Sword Art Online Progressive: Ária de Uma Noite Sem Estrelas estreia em março

A Aniplex of America e a Funimation anunciam a estreia do filme Sword Art Online Progressive: Ária de Uma Noite Sem Estrelas (Sword Art Online the Movie -Progressive- Aria of a Starless Night), em salas de cinema do Brasil e de outros países latino-americanos, a partir do dia 10 de março. Lançado originalmente no Japão, em 30 de outubro de 2021, o longa entrará em cartaz no País com legendas e dublagem em português.

Distribuído pela Funimation, em parceria com a Aniplex of America, o filme tem duração de 97 minutos (1h37). Sword Art Online Progressive: Ária de Uma Noite Sem Estrelas é dirigido por Ayako Kono, com produção de animação assinada pela A-1 Pictures, e se baseia no romance original de Reki Kawahara (intitulado Dengeki Bunko).

O filme do gênero ficção científica promete muita ação e aventura. Começa revisitando o início da série Sword Art Online, quando participantes de um jogo se veem presos no ambiente do Sword Art Online, mais conhecido como SAO, o primeiro Game de Realidade Virtual para Múltiplos Participantes (VRMMORPG) a existir na saga. O longa conta a história sob o olhar da personagem Asuna, que sofre com aquele novo mundo e com um encontro repentino com Kirito. O filme traz ainda um personagem novo e misterioso: Mito, colega de classe que apresenta Asuna ao SAO.

Sinopse oficial de Sword Art Online Progressive: Ária de Uma Noite Sem Estrelas

Esta é uma história do tempo em que Asuna e Kirito ainda não eram conhecidos pelos respectivos nomes “Lightning Flash” e “The Black Swordsman”.

Quando Asuna Yuuki usa o NerveGear (sistema de imersão completa) pela primeira vez, ela é uma estudante do terceiro ano do ensino fundamental que não havia sequer tido contato com um game online. Na saga, o primeiro Jogo de Realidade Virtual para Múltiplos Jogadores (VRMMORPG), chamado Sword Art Online (SAO), é lançado oficialmente em 6 de novembro de 2022. Seus jogadores, ainda eufóricos ao entrar no game, só percebem que ficaram presos quando o Game Master os impede de  encontrar uma saída. O Game Master lança ainda um alerta: “Não se deve brincar com este jogo.” Em outras palavras: se um jogador perde a vida no game, morre também na vida real.

Diante do aviso, todos entram em pânico e o caos se instala. Uma das participantes é Asuna. Apesar de ainda desconhecer as regras daquele mundo, ela decide conquistar Aincrad, um castelo flutuante feito de ferro, cujo pico é muito alto e impossível de se avistar. Com o passar do tempo, Asuna tem um encontro inesperado. E, logo após, vem uma despedida…

Embora totalmente à mercê daquela realidade, Asuna luta arduamente até que, de repente, depara-se com Kirito, um espadachim frio e distante…

Para saber mais sobre Sword Art Online Progressive: Ária de Uma Noite Sem Estrelas, acesse a Funimation no TwitterInstagramFacebook YouTube.

Elenco oficial de dublagem (vozes em japonês e português):

  • Kirito: Yoshitsugu Matsuoka (japonês); João Vieira (português)
  • Asuna: Haruka Tomatsu (japonês); Bruna Nogueira (português)
  • Mito: Inori Minase (japonês); Tatá Guarnieri (português)

Além dessa estreia nos cinemas, a Funimation também anuncia a chegada do filme Sword Art Online The Movie Ordinal Scale (2017) ao seu serviço de streaming, a partir de amanhã, 9 de fevereiro, com legendas e dublagem em português.

Is There an After Credits Scene in the SAO Progressive Aria Movie?

Trama

Em 2022, o mundo da realidade virtual é sacudido com a chegada de um invento criado por um programador genial, Akihiko Kayaba. O chamado NerveGear é um sistema de imersão completa que proporciona infinitas possibilidades aos Jogos de Realidade Virtual para Múltiplos Jogadores (VRMMORPG). Em 2026, um novo dispositivo, o Augma, é desenvolvido para competir com o NerveGear e seu sucessor, o Amusphere.

Ao contrário dos sistemas anteriores, o Augma não conta com a função de imersão completa. Ele se utiliza da Realidade Aumentada (RA) para que os jogadores entrem no ambiente do game. Por ser seguro, fácil de usar e permitir que os participantes estejam conscientes enquanto jogam, torna-se um sucesso de vendas. O jogo mais popular a utilizar o sistema é o Ordinal Scale (também conhecido como OS), um ARMMORPG desenvolvido exclusivamente para o Augma.

Por fim, Asuna e sua turma jogam OS já há um tempo, quando Kirito decide fazer parte do grupo. Todos estão prestes a descobrir que o Ordinal Scale não se trata apenas de um jogo ou diversão.

Sobre Klaus Simões 457 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.