A Razer, marca líder mundial em estilo de vida para gamers, acaba de anunciar que o kit de desenvolvimento de softwares (SDK) da Interhaptics estará disponível gratuitamente para estúdios e desenvolvedores de jogos, permitindo, assim, a criação de novas experiências táteis e imersivas para jogos em mais de 3 bilhões de dispositivos. Cinco meses após sua aquisição pela Razer, a Interhaptics reaparece com novos recursos empolgantes, uma ferramenta de criação háptica aprimorada e quatro plataformas para jogos habilitadas à tecnologia.
A Interhaptics lançou o Haptic Composer há dois anos, e agora esta ferramenta de design háptico está sendo relançada não apenas com seus recursos exclusivos (como as três diferentes percepções táteis: vibração, texturas e rigidez), mas com uma interface de usuário totalmente renovada, uma biblioteca de efeitos hápticos prontos e suporte à tecnologia áudio-to-haptics. Assim, os desenvolvedores poderão extrair efeitos hápticos de um áudio e personalizá-los diretamente com a ferramenta de design tátil Haptic Composer.
Leia também: O melhor lugar para comprar periféricos foi a Brasil Game Show?
Estúdios de jogos e desenvolvedores terão acesso antecipado ao Haptic Composer, bem como ao SDK para que possam projetar, testar e jogar de maneira tátil com o controle sem fio DualSense™, de PlayStation®5* (com feedback háptico e gatilhos adaptáveis). Eles também terão acesso aos controles do Meta Quest, iOS e smartphones Android para testes no motor gráfico Unity. Isso permitirá que os estúdios criem uma experiência háptica inesquecível para jogadores em diversas plataformas – tudo o que os desenvolvedores devem fazer é importar o áudio e ajustá-lo.
“Boas sensações táteis em jogos aumentam a imersão dos jogadores na partida, o engajamento e o tempo de gameplay “, diz Eric Vezzoli, CEO da Interhaptics. “Atualmente, cada OEM [Original Equipment Manufacturer, ou fabricante original de equipamento] tem seu próprio método exclusivo ou proprietário para criar uma experiência háptica diferente em cada dispositivo, não sendo facilmente adaptável para outras plataformas e, portanto, de difícil implementação“, segue Vezzoli. “Resolvemos esse problema e, junto com a Razer, garantimos que o Haptic Composer e o SDK sejam gratuitos para uso de estúdios e desenvolvedores de jogos. Estamos empolgados para ver como a indústria de desenvolvimento de jogos continuará a ultrapassar os limites em experiências gaming junto com a Interhaptics.”
No início deste ano, a Razer adquiriu 100% das ações da Go Touch VR SAS, também conhecida como Interhaptics, principal plataforma de desenvolvimento háptico para estúdios de jogos. Fundada em 2017, a Interhaptics tem como missão fornecer soluções hápticas consistentes, realistas e imersivas para desenvolvedores de PC, consoles, dispositivos móveis e XR (extended reality, ou realidade aumentada). A solução fornece aos estúdios as ferramentas essenciais para garantir qualidade, rápido desenvolvimento e implementação multiplataforma.
A Razer está sempre na vanguarda da tecnologia, criando produtos inovadores para oferecer aos jogadores as experiências mais envolventes possíveis em jogos.
No lançamento do headset Razer Nari Ultimate, em 2018, a marca apresentou ao mundo sua tecnologia própria HyperSense, que demonstrava como a sensação tátil de alta fidelidade poderia proporcionar uma experiência imersiva mais profunda em jogos, músicas e muito mais. Recentemente, os usuários também puderam sentir esse diferencial nos headsets Razer Kraken V3 HyperSense e Razer Kraken V3 Pro HyperSense.
Ao lado da Interhaptics, a Razer seguirá expandindo a tecnologia HyperSense para mais produtos e construindo um ecossistema háptico em parceria com estúdios de jogos para diferentes plataformas.
O kit de desenvolvimento de software da Interhaptics pode ser obtido gratuitamente aqui. Para mais informações sobre como a Razer permite que o jogador #VençaDoSeuJeito, clique aqui