“Gokushufudou” é uma adaptação de mangá do mesmo nome cuja história se foca em Tatsuo, o imortal, um ex-Yakuza que, após uma longa vida de violência, decidiu se tornar um dono de casa. Sua esposa que trabalha como designer deixa o lar sob seus cuidados, e a história se desenvolve em curtas desse dono de casa lidando com o cotidiano e consequências de seu passado.
Originalmente, foi publicado em mangá e, em abril de 2021, teve seu anime lançado na Netflix. No decorrer de cada episódio, são contadas diversas histórias curtas, sendo cada uma a adaptação de um capítulo do mangá. De começo, a animação gera estranheza, principalmente para quem já vê anime, por conta de ser basicamente um quadrinho animado no sentido mais puro da palavra. Contudo, o anime ainda assim é muito bonito e, depois que você se acostuma, é capaz de nem notar mais.
Uma curiosidade que merece atenção é de que esse modo de animação foi uma escolha baseada em orçamento, mas, segundo o diretor, uma decisão artística. Considero questionável, e ainda assim não reclamaria de uma animação fluída.
O humor da série se foca em geral na quebra de expectativa e serve muito bem como uma daquelas animações que ajudam a desligar do mundo e permitem rir de modo descompromissado. Cada personagem que surge é bem escrachado e exagerado, mas isso funciona e cada parte do roteiro faz com que o protagonista ganhe cada vez mais o seu afeto, o tornando não apenas engraçado, mas também carismático.
O passado de Tetsuo é um aspecto recorrente da narrativa e observar sua mudança é algo interessante, que torna o personagem muito legal. Junto de sua esposa que é totalmente pirada, também se vê um clima legal e divertido que permite cenas muito engraçadas e fofas.
Em geral, a narrativa se foca em um estilo de humor “no-sense” com grandes exageros e diversas referências à cultura da máfia japonesa, isso enriquece a experiência, mas pode afastar um público menos entrosado com o tema, e pior do que não entender a piada é precisar pesquisar para entender. Falar que o público desse anime seria nichado é estranho, mas vale ressaltar que ele não visa o grande público.
“Gokushufudou” é um anime muito bom para relaxar e ter boas risadas. Se você for capaz de ignorar a animação pouco fluída, a experiência será ainda mais rica. O roteiro e as narrativas são o cúmulo do non-sense, mas não apelam para algo que quebraria a própria verossimilhança da história. Infelizmente, ainda não temos o mangá aqui no Brasil e o live action da obra também não está disponível em nenhum streaming oficial. Atualmente, a Netflix publicou os primeiros cinco episódios com previsão de lançamento de outra temporada.