Senac São Paulo na Brasil Game Show 2025

Entrevista Senac na BGS
Beatriz Blanco (Senac) durante entrevista - Foto: Daniel Dominguez

O mercado de trabalho na área de games no Brasil segue em plena ascensão, impulsionado por um consumo expressivo: 82,8% dos brasileiros têm o hábito de jogar, com destaque para a geração Millennials (49,4%), segundo a Pesquisa Game Brasil. Essa alta demanda reflete diretamente na procura por profissionais qualificados em programação, arte digital e gestão de projetos, consolidando a indústria de jogos como uma das mais promissoras do país.

Atento a esse cenário, o Senac São Paulo marcou presença na Brasil Game Show (BGS) 2025, realizada de 9 a 12 de outubro, no Distrito Anhembi, na capital paulista. A instituição levou ao evento o resultado do trabalho de seus estudantes, incentivando a criação de jogos autorais e o uso de tecnologias de ponta em suas formações.

Senac na Brasil Game Show

Durante a cobertura da BGS 2025, o NEXP também conversou com Beatriz Blanco, coordenadora dos cursos de Jogos Digitais e Produção Multimídia do Centro Universitário Senac São Paulo. Doutora em Ciências da Comunicação e integrante do CULTPOP – Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias, Beatriz é referência em estudos sobre games e cultura digital. Além de professora e pesquisadora, ela atua como produtora de conteúdo voltada à cultura pop e aos jogos eletrônicos.

Durante a entrevista, a coordenadora destacou a importância da formação acadêmica na construção de um mercado de games mais diverso, ético e criativo, reforçando o papel do Senac na promoção de um ecossistema que valoriza inovação e responsabilidade social.

Durante o evento, o público pôde interagir em oito estações de jogos desenvolvidos por alunos dos cursos técnicos e de graduação. As experiências incluíram realidade virtual, impressoras 3D em funcionamento, e demonstrações tecnológicas que mostraram de perto o potencial da nova geração de criadores. A Editora Senac São Paulo também marcou presença, com um catálogo de obras voltadas à área de Tecnologia da Informação e à formação profissional.

Preconceito no setor gamer

Apesar da força e do crescimento econômico da indústria, o preconceito ainda é um desafio enfrentado por quem escolhe a carreira de games. Muitos estudantes relatam que o curso ainda é visto por parte da sociedade como um passatempo, sem o devido reconhecimento da complexidade técnica e criativa envolvida no desenvolvimento de jogos.

O futuro da animação em pauta

Durante a BGS, o Senac também aproveitou o momento para celebrar o Dia Internacional da Animação, comemorado em 28 de outubro, destacando a relevância dessa arte dentro da indústria dos jogos. A animação está presente em todas as etapas da criação, desde a modelagem de personagens até as cutscenes que enriquecem a narrativa.

Em sintonia com essa data, a instituição realizou o Anima Senac, um evento especial voltado ao público interessado em conhecer mais sobre o universo da animação. A iniciativa foi promovida em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), e reforçou o compromisso do Senac em fomentar novas gerações de artistas e profissionais criativos no país.23

Quer saber como foi a Brasil Game Show 2025?

NEXP

O NEXP é um site de Cultura Pop, Geek e entretenimento com foco também em games, música, literatura e nas áreas independentes do jornalismo. Conta com um podcast com os mais variados convidados, com mais de 5,5 milhões de plays e episódios exclusivos. 

NEXP nas redes sociais 

Sobre Klaus Simões 492 artigos
Jornalista pela FIAM, Técnico em Comunicação Visual pela Etec de São Paulo, especialista em coberturas de eventos, esportivas e musicais, geek e alternativo. Responsável pelo NEXP Podcast.