Com a ajuda financeira da ABC (emissora de televisão americana), a Disneylândia começou a ser construída, em 16 de julho de 1954, e teve a sua inauguração em 17 de julho de 1955, entretanto, houve tantos problemas na estreia do parque, que esse dia ficou conhecido como “Black Sunday”(Domingo Negro).
Para a inauguração, o Walt Disney convidou a imprensa, a família dos trabalhadores e construtores do parque, além de convidar várias celebridades da época, entre elas, Frank Sinatra. Mais de 15 mil ingressos foram vendidos, porém, muitos foram falsificados e distribuídos, fazendo com que o parque recebesse mais de 30 mil convidados, o que causou uma super lotação. Entretanto, também teve outro fator, foram vendidos dois tipos diferentes de entradas, um para o período da manhã e outro para tarde, com horários específicos para a entrada e saída do parque, porém a maioria das pessoas destinadas a ir de manhã não apareceram, e na hora determinada para eles se retirarem, ninguém foi embora, aumentando o problema.
A própria cidade de Anaheim, na Califórnia, onde se localiza a Disneylândia, não estava preparada para a multidão que apareceu. Havia tanta gente, que acabou causando um congestionamento de 11 quilômetros. Algumas pessoas passaram tanto tempo no carro, que chegaram a urinar no estacionamento.
Por ter o dobro de convidados, a equipe do parque não deu conta. Em poucas horas, acabou a comida dos restaurantes e de barracas espalhadas pelo parque. Durante esse período, estava acontecendo uma greve dos encanadores, fazendo com que a equipe tivesse que escolher se a água seria destinada aos banheiros ou aos bebedouros (optaram pelo banheiro), o que acabou afetando a água em certas atrações, como o Mark Twain Riverboat, que chegou a afundar por não ter água suficiente para o número de pessoas que estavam dentro.
O clima foi outro contratempo. Em julho, nos Estados Unidos, é verão, e no dia da inauguração estava um calor de 42 graus. Devido à temperatura, o asfalto colocado no dia anterior, começou a derreter, fazendo com que os saltos dos sapatos das mulheres ficassem presos no chão (lembrando que na década de 50 era comum as mulheres usarem saltos o tempo todo).
Portanto, o pior problema enfrentado pelos funcionários foi os técnicos. Em consequência do parque não estar completamente finalizado, várias atrações pararam de funcionar ou tiveram que ser fechadas por apresentarem um risco à segurança. Além de obras ainda estarem ocorrendo na Disney, o que gerou um vazamento de gás, iniciando um pequeno incêndio no castelo da Bela Adormecida.
O Walt Disney não estava presente no dia da inauguração, então ele só soube dos problemas no dia seguinte. Para o parque não ficar com uma reputação ruim, ele chamou pessoas mais influentes, fechou as atrações quebradas e reorganizou a Disneylândia, para que não desse mais problema, e as pessoas pudessem aproveitar a Disney do jeito que ela foi feita para ser. E mesmo com esse pesadelo, o parque se tornou o sonho que conhecemos hoje em dia.
Nos dias em diante o Walt, passou a estar presente no parque e com a ajuda dos trabalhadores e da imprensa, tudo foi consertado e divulgado, e depois de 7 semanas a Disney começou a receber mais visitantes e reconhecimento.