Há muitos anos atrás um sonho se iniciou, abrir espaços para uma parcela da população brasileira que não se sentia bem ao ler notícias tradicionais ou estava excluída da internet popular, se nichando em um grupo conhecido como geeks.
Anos depois, após muitos investimentos de pessoas que trabalhavam mais de 10 horas diárias e ainda sim utilizavam todo o seu tempo livre para dedicar-se ao site NEXP, o significado era: Next Experience (Próxima Experiência). Jornalistas, comunicadores, nerds, geeks, sonhadores e pessoas, acima de tudo pessoas estiveram envolvidas em seu desenvolvimento.
Criamos um podcast que foi interrompido durante a pandemia, uma das maiores e mais complicadas situações que a Terra passou. Hoje, ele possui mais de 3 milhões de plays.
Ganhamos muitos fãs, apreciadores, seguidores, espectadores, ouvintes e leitores, mas não ganhamos nenhum dinheiro por isso, mas o esforço foi suficiente.
Em duas publicações, em meio a milhares, recebemos duas imagens de assessorias de imprensa junto às respectivas matérias em formato de release, avaliamos a pauta e veiculamos. Porém 3 anos após, em uma, 1 ano após a outra, fomos notificados de um possível uso indevido.
Reiteramos a nossa idoneidade, profissionalismo e compromisso com cumprimento de leis, em nenhum momento agimos com má fé, nossos colaboradores entendem as leis e respeitam elas. Pedimos desculpas por quaisquer veiculações que nos foram passadas de forma ilegal, mas não entendemos isso como nós sendo os violadores de leis, fomos prejudicados tanto quanto a empresa que está nos notificando.
Desde então, nossos colaboradores estão sem vontade de publicar, produzir, editar, cobrir eventos, gravar podcasts e estão comprometidos em resoluções.
Foi nos solicitado extrajudicialmente para removermos o conteúdo e isso seria o acordo, mas agora há uma compensação financeira sendo requerida.
Em breve, o sonho do NEXP pode ser interrompido. Contamos com a comunidade e o apoio de quem acredita no jornalismo independente, em breve, faremos uma vakinha para manter o site ativo, pois seus responsáveis encontram-se sem condições de arcar com custos.
Obrigado pelos anos de parceria.
NEXP