No cenário vibrante da música, o NEXP Podcast está celebrando o final de 2023 com um mergulho profundo nos ritmos que ecoaram durante todo o ano. O episódio especial de Retrospectiva Musical é uma jornada sonora que destaca os destaques mais cativantes e as histórias por trás das canções que definiram o ano.
Os jornalistas especializados Jefferson Vicente e Klaus Simões se reuniram para compartilhar seus apontamentos, opiniões e análises da música em 2023.
Para escutar este e todos os nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer | Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify. Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.
Com a Retrospectiva Musical de 2023, o NEXP Podcast não apenas reafirma seu compromisso com a diversidade musical, mas também proporciona uma oportunidade envolvente para os amantes da música se reconectarem com os momentos que definiram o ano. Sintonize-se e deixe-se levar por essa viagem sonora única oferecida pelo NEXP Podcast.
Retrospectiva musical
A Retrospectiva musical do NEXP Podcast já é tradição desde que o primeiro episódio foi lançado. E este ano foram abordados fatos diferentes dos outros anos como: inteligência artificial, cinema e shows musicais e eventos comercialmente explorados.
Melhores e piores do ano: Jefferson Vicente
Jefferson Vicente analisou e definiu seus discos favoritos de 20, em primeiro lugar Queens of the Stone Age com In Times New Roman, seguido por Rolling Stones com Hackney Diamonds e Depeche Mode com Memento Mori. Durante o episódio, o jornalista listou destaques importantes do ano de 2023, como Noel Gallagher com Council Skies, Foo Fighters com But Here We Are e muitos outros.
A música nacional também teve seus selecionados, Lô Borges – Não me espere na estação , Jota Quest – De Volta ao Futuro , Xande de Pilares – Xande canta Caetano e Ed Motta – Behind the Tea Chronicles levam os títulos de melhores álbuns nacionais.
Já na parte dos piores lançamentos, nenhum disco inédito levou o posto de pior, o U2 com Songs of Surrender e Roger Waters com mais uma versão de The Dark Side of the Moon (Redux) não agradaram.
Melhores e piores do ano: Klaus Simões
Polemizando com os headbangers, o melhor álbum do ano para o jornalista foi do Maneskin com RUSH! (deluxe), que ainda ressaltou ser um dos melhores álbuns dos anos 2000 do Rock. O Metallica com 72 Seasons é o segundo melhor álbum, e em terceiro ficou o Atreyu com The Moment You Find Your Flame. Klaus ainda separou outros álbuns que disputaram acirradamente o posto com os selecionados, é possível ouvir os destaques no episódio de retrospectiva.
No universo nacional, dois álbuns foram acima da média e conquistaram o analista: Tagua Tagua com Tanto e a nova sensação do rock alternativo Mayra levou com A cura.
Já na parte dos piores álbuns de 2023, Jão com Super, leva o pior álbum, inclusive o disco recebeu duras críticas em uma análise publicada aqui no NEXP, confira ela clicando aqui. Uma decepção foi o Angra com Cycles Of Pain e Greta Van Fleet com Starcatcher.
Lista de episódios do Sinfonexp em 2023
O Sinfonexp contou com entrevistas e especiais exclusivos em 2023. Episódios que podem ser consumidos em 2024, 2025 e quanto tempo durar a internet. Aqui estão os lançamentos desta temporada, a quarta do NEXP Podcast.
- Banda dos Sonhos
- Kosmik Band
- João Suplicy
- Discos de Vinil
- Vicro
- André Abujamra
- Raquel Lara Rezende e Tiago Guimarães
- Gui Gianetto
- Androyde sem Par
- Tagua Tagua
- Bruno Del Rey
- NPKN
- Titãs Encontro
- Iara Ferreira
- João Mar
- Kiko Prata
- The Town
- Àrama
- Aloysio Letra
- Bel Medula
Todos os episódios do Sinfonexp podem ser ouvidos aqui e aproveite para conferir outros programas do NEXP Podcast.
Retrospectiva: Uma oportunidade musical
A retrospectiva musical do Sinfonexp é uma oportunidade de conhecer o que a grande mídia não busca entender ou não divulga. É uma chance do consumidor alternativo e independente compreender a visão musical além do senso comum e o que a imprensa muitas vezes com medo de desagradar fãs enlouquecidos por seus artistas que bombam no instagram, não oferta para o público.
As opiniões expressadas durante análises musicais e episódios do NEXP Podcast não refletem a posição da marca NEXP. O projeto de jornalismo independente visa dar voz e espaço para comunicadores expressarem suas opiniões e análises, sendo apenas um mediador entre produtor de conteúdo e receptor que é o público.
NEXP
O NEXP é um site de entretenimento, cultura pop, geek e nerd, com foco também em música, literatura e as áreas independentes do jornalismo. Conta com um podcast com os mais variados convidados, para escutar nossos episódios, escolha seu agregador favorito de podcast e acompanhe com exclusividade. iTunes/Apple | Amazon Music | Google Podcasts | Deezer | Amazon Music e Breaker, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e no Spotify. Confira mais episódios em nossa página sobre o Podcast.