A Escavação: O drama histórico que conta a descoberta de um tesouro nacional britânico

Entre os top 10 filmes que completam a disputada lista da Netflix, nesta semana está entre os destaques o longa “A Escavação”.

Filme “A Escavação”, disponível na Netflix

Em exibição desde 29 de janeiro, o filme já alcançou o top 3 da plataforma. O fato curioso, além de se tratar de um drama histórico, é que o longa é uma das poucas produções – entre três – que ocupam o topo da lista do entretenimento preferido dos usuários nesta semana. 

A Escavação, como já diz o nome, conta a história de uma das descobertas mais importantes do Reino Unido. Era 1938, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, quando a viúva Edith Pretty contratou o escavador Basil Brown para explorar suas terras.

A história de vida de Edith é peculiar. Após ser pedida em casamento não menos do que 15 vezes, a personagem principal da trama se casou com seu então companheiro, Frank Pretty, com quem teve o pequeno Robert.

Depois de casados, o casal decidiu se mudar para Sutton Hoo, onde sabiam que o local era um antigo cemitério de dois povos medievais. Foi apenas anos mais tarde, com a morte de seu marido Frank, que Edith decidiu iniciar as escavações.

Como relatado no filme, o início dos trabalhos não foi fácil. Após um tempo de procura, foi que Brown finalmente conseguiu encontrar o verdadeiro tesouro: um barco funerário algo-saxão, mas não demorou para que um grupo de arqueólogos entrasse na história, tirando a descoberta das mãos do escavador. 

A recuperação do barco ficou ainda mais importante após a descoberta de uma grande quantia de ouro em uma câmara mortuária dentro da embarcação.

Lily James como Peggy Piggot, arqueóloga responsável pelo livro “A Escavação”

Dentre os personagens, além de Brown e Pretty, destaca-se também Peggy Piggott. Além da cena na qual a arqueóloga encontra o primeiro pedaço de ouro, ela também foi responsável pela publicação da história.

O filme, lançado apenas este ano, foi inspirado no livro de mesmo nome escrito por John Preston. O que poucos sabem é que, na verdade, Preston é sobrinho de Piggott. Ao saber da descoberta na qual a tia fazia parte, o escritor decidiu relatar a história da escavação que mudou a história da Grã-Bretanha.

Com cerca de 1h52min, o drama histórico traz o reconhecimento merecido aos nomes de Basil Brown e Edith Pretty, que foram apagados da descoberta desse patrimônio histórico britânico. 

A importante contribuição da dupla foi reconhecida apenas recentemente, onde o nome dos dois permanece ao lado da exposição permanente do barco no Museu Britânico, para onde o patrimônio havia sido doado. 

Mesmo após mais de 80 anos da primeira descoberta, Sutton Hoo é até hoje um dos principais centros de exploração do Reino Unido.

A manutenção das pesquisas de campo no local traz à tona um dos discursos tratados durante a trama: a herança humana. Assim como Brown (que herdou o legado das escavações de seu pai, tendo este aprendido com seu avô), a procura por novas descobertas que possam ajudar a conhecer nossos antepassados percorre de geração em geração.

Ralph Fiennes como Basil Brown, o escavador responsável pela descoberta de Sutton Hoo

No entanto, o longa não teria feito tanto sucesso se não fosse pelas atuações impecáveis dos atores. Os protagonistas, Ralph Fiennes, Carey Mulligan e Lily James, conseguiram dar o toque que faltava no drama.

A respeito dos dois primeiros, o casal também soube trazer os elementos de um típico romance britânico. Ao passo que o longa caminha para um romance discreto entre os personagens, com troca de olhares, o cuidado e a atmosfera levemente tensa, o telespectador é surpreendido no meio do enredo, quando a trama passa a dirigir seu foco para a descoberta arqueológica, transformando o filme em uma reflexão sobre o legado humano. 

Outro aspecto que torna o filme tão real é a fotografia de Mike Eley. Os planos distantes escolhidos para compor a cena com a junção de uma paleta de cores pálidas dão vida ao filme. Assim como na cena do início das escavações quando o personagem de Brown está retirando a terra em contraste com o sol traz uma atmosfera poética ao filme. 

Assista ao trailer do “A Escavação”, disponível na Netflix: