Prontos ou não, vamos descobrir o que teve de melhor na música este ano? Os melhores álbuns de rock de 2022 podem gerar dúvidas, mas se você ainda não ouviu, pare tudo e vamos nessa.
Todo ano que se encerra, chegam com este final, as retrospectivas e apontamentos do que foi bom ou ruim durante este ano todo. Alguns anos são bem fracos de lançamentos e você fica por horas caçando o que ouvir, cansado da mesma playlist e já sabe tudo até na ordem aleatória.
E aqui vai um grande aviso! Em 2022 tivemos álbuns maravilhosos, muito mais do que apenas 10 produções escolhidas como protocolo, mas isso significa que 2023 não será um ano “pure rock and roll” com mega lançamentos, já que em um mesmo ano, tantas produções foram lançadas em conjunto, devido muitos deles, atrasarem tours por causa da pandemia.
O Slipknot chamou a atenção da mídia com “The End So Far”, álbum lançado após anos sem novidades. O Rammstein teve seu lançamento “Zeit” mas ambos não alcançaram a lista. E o Skillet com Dominion, não empolgou.
Antes… que tal relembrar o ano musical de 2022 na retrospectiva do NEXP Podcast?
Os destaques
Antes de listarmos os Top 10, é necessário listar quem ficou de fora do topo, mas precisa de um merecido destaque. O Papa Roach lançou o álbum Ego Trip em 2022, mas não conseguiu emplacar um disco com mais de 5 músicas boas, a qualidade aumenta neste trabalho, mas ainda faltam detalhes para alcançar o olimpo.
E quem diria que um rapper faria um álbum de rock com indicação ao Grammy, além de vencer outros prêmios. Machine Gun Kelly iniciou uma nova fase com seu pesado “Mainstream Sellout”. Um bom álbum, que ficaria em 11º caso a lista permitisse.
A lenda do rock, Billy Idol, lançou um EP com quatro músicas, o imponente “The Cage” traz toda qualidade e vitalidade do astro. Idol se apresentou no Rock in Rio em setembro e em São Paulo em show exclusivo, apesar de críticas, mostrou a força e influência sobre diferentes gerações. A música “Cage” vem acompanhada de um clipe incrível e “Running From The Ghost” traz o clipe com trechos da apresentação no Brasil.
Os dez melhores álbuns de 2022
Agora chegamos ao momento que todo mundo esperava, hora de mostrar que o rock não morreu e nunca morrerá. Lançamentos que se destacaram pela excelência e qualidade do puro, bom e velho rock and roll.
10º Sleeping With Sirens
Complete Collapse
Sexto álbum de estúdio da banda, o Sleeping With Sirens lançou “Complete Collapse” como a comprovação de que o screamo ficou no passado e o foco é o rock para todos os públicos. Músicas que impactam pela qualidade vocal, desta vez limpa na maioria das vezes e com gutural entendível, Kellin Quinn e sua banda mostram que é possível mudar dentro do gênero. O lançamento foi feito em 14 de outubro.
09º Bullet For My Valentine
Bullet For My Valentine (Deluxe)
Qualidade e precisão, assim podemos definir os últimos três álbuns do Bullet For My Valentine, uma re-adaptação ao heavy metal que a banda fez, levando 10 anos para angariar novos fãs, os galeses entregaram um disco que leva o nome do grupo.
O álbum “Bullet For My Valentine (Deluxe)” traz a história da banda como sonoridade, um som intenso, pesado e que foi lançado em novembro de 2022, após a apresentação da banda no Rock in Rio, dando indícios de uma nova turnê mundial. O disco é um trecho de cada álbum, cumpre as expectativas, mas talvez a semelhança com outros trabalhos, não deixa o disco, apesar de ser muito bom, avançar posições.
08º Ghost
Message From The Clergy e Impera
Sim, foram dois álbuns no mesmo ano. Uma banda que causa estranheza até mesmo para os fãs do rock mais pesado, o Ghost se destaca mais uma vez por suas polêmicas letras, mas dessa vez suavizando a sonoridade e impactando nas impressões “ocultas” dentro das músicas.
A banda lançou em 2022, dois álbuns de estúdio, Impera, disco lançado em 11 de março deste ano, divide opiniões dos fãs como um dos melhores produtos já feitos pela banda. Em 12 de setembro de 2022, o Ghost lançou seu outro trabalho, ainda melhor que o primeiro, “Message From The Clergy”, uma afronta às religiões e com mensagens fortes, mas significativas para reflexão.
07º Fire From The Gods
Soul Revolution
Uma banda que está em constante crescente, desde seu início em 2015 e seu primeiro lançamento em 2016 com o disco “Narrative”, o majestoso álbum de 2019 “American Sun” e chegamos ao novo álbum: “Soul Revolution”, lançado em 28 de outubro.
O novo trabalho mostra o caminho que a banda deseja seguir, colocar a voz no mundo e mostrar posicionamentos e questionamentos sociais e do próprio grupo, sobre o mundo. A banda aposta em uma mescla rapper e alternative reggae, utilizando as principais inspirações e referências. O disco possui uma pegada de intensidade e ritmo. Fire From The Gods é uma das maiores apostas do novo rock.
06º Sabaton
The War to End All Wars
Este não é um dos melhores álbuns do Sabaton, mas é um dos melhores do ano. A banda esteve novamente presente em uma viagem imersiva à primeira guerra mundial. Uma sonoridade um pouco alternativa ao que o Sabaton vinha fazendo em seus últimos dois trabalhos.
The War to End All Wars foi lançado em 04 de março de 2022 com a proposta de encurtar os lançamentos e ter uma sobra para descanso. O Sabaton vem de um período sem descanso antes da pandemia. O disco possui um review completo que pode ser visto clicando aqui, trazendo as devidas explicações da posição que ocupa.
05º Alter Bridge
Pawn & Kings
Após alternar em um trabalho bom e um mediano, sendo o último disco “Walk the Sky” mediano/baixo, o Alter Bridge volta com um trabalho excelente, re-ativando todas as essências metaleiras da banda. Lançado em 14 de outubro, Pawn & Kings lutou com outros grandes álbuns e se destacou.
Myles Kennedy após realizar mais um período de gravações e turnê com Slash, pretende se dedicar 100% ao Alter Bridge, assim como o guitarrista Mark Tremonti, que lançou em 2021, mais um disco solo, tocando e cantando.
Pawn & King possui uma identificação com “Fortress”, álbum de 2013, pela dinâmica que apresenta e o instrumental incrível! O Alter Bridge lança mais um álbum que deve concorrer a diversos prêmios, mas ainda precisa alcançar mais pessoas, por ter sido lançado na parte final de 2022. O álbum é de uma qualidade impecável.
04º Bad Wolves
Dear Monsters
Lançado em 29 de outubro, “Dear Monsters” nasceu como um desafio para o Bad Wolves, sendo o primeiro álbum após mudança de vocalista. A banda estava decolando a cada single e com o segundo trabalho de estúdio alcançou as paradas e um número de fãs. O álbum ocupa esta posição pela qualidade que manteve, mesmo com uma troca tão significativa.
Sobre “Dear Monsters” não há nenhum ponto a se reclamar sobre qualidade instrumental, o nível só melhora a cada trabalho e chega a seu ponto máximo. O novo vocal Daniel Laskiewicz, se entrega ao ponto de você sentir apenas com sua voz, a vontade de manter a qualidade e continuidade do trabalho.
Confira a análise completa do disco clicando aqui.
Top 03
03º Halestorm
Back From The Dead
Outra banda que se recuperou após o último trabalho foi o Halestorm, que lançou um de seus melhores discos, “Back From The Dead”. Impactante, lúcido, envolvente e intenso, o puro suco do rock. Comandado mais uma vez pela voz e a guitarra de Lzzy Hale, que melhor que ela, só Joan Jett e mais ninguém. O álbum é um ponto importante na história da banda!
Não há como falar de rock em 2022 e não ter “Back From The Dead” como uma referência sonora! O lançamento aconteceu em 06 de maio.
02º Five Finger Death Punch
Afterlife
O Five Finger Death Punch lançou seu 9º álbum de estúdio, foi um desafio manter o alto padrão de “F8” e outro desafio marcou o disco, a troca de guitarrista solo, e que também era compositor e responsável pela criação sonora da banda e direção dos discos. Saiu Jason Hook e entrou Andy James.
Afterlife traz uma versão pouco explorada do Five Finger Death Punch, a mistura com outros estilos sonoros, uma banda com tantos anos de estrada, arrisca a mistura alternativa com uma consolidada banda do Heavy metal, é delicado. O disco é a beleza suprema em forma de som, pesado e inovador, faz acontecer e ocupa a 2ª posição por apenas detalhes. O lançamento foi feito em 19 de agosto.
Clique aqui e veja o review de Afterlife.
01º Scorpions
Rock Believer
Se panela velha é que faz comida boa, a panela do Scorpions é vintage e fez um recheio dos deuses e lançou o disco perfeito. Nenhuma banda de rock em 2022 conseguiu o que nenhuma banda mais nova fez, lançar um trabalho tão completo, que qualquer rockeiro do mundo é incapaz de falar mal deste trabalho.
Rock Believer é a prova que as bandas clássicas podem lançar trabalhos magníficos, o álbum é diferente de qualquer outro trabalho da banda e de todos os grupos com mais de 30 anos de estrada. Um projeto que já vinha sendo planejado, possui tanto cuidado, carinho e amor pelo que faz, que torna “Rock Believer” um dos melhores discos dos últimos 10 anos!