Perfeito
- 9 – Excelente
- 8 – Muito Bom
- 7 – Bom
- 6 – Razoável
- 5 – Mediana mas ainda com alguma observação de qualidade
- 4 – Poderia ser melhor
- 3 – Fraco
- 2 – Ruim
- 1 – Muito Ruim
Responsabilidade Social
O NEXP abre espaço para profissionais de comunicação e jornalistas independentes expressarem de forma livre, suas opiniões, não remunera seus colaboradores e também não cobra publicações. As opiniões aqui escritas, são de responsabilidades exclusivamentes de seus escritores, sendo o NEXP, isento de punições legais.
NEXP
O NEXP é um site de Cultura Pop e Geek, focado no entretenimento com foco também em música, literatura e nas áreas independentes do jornalismo. Conta com um podcast com os mais variados convidados, 3 milhões de plays e episódios exclusivos. Para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e ouça grátis: iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer | Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify.
Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.
Siga o NEXP nas redes sociais
@nexpbr no instagram e linkedin: clique aqui