Jose Mojica Marins nos deixou em 2020, mas seu personagem, Zé do Caixão, aparentemente não! Uma das principais figuras do cinema brasileiro, considerado precursor dos filmes de terror nacional, Zé do Caixão conquistou fama nacional e internacional, e esta semana, o site Screendaily confirmou que Elijah Wood (ele mesmo, o Frodo de ‘O Senhor dos Anéis’) irá trazer Zé do Caixão de volta aos cinemas com dois filmes inéditos.
A SpectreVision, produtora de Elijah Wood, assinou contrato com a One Eyed Films, empresa do Reino Unido que detém os direitos do Zé do Caixão, ou “Coffin Joe” (nome que recebeu mundialmente), para produzir os novos reboots do personagem, com, segundo eles, “uma versão mais popular, acessível e atualizada do antagonista”.
“Os reboots serão fiéis ao público que já conhece o Zé do Caixão, mas apresentando o personagem para um público novo e mais amplo”, destacou a One Eyed Films.
Mas se engana quem pensa que as novidades param por aí! As duas produções serão distintas entre si, inclusive nas suas nacionalidades! Isso porque o primeiro longa será uma produção estaduniense e a produtora SpectreVision deve trazer como diretores a dupla Josh C. Waller (‘Obsessão Perigosa’) e Daniel Noah (‘Max Rose’), mostrando o personagem fiel ao público dedicado do Zé do Caixão, mas o também apresentando para novos públicos, segunda a declaração de Noah, “Zé do Caixão é um bicho-papão icônico e indelével que merece ser reimaginado para nossa cultura contemporânea. Estamos ansiosos para criar um novo filme que captura a arte sombria da criação singular de Marins para nosso mundo moderno”.
Por sua vez, o segundo projeto será um longa em espanhol, escrito pelos cineastas Adrian Garcia Bogliano (‘Eu Vi: América Latina’) e Lex Ortega (‘México Bárbaro’), que dirigirá o filme e será o responsável por inventar uma história mexicana para o personagem buscando retratar as analogias culturais entre Brasil e México, mas criando uma nova abordagem. Atualmente essa produção está em fase de roteiro.
Quanto ao Zé do Caixão, torcemos para que seu retorno ao cinema aumente a popularidade do personagem brasileiro e que ajude a matar um pouco da saudade deixada por Jose Mojica em seus fãs…